|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Djalma_Jnr
Registrado: 28/10/11 Mensagens: 3 Localização: Poços de Caldas-MG
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 7:19 pm Assunto: Ajuda - Juniperu (Tuia Jacaré) |
|
|
Olá pessoal!!
Eis meu primeiro post nesse fórum.
Há aproximadamente 6 meses comprei um pré-bonsai de tuia jacaré. Até então ele veio bem.
No entanto há 1 mês atrás viajei, e quando eu voltei eu notei que ele estava com os galhos secando. Acredito que tenha sido falta de agua e/ou sol...
Comecei então a dar maiores cuidados a ele. Ele tem tido novas brotações, mas ainda não estou seguro de que está 100% bem.
Tenho regado ele 1 vez por dia, ao final do dia, mas noto que a terra dele não tem ficado seca. Acho que o substrato dele está muito argiloso, e como consequencia, muito umido.
Com relação ao sol, ele toma sol direto a partir de umas 14:00 até o fim do dia.
Ele tinha um galho principal bem comprido na horizontal, e percebi que ele estava "puxando" toda a força da arvore. Então podei esse galho pra tentar recuperar a árvore (não sei se fiz certo).
Este é meu primeiro bonsai, e acho que tem algumas coisas que estou fazendo errado.
Seguem algumas fotos dele:
Podem me ajudar?? Estou regando certo? Sol ta certo? O substrato está muito "terroso"? Se estiver, devo fazer transplante ou só retirar um pouco e colocar outro substrato? Devo adubar? Com o que?
PS: Moro em Poços de Caldas, e o clima é bem fresco!
Essas fotos são de ontem. Hoje eu retirei boa parte das folhas mortas com pinçagem.
Obrigado desde já!!
Abraços! |
|
|
 |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 12:19 am Assunto: |
|
|
Eu acho que não a muito oque fazer é espera
Editado pela última vez por Marcos V. Resende em Sáb Out 29, 2011 12:20 am; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 12:19 am Assunto: |
|
|
boa sorte amigo |
|
|
 |
Djalma_Jnr
|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 10:49 am Assunto: |
|
|
Valeu Marco!
Dei uma "limpada" nela, e estou postando novas fotos pra saber o que vcs acham...
Tem alguns galhos que estão aparentemente mortos... Posso cortá-los? Tem alguns galhos que estão desse jeito e na base deles têm novos brotos! Devo retirar os galhos mortos pra melhorar a ventilação e iluminação pros brotos ou não?
Devo adubá-la ou aguardo um pouco? Se for adubar, posso adubar com o que? O que eu ja tenho aqui é aqueles adubos liquidos NPK (6-6- , e outros 2 adubos sólidos que um colega me deu. Um chama Ciclus (grãos brancos) e o outros se chama N-Max (grãos roxos)... Não sei muito sobre esses 2 adubos, mas sei que o N-Max possui bastantes micro-nutrientes de composição bem complicada. Enquanto o Ciclus é mais simples. Vou colocar foto dos 2!!
Seguem as fotos!:
Aguardo a ajuda de vocês!!
Abraços!! |
|
|
 |
Djalma_Jnr
|
Enviada: Dom Out 30, 2011 10:31 am Assunto: |
|
|
Mais alguem me da umas dicas!!??
rsrs |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Dom Out 30, 2011 10:51 am Assunto: |
|
|
Djalma_Jnr escreveu: | Mais alguem me da umas dicas!!??
rsrs | meu amigo, infelismente não tem muito o que fazer agora além de esperar eu só tentaria inverter o horário de sol em vez do sol vespertino daria uma condição para o matutino e rega só quando estiver seco pois enxarcamento não é a preferencia dos juniperos. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 30, 2011 8:51 pm Assunto: |
|
|
Djalma_Jnr,
Parece ter sido stress hídrico, eu seguiria o que o Otoniel Santos disse e além disso retiraria as pedrinhas brancas que estão em cima do substrato, elas podem deixar o PH do solo mais ácido. No mais é esperar e evitar fazer qualquer intervenção na planta!
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Out 30, 2011 8:54 pm Assunto: |
|
|
ih rApaz, infelizmente sua planta já pode estar morta.
mas... depois de ver um shimpaku secar totalmente e rebrotar aqui em casa, não duvido de mais nada.
eu havia até tirado ele do vaso, tava jogado em uma bacia junto com resots de plantas em baixo de uma prateleira, como ali pingava agua sempre que eu regava as plantas, ele não ficou sem agua e rebrotou para minha completa surpresa.
tenho até fotos do difunto que ressucitou, depois tento achar...
vlw
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 30, 2011 9:21 pm Assunto: |
|
|
olha meu amigo isso que todos falo faz sentido, mais quero coloka umas coisas, como sua planta não morreu eu acredito que o estresse hidrico que ela passo foi ruim pra ela, por um lado, esse estresse faz com que as plantas em uma busca disisperada por H2O elas emitem raizes secundarias oque é raiz novas que é bom pra planta e quando falta H2O por um periodo maior, ela entra em um processo de dormecia acredito eu que por esse processo de dormencia ela não morrel e está brotando depois que passou a rega ela , eu nao retirava nenhum galho e nem aciculas pois elas cae sozinhas. eu aplicava sim nutrientes não muito mais aplicava um NPK 4-14-8 ou TM. pq isso? pois a planta está doente e por falta H²O ela abaixa o metabolismo e o Nitrogenio por exeplo ajuda a clorofila que é a cor verde das folhas e isso ajuda na fotossitese ou seja folhas velhas e amarelas diminui na capitação de luz e o nitrogenio do NPK ajuda na formação de novas folhas, eu aplicava assim 1/2 colher de TM pois a TM tem NPK ou então eu coprava um NPK 4-14-8 é de uma formula bem baixa e colokava assim 1 ou 2 bolinhas bem pouko mesmo de cada cor que contem no adubo.
OBS. não aplica muito o exesso poder acarreta em mais problemas.
Abrs |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 10:13 pm Assunto: Junípero |
|
|
Djalma
Cara, assim, me interessei em responder teu post, visto que tenho um junípero, que está se recuperando de condições parecidas com esse teu.
Então vou utilizar teu primeiro post, para mostrar o que aprendi que fiz errado com o meu junípero e comparar com o teu.
Tuas informações:
Há aproximadamente 6 meses comprei um pré-bonsai de tuia jacaré. Até então ele veio bem.
R.: Juníperos de supermercado, por mais verdes que estejam, normalmente recebem luz artificial e possuem substratos horríveis. Devem ser colocados inicialmente na sombra e ir "mostrando" aos poucos ao sol. Sol até as 10 h da manhã e ao fim da tarde. O junípero quando está bem necessita de muito sol direto nas folhas, tipo umas 5 a 6 horas.
No entanto há 1 mês atrás viajei, e quando eu voltei eu notei que ele estava com os galhos secando. Acredito que tenha sido falta de agua e/ou sol...
R.: Cara, um pré-bonsai com esse tamanho e nesse vaso, pode ficar sem água uns 3 dias no máximo. Se ficou mais que isso (e provavelmente ficou!), fica difícil salvar a planta, exceto junípero do Filipe rsrs. Fica difícil pois o junípero seca de dentro pra fora. Então ele pode estar numa boa. Daí, a uns 60 dias começa secar e só vai.
Comecei então a dar maiores cuidados a ele. Ele tem tido novas brotações, mas ainda não estou seguro de que está 100% bem.
R.: De acordo com o amigo Elio, aqui do fórum mesmo, a brotação é o indicador de como a planta está. Enquanto ela estiver emitindo brotos temos chance. Não retire-os.
Tenho regado ele 1 vez por dia, ao final do dia, mas noto que a terra dele não tem ficado seca. Acho que o substrato dele está muito argiloso, e como consequencia, muito umido.
R.: O junípero não gosta de muita água. Regue quanto o solo estiver seco na superfície. Pra saber, toque o solo com a parte de cima dos dedos. O substrato ideal para o junípero deveria ser bem drenante, contendo uns 50% de areia de rio entre 2 e 4 mm, casca de pinus, carvão vegetal e condicionador de solo industrial. Pode ser usado também caco de telha triturado que retém água mas não acumula.
Com relação ao sol, ele toma sol direto a partir de umas 14:00 até o fim do dia.
R.: Acho que é muito cedo para o junípero 14:00.
Ele tinha um galho principal bem comprido na horizontal, e percebi que ele estava "puxando" toda a força da arvore. Então podei esse galho pra tentar recuperar a árvore (não sei se fiz certo).
R.: Você podou a característica principal desse tipo de pinheiro. Por isso é chamado jacaré ou horizontalis. O galho jacaré normalmente é usado para efetuar efeitos de cascata ou semi cascata na planta.
Como dicas pra tentar a recuperação da planta eu vou te colocar o que fiz com a minha, que vem se recuperando gradativamente à pelo menos
um ano e meio:
1 - Retire todos os galhos secos com os dedos. Eles não vão mais se recuperar.
2 - Deixe os brotos e os galhos que estiverem verdes. É através deles que a planta tentará a fotossintese. Se você deixar algum galho sem nenhum broto, ele fatalmente secará. Ele tem enorme dificuldade em recuperações em podas desse tipo.
3 - Não faça podas drásticas no junípero agora. Deixe a planta se recuperar.
4 - Embora a época não seja mais muito propícia, se a planta fosse minha, trocava de substrato, sem mexer muito nas raízes. Substrato mais drenante. Note que esse fato fará fosse ter mais cuidado com a rega, colocando água uma vez por dia, ao fim da tarde.
5 - Não coloque ou retire (se optar por não trocar o substrato) essas pedrinhas brancas na superfície. Elas dificultam a respiração das raízes.
6 - Importante: Não adube a planta agora. Você só vai acelerar a morte dela. Se optar por trocar de substrato, adubo somente depois de uns 40 dias bem de leve, uma torta de mamona com farinha de osso pode ser...
Brother, o post ficou meio comprido, mas foi o que passei com meu junípero. Nem te falei que no meio disso tudo ainda plantei em areia 2mm para recuperação de raízes (não acho que seja problema do teu pinheiro).
Enfim, os juníperos são a última escolha a ser efetuada pelos iniciantes como a gente. Ele possui recuperação lenta e demora bastante tempo para adquirir um bom tamanho. O pessoal recomenda ficus, buxinho, que respondem mais rapidamente, às podas, falta de água etc...
Particularmente, não abandonei a planta. Estou aprendendo com ela. E ela tem respondido. Estou esperando os próximos noventa dias pra ver como ela responderá.
Enfim desejo boa sorte e persistência. Compartilhei minha experiência contigo. Talvez te ajude também. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|