|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 10:28 am Assunto: |
|
|
Elio,
a pinçagem ajuda a traser a brotação mais pra dentro do galho?? pois tem muito galhos que shimpaku que nao tem brotação interna ,sao so nas pontas ... a pinçagem ajuda ou exite outra tecnica pra conseguir brotações em shimpaku??
abraço.. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 5:12 pm Assunto: |
|
|
Marcos Vinicios Resende escreveu: | Saudações a todos os amigos, na arte. Falando de dar a mão e querer o pé, vou aproveita da boa vontade do nosso amigo elio. meu caro eu tbm tenho um shimpaku, ganhei ele e achei que eles num foi nada legal com ele,
e queria pedir uma aula de como fazer um jiin? tem uns que vi aki ele depois de pronto a madeira morta fika Brankinha.
4. Faço a aramação primária: Tronco e galhos primários (Não aramo galhos secundários)
5. Não retiro folha (acicula) nenhuma, pois preciso que a planta se desenvolva ao máximo
Descupe mais não entede esses 2 passos.
gostaria de pedir tbm ajuda com o nebari.
vejá todos vcs e me ajudem.
Minha arvore e sua opinião- Ajuda com Shimpaku 15 anos. |
Marcos, detalhando os ítens 4 e 5:
A primeira aramação que faço numa planta, executo somente no tronco a galhos primários, isso porque ainda não sei quais galhos secundários permanecerão ou serão tirados.
Ainda, como TODOS os galhos secundários permanecerão, não tem sentido fazer a pinçagem refinada nas pontas pois justamente, mantendo toda a folhagem a planta se desenvolverá mais rápidamente.
Num segundo momento (+ou- 01 ano) o tronco e os galhos primários já estão definidos e lignificados na posição correta. Chega então o momento de selecionar os galhos secundários, terciários e fazer a pinçagem final.
Quanto ao nebari, a exigência de um nebari bonito nos juniperus é de menos importância, até porque raramente se consegue um bom nebari nessa espécie.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 5:16 pm Assunto: |
|
|
Gustavo Ribeiro escreveu: | Elio,
a pinçagem ajuda a traser a brotação mais pra dentro do galho?? pois tem muito galhos que shimpaku que nao tem brotação interna ,sao so nas pontas ... a pinçagem ajuda ou exite outra tecnica pra conseguir brotações em shimpaku??
abraço.. |
Gustavo, é isso mesmo. Coníferas de um modo geral têm dificuldades de brotarem internamente. A pinçagem do topo (somente em juníperus, retirando as pontas da acículas) induz uma melhor brotação interna.
No caso do shimpaku, apesar de induzir brotação interna, ela sempre acaba acontecendo na junção de galhos (forquilha) o que não é desejável.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Dom Out 30, 2011 8:59 pm Assunto: |
|
|
A sim elio Muito obrigado pela dica . ja fiz a primeira amarração que é no tronco e fiz um desenho do que vou fazer daki um ano. e mais uma pregunta vcpode me dizer , pois aki nessa epoca anoite de manha tá fazendo frio e atarde esquenta e chove quase todo dia só que num do conta de fika vigiando a chuva pois trabalho e estudo então rego quando vejo que é preciso de manha , só que ta chovendo quase todos os dias e uma arvore fika na chuva e ele tá na chuva e sol o dia todo tem problema?
e eu enrrole goma de bicicleta no troco essa goma num retem agua e apodrece o Tronco não?
Abraço e muito obrigado amigo . se puder acompanhe pfv.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=184084#184084 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 31, 2011 3:38 pm Assunto: |
|
|
Marcos, se as plantas têm um bom susbtrato, com muito boa drenagem, não tem problema se chover todos os dias, desde que haja sol também, que é como vc disse.
Quanto à goma (achoque é borracha que vc se refere) de pneu de bicicleta, não apodrece o tronco, não. Só coloque bem apertada.
|
|
 |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 11:35 am Assunto: |
|
|
hahahahahahahahaha . essa ai foi otima agora que to vendo , goma? hahhahah . é borracha sim .
bridado elio pelas dicas |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|