FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Socorro me ajudem com meu Shimpaku
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcos V. Resende
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 3:30 pm    Assunto: Socorro me ajudem com meu Shimpaku Responder com citação

Ganhei um shimpaku essa semana hahahah , e ainda semana passa Cv com o MC e ele me dando uma dicas que shimpaku agora é complicado pois estou começando, mais eu ganhei e então é cuidar dele .

Frente

Lateral

Costas

Como só muito novo tinha penssado em fazer assim.

Editado pela última vez por Marcos V. Resende em Dom Fev 26, 2012 12:01 pm; num total de 5 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos V. Resende
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 1:30 pm    Assunto: Responder com citação

e mais uma duvida aki onde moro nestá epoca chove bem e o shimpaku ta no sol so que eu acho meio complicado fika tirando do lugar que ele ta toda vez que for chover . ele pode fika esposto a chuva ?
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

então amigo, quanto a ele fica esposto a chuva vai depender do seu substrato, eu num conhesso ela especie por aki, mais pelo q vi deve ser bem semelhante as Tuias q não gostão de agua, então se seu substrato ficar muito tempo umido. pode ser prejudicial... (tuias morem com facilidade e de Dentro pra fora, quando dão sinal e tarde d+), quanto a amaração ia indicar a mesma coisa, so num sei se a epoca e apropriada, pq so iniciante tb, aliais otimos desenhos heh, quanto a foto da cereja (recuperando) da proxima coloca a mão atras q a maquina vai da foco direto no broto, sobre o shimpaku novamente na foto (lateral) me pareceu q ela ta com uma mancha bem proximo a terra, tente observar isso ae q pode ser sinal de alguma doença ou podridão
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
andretanure

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo, em sua projeção você parece tentar criar uma copa no centro, e formar uma árvore mais próxima dos padrões usuais.
Contudo, se tentar criar uma planta como se vê na natureza, vai ser difícil de ficar harmônico, porque ela ficará pescoçuda.

O que acha de aproveitar sua muda e trabalhar um literati.
Vc poderia transformar esse galho que vc marcou com o numero 1 em jin (madeira morta) e, ao invez de subir o galho 2, vc poderia retorcê-lo e, se quiser. até desce-lo mais.

Pode também retorcer todo o tronco, o shimpaku é bem flexível

Olha esse aqui, como inspiração:
http://www.google.com.br/imgres?q=literati+shimpaku&um=1&hl=pt-BR&safe=off&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&noj=1&tbm=isch&tbnid=FwpRSVGICqocYM:&imgrefurl=http://seedsofbonsais.blogspot.com/&docid=YFzvIU3ZyyIIhM&imgurl=http://www.bonsaiempire.com/images/joomgallery/thumbnails/top_bonsai_gallery_1/top-bonsai-gallery-l-43_20101031_1545818261.jpg&w=140&h=110&ei=e6GgToq4I5Cztwf_1smwBQ&zoom=1&iact=hc&vpx=217&vpy=237&dur=3110&hovh=88&hovw=112&tx=77&ty=24&sig=107154480459790109704&page=12&tbnh=88&tbnw=112&start=227&ndsp=21&ved=1t:429,r:7,s:227&biw=1280&bih=641

Ou esse:

http://www.bonsaisbs.com/apps/photos/photo?photoid=59503567

Bom, é a minha opiniao. Mas sou iniciante como vc, outros te instuirão melhor.

Procura no fórum, em algumas páginas anteriores, que em algum tópico o grande nickfury ensina muito sobre retorcer o shimpaku..

Espero ter dado mais uma alternativa. O que acha?
Marcos V. Resende
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 2:04 pm    Assunto: Responder com citação

O subitrato drena bem a agua bem mesmo, mais não sei c ele apodrece , mas o tronco era pque eu tinha regado naquela hr que tirei a foto, e olhei denovo num é podridão n, smart olha oque andre falo faz sentido, andre gostei da dica alias bonsai em si tem que ser ousado , na verdade aquele toco eu já tinha imaguinado fazer um jin mesmo mais a sua dica foi otima.
Grato a todos .

quanto mais dicas melhor.
Marcos V. Resende
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19532
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2011 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos...

Aí vai minha opinião...

Se esta planta fosse minha, agora, eu a colocaria no sol direto, com uma boa adubação... Pelo que vejo na foto, as acículas estão precisando de mais sol, pq não está um verde vivo. Está meio opaco.... A estação certa de se fazer intervenções em Shimpaku é o inverno, portanto, até lá vc terá muito tempo de reestabelcer a saúde plena da sua planta....

Vejo um ótimo desenho para ela ao meu ver, que seria inclinar o tronco a 45 graus para direita na quarta foto. O tronquinho que sobrou, vira um jim magnífico e o galho da direita vc arama ele saindo para cima e indo todo para baixo, espalhando bem os galhos em todas as direções....

