FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvidas sobre raiz x vazo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 10:07 am    Assunto: Duvidas sobre raiz x vazo Responder com citação

Amigos gostaria de um exclarecimento, sobre uma coisa muito importante,
se o vaso for raso a raiz vai se espalhar em comprimento e não em profundidade no que reflete na planta(bonsai) este fator ?
e se o vaso for fundo e mais estreito a raiz ira se aprofundar cada vez mais e que efeito da na planta (bonsai) este procedimento ?
gostaria de saber dos amigos ,pois vi comentarios que estes procedimentos de vaso e raiz tem fatores que podemos usar a favor de melhorar uma planta.(bonsai )
agradeço muito estes exclarecimentos
abs

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)

Editado pela última vez por marcelo bh em Ter Out 25, 2011 9:17 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andretanure

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 11:18 am    Assunto: Responder com citação

Amigo, sem querer ser chato, mas acho que essa pergunta está no Fórum errado.

Este, tem o intuito de expor a sua planta e pedir opiniões dos demais, daí o nome "Minha planta e a sua opinião".

Como neste fórum tem muita postagem, alguns tópicos nunca são respondidos por ficarem embaixo da lista muito rápido, fazendo com que amigos não tenham suas dúvidas (quanto ao estilo ou ao modo de condução da planta solucionadas), ou ainda nem chegem a receber sugestões.

Eu, por exemplo, tenho um post há mais de 20 dias só perguntando se galho de sacrifício no ápice da serissa chinesa é uma boa técnica de engorda, ou se nao é viável por deixar sem conicidade, e até hoje não tive resposta.

Desculpe o desabafo amigo, mas acho que deveríamos tentar utilizar os fórums adequados para organizarmos melhor o Fórum do Mário Leal, o maior do Brasil.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 12:04 pm    Assunto: Responder com citação

Deveria ser postado em "sou principiante"

Mas respondendo à pergunta, a planta vai se desenvolver melhor qunto maior o lugar, isso significa que se o vaso é maior ou mais profundo, ela vai se desenvolver melhor. Chão é melhor que vaso gigante, que é melhor que mamadeira que é melhor que vaso pequeno que é melhor que vaso definitivo de bonsai.
Por isso só devemos colocar o vaso de bonsai quando a árvore estiver realmente pronta. Se estiver faltando a formação de algum processo (engrossamento de tronco, parte aérea, nebari), no vaso de bonsai retardamos bastante qualquer processo.
Observe que os iniciantes se precipitam a querer colocar suas plantas logo num vaso de bonsai. Para quem inicia geralmente não tem uma planta pronta, então deve ficar consciente de que isso atrasará a formação e um futuro bonsai. Eu já fiz isso e após 1 ano de uma planta que coloquei em vaso de bonsai percebi que foi um ano perdido.
Retornando à sua pergunta, devemos atentar também que no vaso de bonsai, deixamos a formação do nebari conforme gosto e estilo, mas as raízes que ficam dentro do vaso e não aparecem no nebari devem ser somente ou principalmente aquelas finas (formando uma "cabeleira"). Devemos evitar as muito grossas que não são efetivas na absorção de nutrientes, ocupam espaço e só servem para a sustentação da planta (o que não precisamos, pois a sustentação é feita pelas raízes finas e pela amarração com arame da planta no fundo do vaso).
Espero ter ajudado nas suas dúvidas, abraço
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 1:05 pm    Assunto: raizes Responder com citação

Andretanure,com certeza deveria expor esta duvida em outro lugar,foi inclusive uma falha minha,é que tenho muitas postagens aqui e nao percebi este erro. e com certeza organização é tudo. mas terei mais atenção apartir de agora. Se alguém quiser passar esta postagem para outro lugar esteja avontade.

acho também que eu não soube me expressar muito bem quanto a minha duvida .
Em fim foi um desastre total rss mas deixa pra la. não consegui exclarecer o que eu precisava exclarecer, por nao saber explicar direito o
problema.

Nikkei 100 agradeço muitissimo mais uma vez pela sua paciencia,e atenção,que tem tido comigo.

Agora também, nao vai fazer mais diferença,pois hoje fiz doação de todo meu lixo de plantas,foi com vasos e tudo rss foi aquela limpa total ,e so serviam para jardim de fundo de quintal ,e que nao tinham futuro para bonsai ,e só ia me ocupar espaço,dinheiro e tempo, outro desastre rss
Desisti de ficar plantando galinho disso galinho da quilo,agora vou trabalhar só com material que eu julgue que tenha potencial.pelo menos disso ja tenho uma noção.
desculpe o desabafo tb

Nikkei, partindo do seu principio, acho que vou reformular a minha pergunta
sei que as raizes capilares são as que estão no vaso do bonsai,pois estas é que alimentam a planta e são as mais importantes também ,e que as de maior calibre como a pivotante e outras não são importantes neste caso.

Se as raizes capilares estiverem em um vaso
razinho e mais comprido ela ira se espalhar na horizontal ,isto interfere na parte aerea da planta podendo desestiliza-la

o mesmo acontecendo num vaso de bonsai mais fundo e mais curto,
as raizes capilares tendem a crescerem mais profundo do que pros lados
neste caso também pode desestiliza-lai?

onde é melhor pra planta eu sabia Nik,andei fazendo muita literatura sobre mamadeiras,escorredores, plantas no chão ,engrossamento de troncos etc
acho que pequei foi nessa hora ai.
e também eu não iria utilizar agora um vaso de bonsai,pois tenho muita coisa pra frente ainda,eu iria precisar mesmo desse esclarecimento seria mais pro futuro mesmo.mas como eu tinha pensado neste impasse
agora , eu resolvi perguntar.Só tenho uma planta no vaso de bonsai um pé de figo.e que esta errado tb eu sei que ainda não deveria estar.

abs

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: