FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku 8 anos
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2011 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

Aaa sim, eu ja tinha visto, muito linda!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 8:20 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Thomas, a exemplo do que trabalhou o nobre colega Marau, acredito que sua planta possa ficar ainda melhor se voce "estilizar" corretamente, buscando uma limpeza completa via pinçar as acículas, deixando a estrutura aerea mais leve e menos densa. A quantidade de folhagem nessa espécie depõe contra o cultivador, vez que ao invés de ficar "linda", dificulta o acesso de luz e calor solar, reduzindo a circulação de ar entre os galhos finos, atrasando o desenvolvimento da planta como um todo.

Sua planta carece dos cuidados básicos citados acima, e uma correta transposição quanto à formação da estrutura aerea, que pode ser obtida com uma boa aramação, depois que efetuar a pinçagem e o corte dos galhos excedentes, mantendo na planta apenas o minimo necessário de galhos com que formar um bonsai de qualidade técnica mais interessante, além de bonito tambem.

Adquirir uma planta dessa e deixa-la como está, sem "por a mão à massa" para executar nela os trabalhos necessários à sua melhoria, é o mesmo que "colecionar" bonsai: não nos tornamos bonsaistas, dessa maneira, mas apenas colecionadores de plantas envasadas. É preciso trabalhar a planta para que ela se torne melhor do que aparentemente está. Como escrevi no link postado pelo nobre colega Marau, a respeito do excelente trabalho que ele realizou na planta, a sua tambem carece de uma "mostra" de madeira morta, obtida via exploração do tronco na forma de shari ou em galhos mortos e sem casca, chamados jin. Veja um exemplar em que a madeira do junipero é devidamente explorada, como forma de agregar não somente beleza ao trabalho final, mas tambem aumentar a impressão de "mais idade" para a planta:

O que torna o bonsai de shimpaku atrativo não é a densidade de suas acículas, nem uma quantidade excessiva e dispensável de galhos e ramas, mas sim o minimo de galhos usados em sua estilização e a apresentação de sua madeira morta:

Repare na imagem abaixo. Ela apresenta uma verdadeira obra de arte viva, um lindo shimpaku que foi devidamente trabalhado, expondo sua madeira em shari e jin, além de ter recebido uma boa pinçada nas acículas, deixando a estrutura aerea leve e bem apresentavel como deve ser:

O shimpaku existe na natureza dessa forma, com sua madeira sendo exposta pela ação do tempo e do clima:

[img]http://www.clubb.com.tw/forum/attachment.php?attachmentid=18198&stc=1&d=1256288722[/img]

Ao trazer essa idéia para o bonsai, o cultivador nada mais está fazendo que ajustar seu trabalho ao trabalho que visualizamos na natureza, agregando naturalidade a ele, além de aumentar sua beleza artistica e seu valor potencial:

Outros lindos trabalhos, que poderão servir de modelo inclusive, podem ser visualizados no link abaixo:

http://pamalebe.exblog.jp/11570492/

Na pagina acima, clique na data constante na lateral direita, para abrir outras lindas imagens, mostrando bonsai e mais alguma coisa. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 9:08 am    Assunto: Responder com citação

Agradeço pelas dicas, aprecio esses outros trabalhos, mas pra mim bonsai nao existe um modo correto de se fazer, cada trabalho tem o toque do bonsaista e cada planta é unica. Pra mim esta planta esta 100% perfeita, só mecherei nela ser for pra dar mais vida porem sem mecher em sua forma.

Abrs Very Happy
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 9:22 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Gosto e´igual pescoço: cada um tem o seu. Certamente, não há nenhum impeditivo em manter a planta como está, se assim o quer voce, que é o proprietário e "colecionador". Minha sugestão é que, para o futuro, quando postar plantas da sua coleção, o faça na pagina adequada do forum: "Centro de Exposição Para o Forista", para que os colegas apenas apreciem suas peças de coleção e se abstenham de sugerirem alterações nelas.

