FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitanga - Mudinha acabei de pegar oque vcs achao ??
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rifle22



Registrado: 24/08/11
Mensagens: 73
Localização: Campos dos Goytacazes-RJ

MensagemEnviada: Sáb Out 29, 2011 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

gente to até triste... uma moça aqui da regiao falou que esta planta eles chaman de vassoura.... e eles consideram um mato, nao sei se é verdade mas desanima !
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 35
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 10:02 am    Assunto: Responder com citação

Relaxa, cara!

O que é lixo para uns é ouro para outros. Muita coisa que era considerada "mato" antigamente, hoje rende belíssimos trabalhos.

Segue uma descrição da planta (fonte: http://www.plantasonya.com.br/plantas-carnivoras-e-daninhas/vassoura-sida-sp.html):

Nome Científico: Sida sp
Nome Popular: Vassoura, relógio, guaxima, guanxuma, guanxuma-branca, malva-preta, malva-brava, chá-da-índia, vassoura-de-relógio, vassourinha, malva, vassoura-do-campo
Família: Malvaceae
Origem: Américas
Ciclo de Vida: Perene

A vassoura é uma planta herbácea, de reconhecido valor medicinal, originária das Américas. Apresenta folhas simples em forma de losango, ou oval-lanceoladas, com bordos serrilhados. Seus ramos vão lignificando com o tempo, motivo pelo qual também é considerada um sub-arbusto. As flores são amarelas, com cinco pétalas, com o centro avermelhado às vezes.

Há muitas espécies de Sida, todas consideradas daninhas, principalmente em pastagens, pois o fato de não serem palatáveis ao gado favorece sua permanência e multiplicação nos campos. Algumas espécies são utilizadas na fitoterapia popular ou substituirem a juta na produção de cordas e sacos de aniagem, devido à resistência de suas fibras. É bastante popular sua utilização para a confecção de vassouras artesanais, o que lhe valeu um dos nomes populares.

Na década de 30, na Índia foi estimulada a produção de Sida rhombifolia para a obtenção de fibras, e atualmente é grande a sua importância medicinal neste país, onde recebe o nome popular de “bala”. A espécie Sida carpinifolia é tóxica quando ingerida, sendo responsável por intoxicações naturais em animais, provocando alterações neurológicas.

A vassoura é muito rústica e se desenvolve sob sol pleno ou meia-sombra, adaptando-se a solos pobres ou férteis. É uma planta originária de trópicos e subtrópicas e portanto não é tolerante ao frio excessivo. Multiplica-se por sementes.

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 16/06/11
Mensagens: 484
Localização: Barreiras - Ba

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2011 10:36 am    Assunto: Responder com citação

B dia meu caro amgo Rifle, estou com os colegas quanto a não saber qual espécie pois por fotos se mostra díficil. Mas fácil é quanto ao que não é: (Pitanga) Laughing
_________________
Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
rifle22



Registrado: 24/08/11
Mensagens: 73
Localização: Campos dos Goytacazes-RJ

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 3:18 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado gente vamos esperar os resultados né... vamos ver se futuramente tenho algo bonito a se criar !
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rifle22



Registrado: 24/08/11
Mensagens: 73
Localização: Campos dos Goytacazes-RJ

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 3:37 pm    Assunto: Responder com citação

Entao gente voces achao que da pra fazer um BONSAi dela ??
.
Estou confiando ela a voces, oque vcs falarem eu farei !!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rifle22



Registrado: 24/08/11
Mensagens: 73
Localização: Campos dos Goytacazes-RJ

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4
Página 4 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil