|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 3:15 pm Assunto: Transplante de Serrisa Chinesa |
|
|
Hoje fiz o transplante desta serissa , por 2 motivos:
1- Ja fazia algum tempo que ela estava neste vaso e ja quase nao havia mais substrato somente raizes
2- pois ja nao estava gostando mais do visual dela.
Vejam o resultado:
Antes
Depois
Gostaria de ouvir a opiniao dos amigos do forum sobre a mudança de vaso
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
marau
Registrado: 17/10/11 Mensagens: 21 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 3:22 pm Assunto: |
|
|
Olá joel
Na minha opinião ficou mais bonita e harmoniosa com esse novo vaso, o formato do novo vaso de adequa mais a copa da planta do que o antigo, eu gostei, parabens. |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

Registrado: 15/09/10 Idade: 49 Mensagens: 103 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 5:32 pm Assunto: |
|
|
Prezado Joel,
Seu bonsai está muito bem conduzido, parabéns...
Mas, como sempre, tudo que é bom pode ser melhorado e assim, na minha opinião, este magnífico exemplar ficaria mais belo ainda com algumas pequenas intervenções. Retiraria este galho mais fino a esquerda, que está reto para cima atrapalhando o movimento geral do bonsai e o inclinaria um puquinho para esquerda, melhorando a movimentação do tronco, dando uma melhor hamonia ao conjunto (árvore x vaso).
Tentei mecher em uma das fotos que você postou e acho que dará para demosntrar um pouco do que estou falando.
Seu bonsai está lindo, mas como foi postado neste tópico, estou dando minha humilde opinião.
Grande abraço,
Luiz Peregrino
Editado pela última vez por Luiz Peregrino em Sáb Out 29, 2011 8:08 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 5:52 pm Assunto: |
|
|
Luiz , muito boa a sua dica , o bom deste espaço realmente é este , compartilhar nossos trabalhos para ouvir a opinião e visão dos demais companheiros. Está anotado , óo tenho medo de em retirando este galho que tu falaste possa junto perder muito a copa daquele lado , pois este galho representa aproximadamente 1/3 da copa.
Valeu Marau
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Leo_ 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 6:07 pm Assunto: |
|
|
Como O colega Nickfury sempre me falou um galho não manda na planta... Ela tem que ficar do nosso gosto, Sendo assim vamos fazendo nossas intervenções. _________________ Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender. |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 9:37 pm Assunto: |
|
|
Meu amigo Joel, está indo bem sua serissa. O movimento do tronco é muito bonito. e para melhor aproveitar este potencial, também concordo plenamente com a sugesão do cologa Luiz de retirar este galho da esquerda. Mas também teria outra opção, mesmo sabendo que a serissa é bem quebradiça depois do galho lignificado, poderia tentar baixar ele e ao mesmo tempo dar movimento. Isso poderia ser feito usando ráfia ou borracha para enrolar no galho antes de movimentar com arame. Optando pela retirada, aproveitaria par baixar algum galho do lado esquerdo a fim de voltar a fechar o espaço deixado por este galho. Isso até seria necessário para abrir um pouco a forma de topiaria arredondada da copa. Observe bem, você tem um belo galho do lado direito, mas depois tem apenas uma grande copa de forma arredondada. Baixando algum galho do lado esquerdo abriria mais a copa e com certeza ficaria mais interessante.
A tesoura é sua...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

Registrado: 15/09/10 Idade: 49 Mensagens: 103 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 8:15 am Assunto: |
|
|
Joel,
No bonsai, como em outras coisas na vida, para ganhar no futuro, temos que perder alguma coisa no presente e com isso as vezes preferimos nos acomodar ao invés de arriscar, termina sendo mais confortável.
Como a serissa tem uma brotação rápida, mesmo perdendo parte da copa, creio eu que em pouco tempo, com ajuda de um bom trato e uma aramação certinha, você recupera esta perda tranquilamente e ai terás um bonsai de excelente nível.
Mas a decisão é sua e cabe somente a você.
Grande abraço,
Luiz Peregrino.
joellagunasc escreveu: | Luiz , muito boa a sua dica , o bom deste espaço realmente é este , compartilhar nossos trabalhos para ouvir a opinião e visão dos demais companheiros. Está anotado , óo tenho medo de em retirando este galho que tu falaste possa junto perder muito a copa daquele lado , pois este galho representa aproximadamente 1/3 da copa.
Valeu Marau
Joel |
|
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 11:53 am Assunto: |
|
|
Lindo bonsai! |
|
|
 |
Marcio Misso 1.o PASSO

Registrado: 09/07/11 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 3:23 pm Assunto: |
|
|
Poxa, retirando esse galho a planta fica com um movimento mais leve, boa opinião. Aproveita o galho e estaca. Vai que pega! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|