|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andre fontolan
Registrado: 30/10/11 Idade: 46 Mensagens: 2 Localização: Araras-SP
|
Enviada: Dom Out 30, 2011 7:56 pm Assunto: Ajuda - bonsais com folhas estranhas |
|
|
Amigos, boa noite.
Há uns 4 meses comprei 3 bonsais, sendo uma amoreira, outra de romã, e uma que não tenho ideia.
Tudo estava indo muito bem, bastante folhas e bem verdinhas, a amoreira dando frutos, novos brotos todo dia... mas de uns quatro dias para ca as coisas mudaram.
Vou postar as fotos abaixo, e gostaria da ajuda do pessoal do fórum para identificar o que pode estar acontecendo.
Amora:
Essa eu nao sei o nome, e se puderem aproveitar e informarem que planta é essa, eu agradeço:
Romã:
Rotina:
Regas diárias pela manhã, e passam a manhã na janela da foto, onde pega sol. Por volta das 11:30 / 12h, retiro as plantas da janela, para evitar o pior sol.
Desde já meu muito obrigado! |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Dom Out 30, 2011 9:09 pm Assunto: |
|
|
CARO ANDRE...
SOBRE AS FOLHAS DA AMORA EU ACREDITO SER Q ELAS ESTEJAM FIKANDO VELHAS E POR ISSO VAO FIKANDO DESSE ASPECTO (PARECENDO UMA FERRUGEM NA FOLHA) Q APARECE NA FOTO...
SEGUINDO NA ORDEM DAS FOTUS SÃO...
AMORA...
ACEROLA...
E EU DISCORDO DE SER ROMÃ MAS SIM SE TRATANDO DE UMA JABUTICAVA....
ABRAÇOS.... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 2:30 pm Assunto: |
|
|
cara seja rapido pois se for oq acredito pode ser complicado...
acredito q seja algum fungo do tipo ferugem, e q pode estar em pelomenos 2 ou talvez ate nas 3 especies q vc mostrou, ja q tem sintomas parecidos, não e como o amgo disse das folhas velhas pq como pode observar na primeira foto da amora, tem folhas la em cima ficando pretas, oq indica q não e velhice. pra ser 1 poko mais rapido ja q o pessoal aki pode demorar pra responder, retira tipo 1 ou 2 folhas de kda especie e leva numa agropecuaria ( loja especializada) e da uma pesquisada com o atendente la e qualquer coisa volta aki e verifica aki com a gente, de primeira aconselho vc retirar ela do meio das outras, tipo quarentena, pra evitar almento na infestação, (pelo q vi tem Pimentas proximo a ela) qualquer coisa pra tenta ajuda tenta tirar mais algumas fotos bem distacadas tipo so da folha bem proxima pra podermos ver mais detalhes doque esta acontecendo com elas... |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 3:01 pm Assunto: |
|
|
PODE SER TBM, NAUM LEMBREI DESSA POSSIBILIDADE...
POIS AS AMORAS Q TENGO COMEÇAM ASSIM E LOGO CAEM SECA....
AI FIKA A DUVIDA
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
andre fontolan
Registrado: 30/10/11 Idade: 46 Mensagens: 2 Localização: Araras-SP
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 6:27 pm Assunto: |
|
|
RCasagrande e Smart2, valeu pelos comentarios.
Ja separei as tre mas fica uma duvida... os"sintomas" sao bem diferentes. Enquanto a amora esta com as folhas com ferrugem, as folhas da segunda estao com as folhas murchas ebrancas, ja a terceira esta com aparencia de queimada.
Quanto a procurar ajuda aqui em Araras é dificil.
Vou tentar tirar fotos melhores para postar novamente...
Mais uma vez obrigado! |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 7:55 pm Assunto: |
|
|
meu cajueiro aki tem uma doença parecida com essa de ferugem ele vai empreteando as folhas e seca, principalmente os brotos novos então algumas simplismente vão ficando pretas e outras queimando totalmente, e como a segunda tem folhas mais groças e duas pode ser q seja a mesma coisa mais realmente pode ser doenças diferentes... tente em agropecuaria eles sempre sabem sobre varias doenças, e muitos venenos são do tipo pra tudo. pelo q aprendi são Inceticida e Fugicida, num importa muito qual seja a praga entende, se e inceto (inceticida) se e fungo oq parece ser seu caso então fungicida... o chato ae e q igual o meu caso se vai compra 1L de veneno e usa +ou- 10ml heiheiuehue... leva as folhas na agropecuaria e tenta uma consulta heh |
|
|
 |
Maicol

Registrado: 23/10/09 Idade: 44 Mensagens: 30 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 2:23 pm Assunto: |
|
|
Acho que no primeiro seja acaro e no segundo fungo. Trata as duas com enxofre. _________________ []s
Maicol |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|