Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JJSantos
Registrado: 05/10/11 Idade: 39 Mensagens: 13 Localização: Formosa-GO
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 6:58 pm Assunto: Minha primeira Jaboticabeira - dicas |
|
|
Olá amigos do melhor fórum da arte Bonsai do País!!!
Bom, sou novo na arte bonsai então ainda entendo muito pouco mesmo, mais sempre estou acompanhando o fórum e fico cada dia mais maravilhado com o trabalhos dos colegas. Depois de um mês de observação tentando aprender algo vou começar a mostrar o início dos meus trabalhos que sei durará anos, mais paciência e meu sobrenome rsrsrsrsrs.
Vamos lá!!!
Bom comprei esse mausai de Jaboticaba do lado do seasa em Brasília a mulher me disse não com muita certeza que ela tinha por volta de dois anos e meio. Por isso não sei a idade exata.
Então depois de um mês deixando ela se adaptar ao novo lar resolvi fazer o básico (claro li muito sobre o que fazer)
1º Passo - troca de recipiente
(transplantei ela para o escorredor afim de engrossar o tronco, podei muito pouco das raízes e cortei a pivô, substrato utilizado 40% de areia 40% de tijolo e 20% de terra preta)
2º Passo: Limpeza de Galhos
(fiz uma poda nos galhos menores para limpar a arvore, decidi adotar a copa triangular acho que fica bom pra essa especie)
3º Passo: Aramagem
(fiz uma aramação com a intenção de abaixar e espalhar os galhos foi meia boca porque ainda não comprei arame próprio e não sei onde encontrar moro em Formosa-GO mais trabalho em Brasilia talvez encontre lá)
Bom então ela era assim quando comprei:
Depois do meu humilde trabalho ficou assim:
Comentem ai pessoal e deixem suas sugestões e críticas em relação a tudo: (substrato, escolha do estilo, poda e aramagem)
Editado pela última vez por JJSantos em Seg Out 31, 2011 11:05 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 10:01 pm Assunto: |
|
|
muito legal parabéns!!! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 10:14 pm Assunto: |
|
|
Jjsantos....
Percebi que vc usou junto com a caqueira de tijolos, o pó que sobra... Não to querendo estragar não, mas não se usa o pó, com o risco de se compactar o substrato e até perder a planta...
Vc usou muito?
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
JJSantos
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 11:12 pm Assunto: |
|
|
MC não utilizei o pó não se ficou foi pouca coisa na foto em que mostra o substrato seco que acredito que seja nessa foto onde surgiu a dúvida era só areia um pouco mais fina, não fina de mais porem ficou naquela coloração pq teve contato com o pouco de pó que sobrou. Será que essa pequena quantidade pode causar problemas???? Você acha que devo refazer o substrato???????? me ajuda ai MC, você me deixou encucado agora!!!! |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 9:41 am Assunto: |
|
|
JJSantos escreveu: | MC não utilizei o pó não se ficou foi pouca coisa na foto em que mostra o substrato seco que acredito que seja nessa foto onde surgiu a dúvida era só areia um pouco mais fina, não fina de mais porem ficou naquela coloração pq teve contato com o pouco de pó que sobrou. Será que essa pequena quantidade pode causar problemas???? Você acha que devo refazer o substrato???????? me ajuda ai MC, você me deixou encucado agora!!!! |
Desculpe a intromissão companheiro, mas se tiver ficado apenas resquícios do pó não tem problema algum. Se faria necessário a troca, caso tivesse misturado em quantidade homogenia em todo substrato, causando o que o nosso amigo MC citou (compactação do solo), prejudicando o desenvolvimento da planta.
Boa sorte! |
|
|
 |
JJSantos
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 9:51 am Assunto: |
|
|
Valeu ai Green, pelo que vi você e de BSB por acaso você saberia me informar onde posso comprar o arame próprio para o bonsai aqui no DF, moro em Formosa e acho que não tem nem uma loja especializada por la.
Grato att, Julio |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 9:57 am Assunto: |
|
|
JJSantos escreveu: | Valeu ai Green, pelo que vi você e de BSB por acaso você saberia me informar onde posso comprar o arame próprio para o bonsai aqui no DF, moro em Formosa e acho que não tem nem uma loja especializada por la.
Grato att, Julio |
Rapaz arame próprio para bonsai acho dificil encontrar aqui no DF, mas você pode procurar em casas de materiais elétricos por fio rigido de cobre, a espessura do fio será de acordo com o calibre do tronco ou galho que vai querer aramar. Caso tenha dificuldade em torcer o arame, esquente-o até ficar avermelhado e depois resfrie em água para poder utilizar.
Abraço. |
|
|
 |
JJSantos
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 10:54 am Assunto: |
|
|
ok, mais uma vez obrigado. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 11:46 am Assunto: |
|
|
JJSantos escreveu: | ok, mais uma vez obrigado. |
O green já respondeu tudo..... vai com ele.... se foi só um pouquinho não tem problema..... agora é esperar crescer.... sempre lembrando que jabuticabeira gosta de bastante água.... já pode ir preparando a mamadeira pq as raízes saem rápido por baixo...
Abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
JJSantos
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 11:49 am Assunto: |
|
|
Serio MC, disso ai eu não sabia pensei que poderia demorar um pouco. Tenho umas duvidas quanto tempo tenho que deixa ela longe do sol forte por causa das podas de galhos e raízes e tem algum problema em continuar a usar o benerva apos esse processo. |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 2:16 pm Assunto: |
|
|
JJSantos escreveu: | Serio MC, disso ai eu não sabia pensei que poderia demorar um pouco. Tenho umas duvidas quanto tempo tenho que deixa ela longe do sol forte por causa das podas de galhos e raízes e tem algum problema em continuar a usar o benerva apos esse processo. |
Companheiro, quanto a colocar no sol, eu colocaria imediatamente, mesmo com as intervenções feitas. Existe um tópico aqui no site muito interessante sobre exposição solar em jabuticabeiras que rendeu uma boa discussão.
Vou procurá-lo e posto aqui.
Benerva seria um enraizante? Se sim, pode usá-lo continuamente se quiser, eu tenho utilizado em intervalos semanais, mesmo em plantas em que não houve intervenções. No caso de intervenções recentes, melhor ainda.
Boa sorte. |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 2:21 pm Assunto: |
|
|
Green_bsb escreveu: | JJSantos escreveu: | Serio MC, disso ai eu não sabia pensei que poderia demorar um pouco. Tenho umas duvidas quanto tempo tenho que deixa ela longe do sol forte por causa das podas de galhos e raízes e tem algum problema em continuar a usar o benerva apos esse processo. |
Companheiro, quanto a colocar no sol, eu colocaria imediatamente, mesmo com as intervenções feitas. Existe um tópico aqui no site muito interessante sobre exposição solar em jabuticabeiras que rendeu uma boa discussão.
Vou procurá-lo e posto aqui.
Benerva seria um enraizante? Se sim, pode usá-lo continuamente se quiser, eu tenho utilizado em intervalos semanais, mesmo em plantas em que não houve intervenções. No caso de intervenções recentes, melhor ainda.
Boa sorte. |
O link sobre o tópico companheiro:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16770&highlight=jabuticabeira
Boa sorte. |
|
|
 |
JJSantos
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 2:21 pm Assunto: |
|
|
Valeu mais uma vez Green, o benerva e enraizante sim ele e um complexo de vitamina b1 utilizo três vezes por semana. Quanto ao link estarei lendo ok. Obrigado, se tiver mais alguma sugestão sobre minha pequena planta ficarei feliz com algumas dicas, rsrsrrsrs... |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 2:32 pm Assunto: |
|
|
JJSantos escreveu: | Valeu mais uma vez Green, o benerva e enraizante sim ele e um complexo de vitamina b1 utilizo três vezes por semana. Quanto ao link estarei lendo ok. Obrigado, se tiver mais alguma sugestão sobre minha pequena planta ficarei feliz com algumas dicas, rsrsrrsrs... |
Na verdade sou iniciante JJSantos, me arrisco a opinar apenas quando já tive alguma experiência com minhas mudas ou de informações que obtive aqui no forum. Acredito que seja tão iniciante quanto você.
Existem verdadeiros foristas aqui no Forum, que poderão esclarecer suas dúvidas sobre qualquer dica que precisar, sempre com boa vontade de ensinar.
De qualquer forma, se puder ajudar em algo, fico a disposição.
Boa sorte! |
|
|
 |
|