Ao postar nessa página, depreende-se que voce busca soluções melhores para que suas plantas de coleção adquiram a qualidade técnica de que necessitam para serem, de fato, consideradas como bonsai por todos os bonsaistas e cultivadores que participam no forum, e não apenas os colecionadores como voce. Então, explica-se o motivo de todos opinarem sobre como proceder corretamente para atingir as melhorias necessárias. Mas se sua intenção é apenas mostrar o que julga ser o supra sumo da beleza, então a melhor página é a que citei acima.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 11:53 am    Assunto: Responder com citação

Caro Thomas, concordo com o amigo Nicky!
Vc tem colocado plantas no fórum "Minha árvore e sua opinião", porém informando que não pretende mudar. Até aí tudo bem! Mas, ao colocar nesse fórum, o próprio título já diz para os que visitarem teu tópico para postarem opiniões. Como vc não pretende mudar, as opiniões tornam-se infrutíferas e uma perda de tempo para quem opina.
Como o Nicky disse, vc quer mostrar tuas plantas, e quem não quer, né?! Poste no fórum onde o pessoal apenas aprecia e faz comentários sem sugerir mudanças.

Captou, amigo!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 11:56 am    Assunto: Responder com citação

É que tenho que solucionar o problema da brotaçao, desde que comprei ela nao brota direito, e nesta pagina encontrei a solução, que é a pinçagem.
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

E a propósito, todas minhas plantas que postei aqui necessito de ajuda, nesta é a coloração que parece ser uma praga, esta assim desde que comprei, no acer eu aceito sugestoes, porem nao vou fazer todas que me derem, eu filtro as que esta dentro do meu gosto e descarto aquelas que nao são do meu agrado, do ulmus nao só aceitei como eu fiz o que foi proposto, assim como no juniperus procumbens...
marau

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Thomas, a coloração do seu shimpaku agredito que tenha 1 ou 2 motivos.

1 - possibilidade de acaros, conforme colocação do Elio;

2 - com certeza excesso de galhos e de acículas na copa dificultando aeração e insolação, pinçagem e poda resolverão seu problema conforme citado acima.

De resto é agua, sol e adubo.
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, eu passei um veneno para pragas e amanha darei uma limpada, o sol e a agua estao ok, ele ta brotando legal mas ta verde soh nas pontas, vou podar legal amanha, mas vou tomar bastante cuidado para manter a forma...
Abrs
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Adubo eu to usando um mensal, todo final de mes eu adubo, e amanha é dia...
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 11:14 am    Assunto: Responder com citação

Seguindo as orientações, fiz uma boa limpeza na copa, deixando os galhos mais leves.
Vejam como ficou...

Tirei tudo isso de agulhas na limpeza.

Assim como ficou...

Vista de cima, esta bem leve agora...

abrs Very Happy
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Thomas Eckert escreveu:
Seguindo as orientações, fiz uma boa limpeza na copa, deixando os galhos mais leves.
Vejam como ficou...

Tirei tudo isso de agulhas na limpeza.

Assim como ficou...

Vista de cima, esta bem leve agora...

abrs Very Happy

Para quem falou que estava 100% perfeita até que deu uma mudada.
Eu assim como o amigo Nick e o amigo Elio, com certeza faria algumas
mudanças a mais que com certeza dariam beleza ao seu exemplar, mas
como disse que não vai mexer e a planta não é minha só posso dizer
que melhorou. Boa sorte na recuperação dele.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

Eu só limpei por que suas agulhas estavam ficando marrom por falta de luz no interior, pretendo retornar a forma porem com mais vida... eu entendo o que voces disem, mas sei lá, quando vi na loja achei perfeita, eu admiro o estilo com tronco exposto mas acredito que irei me arrepender em perder essa forma...rsrs

Depois compro uma muda e faço isso, eu paguei caro pela forma, não pela grossura do caule pois é muito fino, com o que eu paguei nela eu podia ter comprado 2 mudas de shimpaku com o tronco muito mais grosso e teria 2 bonsais fantásticos, mas o conjunto do vaso com esse estilo me encantou na hora e nao me arrependo de ter comprado...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza, Thomas!
Agora sim ficou com mais cara de "árvore". É isso a que nós estávamos nos referindo. Se deixar encher novamente, criando aqueles pom-pom, ficará parecendo muda novamente.
A visão do tronco e os ramos aparecendo deu uma aparência de árvore mais velha.
A silhueta do tronco está muito boa, não precisaria mudar mesmo.

Já melhorou 70%! Para melhorar 100% bastaria fazer a aramação fina, ajeitando os patamares dos ramos.

Mas aí já é exigir demais, né!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 11:36 pm    Assunto: Responder com citação

Posso dar uma estudada nisso sabado, vamos ver...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: