Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rodnovo

Registrado: 12/08/11 Idade: 34 Mensagens: 66 Localização: Vitória-ES
|
Enviada: Qua Out 19, 2011 11:35 am Assunto: É normal folhas mais novas serem mais sensíveis? |
|
|
Minha pitangueira esta se recuperando de um stress hidrico seguido de um transplante de substrato..
a maioria de suas folhas sao novas( cerca de 2 semanas a 3) ou brotos..
e elas parecem estar sensiveis a mudança de tempo e tambem à exposição ao sol.. ficando uma parte do dia caidas e cabisbaixas(principalmente quando expostas ao sol), voltando a levantar depois com o decorrer do dia..
a questao de rega eu estou controlando bem, regando apenas com o solo seco e nao estou botando muita agua tb pois a umidade esta durando mais tempo visto que nao estou expondo muito a planta ao sol(principalmente sol forte)..
isso é normal? é só ir controlando q com a maturidade das folhas isso acaba ou teria algum outro procedimento?
agredecido desde já,
atenciosamente. |
|
|
 |
rodnovo

|
Enviada: Qua Out 19, 2011 1:31 pm Assunto: |
|
|
_________________ Rodrigo Novo
"Sabedoria e Paciência caminham juntos." |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qua Out 19, 2011 5:20 pm Assunto: |
|
|
Rodnovo
O fato dela murchar é resultante da transpiração excessiva, cuidado que você pode perder a brotação (e talvez a árvore). Recomendo você deixar ela pegar somente o sol da manhã, até no máximo 11:00h ~ 12:00h, ou colocar na sobra de alguma árvore ou sombrite. Só retorne ao sol direto depois que a brotação estiver bem avançada.
Não sei como e quando você fez o transplante, mas após isto é o período crítico para a planta, pois é podado boa parte das raízes que captam água do substrato (piorado se a planta não tiver reservas suficiente como no caso do stress hídrico).
Eu uso uma recomendação do Peter Adams sobre o transplante e tem funcionado muito bem, mesmo para as coníferas:
- 2 semanas na sombra (eu deixo dentro da estufa, onde não pega sol) e adio a segunda rega ao máximo
- 2 semanas em claridade/sol parcial (eu deixo dentro da estufa onde pega sol em parte do dia) e rego só quando o substrato estiver com a superfície seca
- Aí vai para a bancada final, sol o dia todo, rega normal.
- Adubação somente depois de duas a 3 semanas na bancada.
Abraços |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qua Out 19, 2011 9:28 pm Assunto: |
|
|
concordo com o amigo! ela esta pegando muito sol. |
|
|
 |
rodnovo

|
Enviada: Qui Out 27, 2011 6:42 pm Assunto: |
|
|
amigos me ajudem estou um pouco confuso:
a pitanga nao estava pegando muito sol, pelo contrario.. e mesmo assim retirei ela do sol, porem continua as folhas durante o dia ficarem mais caidas e murchas, levantando quando vai chegando a noite. e outra, as folhas jovens e brotos nao estao avermelhados como de costume das pitangueiras..
a rega nao esta excessiva, principalmente agora pq o bonsai nao estao pegando sol e o solo fica mais tempo umido.
sera que pode ser intolerancia ao calor depois do transplante algo do tipo? pq ela esta ficando embaixo de uma telha de ternite e tem feito calor ...
alguem teria alguma ideia do que possa ser ou algum conselho a fazer??
agradecido desde ja. _________________ Rodrigo Novo
|
|
 |
rodnovo

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 10:25 am Assunto: |
|
|
da um HELP ae galera!!
brigadao _________________ Rodrigo Novo
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 9:40 pm Assunto: |
|
|
Rodnovo, as folhas caidas se recuperam após uns 60 minutos da rega?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
rodnovo

|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 11:28 am Assunto: |
|
|
Elio,
não... normalmente quando rego, rego mais cedo no dia( tipo de manha ou intao começando a tarde..) .. e as folhas começam a cair depois... pensei q talvez pudesse ser muita agua, mas nao costumo regar todo dia e nem regar em alta quantidade.. e tambem as folhas caem mesmo quando nao rego...
=/... _________________ Rodrigo Novo
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 5:43 pm Assunto: |
|
|
Será que a água está chegando ao fundo do vaso (onde estão as raízes ciliares)? Está saído água pelos furos de drenagem?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
rodnovo

|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 7:00 pm Assunto: |
|
|
Elio,
ta sim.. depois do transplante a terra ta mais drenante, leve e descompacta.
tava reparando hj e parece q deu uma melhorada nessa "caida" das folhas.. to imaginando que é pq eu tirei do sol.
as vezes as folhas (que sao maioria brotos e jovens) estejam mais sensiveis por causa do transplante, ou algo do tipo. _________________ Rodrigo Novo
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 7:40 am Assunto: |
|
|
dependendo da quantidade de raízes que vc retirou vai acontecer isso mesmo dê mais um tempo pra recuperação da planta, eu tb tenho pitangueira e ela passou por isso, conforme crescem as raízes ela vai conseguir se manter melhor, mas dependendo do sol se for muito forte sempre acontece dos brotos mais novos ficarem "caidos" e assim que refresca ela vai se recuperando. _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
Fábio Antakly
Registrado: 11/05/07 Mensagens: 13 Localização: São João da Boa Vista-SP
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 3:28 pm Assunto: |
|
|
Olá.
Se eu entendí a sua frase, estava ou está faltando água. Não se rega moderadamente após uma poda de raizes, ainda mais debaixo de telha de amianto. O calor que tem feito na sombra é mais que suficiente para murchar sua pitangueira pós poda e pouco regada. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 8:45 am Assunto: bonsai |
|
|
Concordo com a opinião do Fábio. Além disso, a pitangueira é uma nativa muito suscetível à mudanças, principalmente um reenvase em que a estrutura radicular é alterada, seja com a poda de raízes visando redução de volume, seja com a mudança de substrato. Equivocamo-nos, muitas vezes, achando que por ser nativa é uma planta resistente a determinadas intervenções. Não é bem assim. Ela é extremamente delicada quanto à sua recuperação e é preciso estar sempre atento ao local onde é cultivada, preservando a planta da insolação direta imediatamente após um reenvase ou transplante, mantendo-a por até mais de um mês em local semi sombreado, com rega sempre ao final da tarde.
Por experiência própria e de amigos que cultivam pitangueira há mais tempo, como os bonsaistas Francisco Lustosa e Paulo Ventura, pude observar que a pitangueira responde melhor a intervenções em suas raízes durante o inverno e não na primavera. Nas demais estações, sempre podemos fazer intervenções na parte aerea, com desfolha total, aramação e podas radicais ou de manutenção. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rodnovo

|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 10:48 pm Assunto: |
|
|
bacana galera! brigadao pela ajuda.
deixei ela um tempo na sombra.. agora parou de murchar as folhas.. estou deixando o solo sempre umido e estou botando ela gradualmente de volta ao sol... to usando uma tela que tapa 50% do sol, assim deixo ela com essa tela de manha e depois mas a tarde.. parece estar se recuperando ao transplante.. mesmo q eu n tenha podado as raizes achei que ela sentiu e ficou realmente mais sensivel..
mas eh isso ai, vivendo e aprendendo com as árvores!! _________________ Rodrigo Novo
|
|
 |
|