Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 4:33 pm Assunto: Alporquia Acer Palmatum |
|
|
Fiz uma alporquia no acer que estou deixando crescer.
Fiz no mes de agosto as raizes estão furando o saquinho não sei o que faço troco o saco e coloco mais musgo ou ja tiro e planto no escorredor ?
Se alguem poder ajudar |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 8:08 pm Assunto: |
|
|
ADN
Pelo que leio, o legal é esperar uns 3 meses. SE as raízes estão saindo, deve ser pq tinha algum buraco, ou a amarração afrouxou. Tente colocar ela de volta no saquinho... Colocar mais musgo é muito arriscado e se fosse eu não faria..
Não custa nada esperar um pouquinho e garantir uma boa muda.
Agora.. se alguém mais experiente tiver outra opinião, vai ser muito legal compartilhar conosco..
Abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 8:35 pm Assunto: |
|
|
Esta respondendo muito bem meu amigo parabéns! |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qua Out 26, 2011 8:44 am Assunto: |
|
|
Fala Mec blz, cara ainda ontem eu tirei o saquinho, as raizes estavam furando o saquinho , ai coloquei mais musgo e um novo saquinho em breve mostro os resultados,
Estava pensando em fazer outtra alporquia na mesma planta, mas nessa época sera que vinga ? |
|
|
 |
tgrespan
Registrado: 21/10/09 Idade: 43 Mensagens: 28 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Out 26, 2011 9:55 am Assunto: |
|
|
Legal que pegou. Meu primeiro alporque fracassou, agora fiz um novo com um vasinho. Vamos ver se dessa vez vai. Boa sorte. Abs |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 26, 2011 10:43 am Assunto: |
|
|
Cara é normal dar errado eu ja perdi um acer palmatum , fiz um alporque para dimuiir o tamanho e ficar com dois exemplares e acabei perdendo o acer, mas é assim que se aprender né . |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 26, 2011 2:52 pm Assunto: |
|
|
Olá ADN! esta alporquia já pode ir para o escorredor ou bacia, da uma olhada nessa de caliandra como estava quando passei para bacia de treinamento.....
 _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS"
Editado pela última vez por Becker em Qua Out 26, 2011 5:34 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 26, 2011 3:42 pm Assunto: |
|
|
E ai Becker Beleza, o cara muito legal a sua caliandra, eu estava pensando em tirar mesmo mas achei melhor esperar até dezembro para remove-la afinal um mes a mais não vai fazer muita diferença e vai aumentar as chances de um bom susseço não acha ?
Valeu até mais |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Out 26, 2011 3:58 pm Assunto: |
|
|
Do jeito que as raizes estão aí pode retirar em seguida. Eu não esperaria muito pois quanto mais espera mais o clima fica quente, o que é sempre um complicador.
Ao retirar o alporque e plantar, retire também boa parte das folhas, especialmente as maiores. Deixe a muda num local com meia sombra por uns 10 dias, retirando do local aos poucos. Não esqueça de amarrar bem a muda em uma estaca ou tutor qualquer pois estas raizes frágeis com o movimento de qualquer vento podem ser quebradas, mesmo depois de plantada.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 26, 2011 4:32 pm Assunto: |
|
|
Fala Elio beleza, cara agora vc me deixou em duvida, estava pensando em deixar enrraizar mais, mas pelo o que vc me disse a respeito do clima faz sentido ja esta esquentado, acho que vou esperar só até o proximo final desemana e vou retirar, o que sugere de substratato para o escorredor, estva pensando em só areia o que acha ? |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 26, 2011 5:33 pm Assunto: |
|
|
É isso ai ADN, siga os conselhos do nosso grande bonsaista e amigo Elio Luis Secchi que da certo........
Abraço......  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Out 26, 2011 6:39 pm Assunto: |
|
|
ADN, concordo com o meu amigo xará. Pode retirar. Substrato? 50% areia grossa ou pedrisco ou caco de telha e 50% matéria orgânica (turfa, ou condicionador de solo). Não use terra adubada que vendem nas floriculturas. Só comece adubar depois de 90 dias. Deixe a planta se acostumar a retirar, naturalmente, os nutrientes do substrato orgânico.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 27, 2011 8:06 am Assunto: |
|
|
Valeu pessal final de semana vou retirar, e plantar no escorredor , obrigado a todos pela ajuda logo posto os resultados, que é o mais interesante ! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 3:00 pm Assunto: |
|
|
Feito! obrigado xará por completar a informação. Valeu!
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|