Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 10:49 am Assunto: Paineira e Lisgustrum yamadori |
|
|
Pessoal essas duas arvores nasceram de novo!!! foram arrancadas a enxada pelo tio da minha esposa, ele estava só limpando o fundo de sua chacará, nem sabia o que estava arrancando. cheguei na hora e estou cuidadndo delas, a paineira posso dizer que esta salva o Lisgustrum estou torcendo pra que ele brote, pois como da pra observar ele estava todo cheio de podridão, muito ferido e foi arrancado com poucas raizes , mais vamos lá torcer junto comigo que se Deus quiser em breve posto a foto dele bem saudavel.
se alguem tiver alguma ideia de como melhorar o estilo deles ou de como tratar ele melhor é só falar.
 _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 10:58 am Assunto: |
|
|
no ligustro, eu esperaria ele brotar e melhorar da "coleta" e no inverno faria um poda radical. |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 11:26 am Assunto: |
|
|
Sérgio,
Legal a sua preocupação em salvar essas plantas. Gostaria de dizer, que o meu início foi assim. Depois fui semeando, comprando outras tantas, enfim tudo tem seu início não é mesmo ?
Creio que o mais importante, é ir adquirindo um maior número de plantas possíveis, desde que você consiga cuida-las. Carinho, atenção e muita observação é o que importa nessas horas. Se você perceber que não está conseguindo fazer isso, dá uma “maneirada”, pois é só com o tempo mesmo, que você vai aprendendo o manejo. Também, é a partir desse material, que você vai obter futuramente bons materiais para trabalhos de modelagens com bonsai.
Por fim, o mais importante é o carinho especial que você tem dado pra elas e com certeza bons frutos colherá. Assim que leas estiverem bem saudáveis e desenvolvidas, tire uma foto de vários ângulos e poste aqui no fórum para a gente dar alguns "pitacos", falou ?
Parabéns e Boa sorte !
Um abraço, |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 11:41 am Assunto: |
|
|
TC e Ratto muito obrigado pelas dicas e pelo incentivo, assim que elas estiverem em melhores condições postareis as fotos.
Ratto eu tambem estou plantando apartir de sementes, amanha mesmo estarei levando para o sitio uma 30 mudas de jacaranda mimoso, plantados de sementes coletas numa praça aqui da cidade. vou fotografar tudo e posto na segunda feira.
abraços fraternos a todos _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 11:46 am Assunto: |
|
|
Muito bacana Sérgio !
O jacarandá mimoso é bem interessante como bonsai. Procure nos tópicos antigos aqui no fórum um trabalho do nosso amigo Charles White, ok ?
Acredito também, que a técnica desenvolvida para o Flamboyant, exposta também aqui no fórum na seção de matérias, servirá para esta espécie. Então futuramente quem sabe você não venha com uma surpresa para a gente, não é mesmo ?
Manda ver !
Abração, |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 12:52 pm Assunto: |
|
|
Valeu Ratto!
É bom um iniciante, receber um incentivo de alguem mais experiente com trabalho reconhecido como o seu.
obrigado pela força. _________________ Mateus 11:28-30
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 1:36 pm Assunto: |
|
|
Sérgio, concordo com o Ratto, acho que você começou bem...
pelos escorredores vejo que seu substrato está com uma boa drenagem, o que é recomendável, mas cuidado para não faltar água, senão o efeito é contrário. (pouco desenvolvimento).
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 2:27 pm Assunto: |
|
|
Zappala eu cuido muito o elemento agua, sempre rego pela manhã e a tarde, essa dica foi boa pra mim continuar cuidando esse detalhe. _________________ Mateus 11:28-30
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2006 3:14 pm Assunto: |
|
|
Pois é Sérgio, hoje em dia eu vejo bem isso... se pudesse eu faria o seguinte: Usaria um substrato como o meu e o seu no inverno e um com menor granulação no inverno... mas isso não é possível, então o negócio é cuidar melhor, regando sempre que preciso.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
leandro Spagiari 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 22, 2006 3:13 am Assunto: |
|
|
Caro Sérgio,
Não disse se estava usando algo além de água na rega, mas eu costumo usar um complexo de vitaminas B para ajudar na enraização e tem me surtido um bom resultado (apenas uma opinião), boa sorte com seus pacientes.
Leandro. |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 22, 2006 5:33 am Assunto: |
|
|
leandro, valeu pela dica qual a medida que vc para cada litro de agua do complexo b?
Como você viu sou de São Gabriel-RS, uma hora dessas nos encontramos em algum evento pelos pagos do Rio Grande. _________________ Mateus 11:28-30
|
|
 |
leandro Spagiari 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 22, 2006 10:32 am Assunto: |
|
|
Caro Sergio,
Esta dica eu tirei do livro Cultivando Bonsai no Brasil, mas eu ao invés do autor uso o complexo de vitaminas em gotas, e a medida varia de 10 a 15 gotas para cada dois litros de água, dependendo do estado da planta.
Mas cuidado, não vá colocar forte demais para não prejudicar a planta.
Obs: o autor usa o xarope que contém açúcar e atrai formigas, pode ser mas aí deverá usar um inseticida na planta.
Até... |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

|
|
|
 |
|