É meio louco de entender e não sei qual a melhor forma de te demosntrar, mas é mais ou menos parecido com este aqui...

O detalhe é que no seu caso o jin vai ficar bem mais a mostra,...
Se fosse vc eu faria isso...

Um abração
Marcos V. Resende
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Mestre Mc e todos os amigos.
meu shimpaku num tava sendo cuidado mesmo n ele tá comigo quase 30 dias eu o adubei correto MT e coloquei bem pokinho 6 bolinhas de NPK 4-14-8 e sol o dia todo, umas semana depois ele já retribuil fikei muito feliz. já aponto nas aciculas as potinhas tudo verdinhas hahahaha e ai Mc falo no inverno e aki ta bem frio esses dias como o iverno mesmo então não sei se podia então já dei uma modificada nele Mc como vc disse inclinei ele para a direita e levantei o outro a minha intenção é essa . Já dei inicio a esse trabalho.

e ano que vem quero fazer isso aki

num tá muito facil de entende não mais é o que vc falo Mc. espero está no caminho certo.

Editado pela última vez por Marcos V. Resende em Seg Out 31, 2011 6:14 am; num total de 1 vez
marau

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

acho que esse arame ai ta muito fino para o que vc quer marcos, tasca um mais grosso pra segurar bem essa torção ai.
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

brother, o principio de encapar a planta é manter a parte que corre seiva intacta ao se torcer a planta mesmo que o lenho dela se quebre por dentro.

eu já substitui satisfatoriamente a rafia por filme plastico ou fita isolante comum. porem de nada serve isso se vc não for realmente envergar a planta... dar um nó nela, retorcer, contorcer...
o ideal é que vc passe um fio groso como manda o figurino,:
olha esse link, pode te da uma luz, trabalho fantastico do Rock Jr.
http://www.terrabonsai.com.br/ExibeAlbum.aspx?idAlbum=23
mesmo link comentado:
http://rockjr.projetobonsai.com/2009/04/16/trabalho-de-um-juniperus-procumbens-jacare/

nesse link fica mais claro ainda qual a utilidade pratica dessa proteção ao tronco:
http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=69&t=5428

na verdade, por mais que sirva tambem pra proteger de marcar o tronco pelo arame, a verdadeira utilidade dessa proteção é pra casca, porem não pra que não fique a marca do arame, mas pra que vc possa ousar ao dar forma ao tronco.

aki tem a forma correta de escolher o diametro do arame e como usa-lo.
http://www.atelierdobonsai.com.br/aramagem.html
porem o ideal é que vc adquira um bom livro, acabei de comprar o livro do Mario justamente por ver com um amigo e achar o material muito bom e bem ilustrado é sem duvida um investimento com enormes retornos já que esta disposto a gastar algum tempo cultivando arvorezinhas como eu, principalmente se vc não tiver acesso a cursos.

vlw

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos V. Resende
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Mauro e Felipe
Muito obrigado pelas dicas .
Não entendi a parte que corre seiva ? Seria o floema e o chilema num é isso? ele ta bem (eu acho) so que onde fiko o arame ne pode machucar. mais tem todo o resto do tronco que corre liver e eu colokei a Goma entes colokei um areme dobrado atraz e um dobrado na frente onde sobe um de um lado e o outro paralelo.
essa proteção que eu coloquei é por que ele ta bem duro e eu fikei com medo de quebrar ele, e ai coloquei outra goma cobrindo, eu enverguei ele até o ponto onde ele estralo hahaha ai eu parei. já procurei pra compra mesmo livros mais não achei, aqui onde morro é um roça num tem, e nas livrarias queem fui em bh não tinha nada fikei assustado e tbm não sei que livro compra. Poderia me dar umas dicas?
queria tbm fazer um curso , mais aqui é complicado, na minha cidade devo ser o unico a cultivar. mas oque dei conta de fazer foi estudando na net e lendo tudo que vcs fala.
Abraço
Marcos V. Resende
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos que me ajudo.

Ta ai Mc, Mauro , Smart, Felipe, Andre, Felipe olha tentei fazer como vc disse encapei pra torcer mesmo, o estilo que o mc tinha dito era oq eu queria mesmo e já tinha penssado , peguei um arame bem com o caliber maior e fui trabalha eu enterrei o arame (a ponta de no solo e fui enrrolando com, fiz um moude de 45° e enrrolei o arame com a mais o menos 45 graus como aprendi. eu enverguei para a direita a parte mais debaixo do tronco e mais acima enverguei pra a esquerda e o jiin agora fiko pra cima como no projeto e o galho (ele sai a esquerda do tronco) eu passei ele por cima do jiin (ou onde será o jiin ), e ele saiu por baixo do tronco e abri bem os galhos em todas as direções. esse monte de arame no galho foi o unico jeito que dei conta pois era 3 galhos um pra cada. acho que o tronco fiko muito velho e eu queria envergar ele muito em baixo e em baixo foi onde ele envergo menos mais foi oque podia ir. se fosse mais ele quebrava. deixe sua criticas, é com elas que aprendo mais.

Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2011 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,

Esse negócio de arame é difícil mesmo.

Eu mesmo já apanhei muito para aramar minhas plantas - tadinho do meu fícus - mas agora eu apanho só um pouquinho.

Sugiro a você tomar cuidado só para um arame não passar por cima do outro, pois cruzando os arames, você corta a cicrulação da planta naquele pedaço. Dependendo da planta e da fequencia com que isso ocorre, ela pode até perder alguns galhos ou se perder totalmente por isso.

A pesar disso, ficou muito bom o trabalho. Com muita paciência, ela vai ficar tão boa quanto, ou melhor até doque as plantas que os nossos colegas foristas postaram como referência.

No entanto, é necessária cautela. Você já mexeu bastante nela. Agora é hora de deixá-la se recuperar para uma próxima intervenção no próximo ano, quando será a hora de substituir os arames e, quem sabe, dar mais uma envergada no tronco.

Deixa ela quietinha aí e fica atento à adubação e às regas. Se possível, compra outras plantas para treinar as formas de condução.

Eu aconcelho os fícus, que são muito fáceis de se achar plantados em qualquer esquina de qualquer cidade, se não houver algum lugar por perto para comprar um. Eles pegam muito bem por estaquia e melhor ainda por alporquia.

Caso haja algum lugar onde possa comprar algumas plantas, sugiro, ainda, sibipiruna, buxinho, caliandra, aroeira etc., pois são plantas de cuidados mais fáceis e de crescimento mais rápido (com exceção do buxinho, que a pesar de ser fácil de cuidar, é um pouco mais difícil de conduzir e cresce mais lentamente).

Eu mesmo comecei com uma só. Agora já tenho mais do que 70 mudas, e ainda estou expandindo meu viveiro por meio de várias sementes que estão todas brotando.

Aliás, sugiro, também, semear algumas plantas que podem ser encontradas pela cidade. Procure plantas de folhas pequenas, ou de rápido crescimento, ou fáceis de se reproduzir. Caso não dê certo para bonsai, sempre pode plantá-las no jardim ou em algum parquie próximo. Very Happy

Um forte abraço.
Marcos V. Resende
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2011 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

E ai thiago muito gra a vc e a todos que postão aqui,
olha como vc me disso eu ja avia feito tudo isso,
antes de começar eu primeiro me comprometi a apreder mais sobre a germinação das plantas e mais sobre o seu desevolvimento. e hj alem do meu shimpaku eu tenho pal ferro de farias especies e outras onde pretendo fazer um bosque, elas compõe uma quantia de 9 plantas, tenhos tbm estaquia de flamboyam de caliatra, sementes germinando de flaboyam tbm mais auporquia de jaboticaba e de azaleia. e fico esjogiado pelo meus shipaku pois é o meu prrimeiro trabalho sendo ainda mais complicado por ser um shimpaku pois alem de tudo eu sou novo na arte. Grato a todos que me ajuda a cuidar melhor de minhas plantas.
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2011 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Marcos,

Muito bom você estar expandindo seu viveiro com novas plantas. Em um curto espaço de tempo vão ser várias, você vai ver.

Quanto à alporquia na jabu... Tenha paciência. Vai demorar bastante para você conseguir algum resultado. Elas são difíceis de enraizar. Mas não desista.

Como você, eu também sou novo na arte, mas nesse período de um pouco menos do que um ano no qual comecei a me interessar por bonsai, aprendi muita coisa.

Eu também comecei por plantas difíceis, como pau-ferro e paineira, mas elas foram de grande aprendizado para mim, principalmente no que tange à paciência, pois iniciei com mudinhas, e ainda hoje tenho mudinhas.

Algumas nativas dão resultados mais rápidos do que outras. O pau-ferro, por exemplo, cresce muito rápido, mas demora um pouco para engrossar. Já o ipê , dependendo da espécie, engrossa rápido e tem boa brotação.

Eu acho os bosques muito bonitos. É uma boa pedida quando se tem vários exemplares da mesma espécie. Ainda não me aventurei a fazer nenhum bosque não, mas espero compor o meu primeiro em breve.

No mais, desejo-te boa sorte com suas plantas. E mantenha-nos atualizado com esse shimpaku, pois estou curioso para saber como vai ficar.

Um abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: