|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RelveMarcos

Registrado: 31/05/11 Idade: 40 Mensagens: 12 Localização: Gonçalves Dias-MA
|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 2:30 pm Assunto: Ajuda - Praga em Pré-bonsai |
|
|
Já divulguei aqui algumas imagens de algumas mudas de oliveiras que farei delas bonsais, só que ultimamente elas tem sido acometidas por uma praga que não sei bem identificar o que é, eles atacam as folhas, sugam a seiva e neste processo se espalham mais ainda...
Segue abaixo algumas fotos, peço ajuda aos amigos mais experiente que me ensinem que remédio usar, de preferência algo que não tenha agrotóxico no meio.
A praga ataca as folhas sem dó ou piedade...
Desde já agradeço aos amigos pela ajuda e opinião. _________________ Despreza as estradas largas, segue os carreiros. Pitágoras |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 8:14 pm Assunto: |
|
|
Marcos, em close não dá pra ver direito. Se parecem com umas bolinhas de casca dura, é a cochonilha de carapaça. Para essas precisa aplicar o seguinte:
50ml de óleo mineral ( compra-se na farmácia), dilui em um litro de água, acrescenta uns 5 ml de inseticida e pulveriza a planta toda. Separe a mesma da demais. Precisa agitar bem antes de aplicar para emulsionar o óleo com a água.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 11:00 am Assunto: |
|
|
tenta da um close bem proximo da folha pra agente ter ideias melhores...
pode ser ferrugem tb |
|
|
 |
RelveMarcos

|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 11:04 am Assunto: |
|
|
Como disse o Elio, são mesmo cochonilha de carapaça, elas tem uma casquinha por cima e vão sugando as nervuras da folha da folha.
Pior é que a máquina não presta para focar, só se eu escaneasse a folha e não tenho máquina.
No mais obrigado aos amigos pela colaboração... _________________ Despreza as estradas largas, segue os carreiros. Pitágoras |
|
|
 |
RelveMarcos

|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 11:06 am Assunto: |
|
|
Elio, que inseticida a gente usaria nesta solução? _________________ Despreza as estradas largas, segue os carreiros. Pitágoras |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 11:16 am Assunto: |
|
|
cochonilhas e chata d++++++
eu aconsenho ir numa agropecuaria e compra 1 inceticida apropriado (com base em oleo mineral mesmo) eles tem la eu ja comprei o meu um tal de "acisti" (uma coisa assim)
mais caso queira uma receita caseira...
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18115
detalhe: mesmo depois de mortas elas não caem e continuam la quetinhas por um bom tempo tipo uns 2 meses, por isso indico inceticida apropriado pq num tem muito como saber se moreu ou não... e elas são mortas por asfixia ou seja falta de AR, então ae q age o oleo cobrindo elas e fazendo uma camada q não deixa elas respirarem, sabendo disso então passe uma boa dose do veneno tipo para escorer e tals pq se so espirar e não fizer a camada elas não vão morer e outra, ate onde aprendi aki elas, nas partes visiveis do caule e tals so ficam as grandes, as adultas os filhores e os ovos ficam por baixo das folhas e normalmnete são muitos, quem transportam elas são sempre umas formigas.... então apareceu formiga andando pelos galhor fique atento... talvez nem seja necessario uma intervenção com inseticida, talvez uma desfolha ja ficaria de boa, as q sobrarem no caule se ranca com um palito e tals... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 1:09 pm Assunto: |
|
|
RelveMarcos escreveu: | Elio, que inseticida a gente usaria nesta solução? |
Qualquer inseticida de uso agropecuário (piretróides). Não use inseticida para uso no lar, tipo SPB e outros.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|