FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com acer tridente
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2011 3:15 pm    Assunto: Ajuda com acer tridente Responder com citação

Amigos,

Preciso da ajuda dos colegas para recuperar meu Acer.

Tenho um Acer Tridente bem jovem e no inicio de Setembro fiz o transplante para o escorredor. Apesar de tomar todos os cuidados para não ferir a planta, nem poda de raiz eu fiz, ele murchou e algumas folhas secaram.

Deixei ele em sombra por quase 15 dias e há uma semana retornei com ele ao sol, contudo, não percebo qualquer melhora.

Há mais alguma coisa que posso fazer?

E outra, mantenho no sol ou volto com ele pra sombra?

Não tenho fotos dele atualizado, mas podem conferir no www.bonsaijuizdefora.blogspot.com

Abs
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2011 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno, coloque ele na sombra (mas perto da claridade) e pulverize, com água, as folhas todos dias. Eu tenho um acer formosanum que está sofrendo com o calor. Atualmente ele está dentro de casa ao lodo do sofá e mesmo assim as folhas estão ficando meio murchas por causa do calor.

Eu olhei as fotos das suas plantas no seu blog e o buxinho que chamou a atenção, é uma planta com um belo desenho de tronco, mas não se deve desfolhar o buxinho, porque, na maioria das vezes, ele morre se isso for feito. Ele já rebrotou??? Espero que ele sobreviva.

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 12:25 am    Assunto: Responder com citação

Caro Marco,

Vou recolher novamente a planta conforme tua orientação, contudo, tenho outra dúvida: tenho regado com Vitamina B1 tres vezes por semana e adubando com foliar 2 vezes por semana, acha que também cancelo este esquema?

Quanto ao buxinho, ele não se recuperou e é minha primeira perda.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 1:01 am    Assunto: Responder com citação

Bruno, a vitamina b1 servindo como hormônio enraizante tudo bem, mas adubo não é recomendável colocar em uma planta que está debilitada, a menos que a debilidade seja por falta de adubo.

Apenas coloque ele em um local fresco e perto de alguma janela com bastante claridade, mas sem sol direto. Vá pulverizando uma ou duas vezes por dia e quando a terra estiver quase seca pode regar de novo, coloque água até sair pelo fundo do vaso. Se você sentir que ele está piorando, com as folhas ficando ainda mais secas, coloque o vaso dentro de uma bacia com água, sem que a borda do vaso fique submersa, e deixe por umas 2 horas.

Eu acredito que o principal problema deva ser mesmo o excesso de adubo foliar. Parando com essa adubação ele já deve começar a se recuperar.

Quando ele começar a se recuperar irá surgir vários brotos novos, quando esses brotos virarem folhas comece a retirar as folhas que estiverem secas e mais queimadas aos poucos.

Esse acer é o mais resistente ao calor, mas nunca deixe ele pegar o sol do meio-dia. Depois de recuperado escolha um bom local para ele e volte a adubar, com torta de mamona e farinha de osso de preferência, e em baixa quantidade (menos da metade do recomendado na embalagem do produto), depois você vai aumentando aos poucos até aprender qual é a quantidade que ele suporta. Adube de 15 em 15 dias, no máximo, no período de crescimento, mais que isso você terá o efeito contrário do desejado, que é o que está acontecendo agora, eu acho.
Eu também perdi um buxinho quando comecei, exatamente como você! É sempre bom postar antes de mexer nas plantas para saber o que pode ou não fazer com cada espécie.
Lembre-se também de mexer apenas o necessário nas plantas, muita manipulação pode ser prejudicial. O importante quando começamos é “observar em excesso” para saber o que as nossas ações geram como resultados em cada planta, é o melhor jeito de aprender.
Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 23, 2012 11:13 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Marco.
Afastei-a do seu muito quente e há um mes ela melhorou.
Está começando uma tímida brotação e agora que procurar saber como estimular as brotações.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: