| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Seisdedos 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 8:54 am Assunto: serissa na pedra/ varrido |
|
|
Olá pessoal, coloquei esta serissa na pedra há um ano e como o sol pegava mais de um lado os galhos se encaminharam para este lado.
Achei que ficaria legal um fukinagashi, mas nunca trabalhei este estilo, opiniões sobre onde cortar e como trabalhar, projeções tb serão muito bemvindas, adoro bonsai, mas falta-me prática e um pouco de dom artístico.
Um grande abraço a todos _________________ Quatro coisas irrecuperáveis: a pedra... depois de atirada!
a palavra... depois de proferida!
a ocasião... depois de perdida!
o tempo... depois de passado! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 10:44 am Assunto: bonsai |
|
|
Sua planta está indo bem, mas é preciso eliminar sempre as brotações nas raízes, cortando-as rente, para não subtrairem energia da planta. Além disso, essas brotações subtraem a beleza do projeto. No caso do estilo, sugiro ao nobre colega apenas cortar todos os galhos, reduzindo seu comprimento e buscando a formatação no estilo Hokidachi, muito mais bonito e elegante, que irá combinar melhor com o posicionamento das raizes sobre a rocha.
Veja um exemplar do meu viveiro, similar ao estilo do seu, que venho cultivando há alguns anos:
Além de cuidar de manter as raízes livres das brotações indesejáveis, preservo a densificação fechada através de podas constantes de manutenção, sendo que ultimamente venho buscando a construção de um ápice mais compacto e harmonico com o restante da planta:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 8:23 pm Assunto: |
|
|
Apesar dos galhos terem se direcionado para um lado, as raízes e os próprios galhos não compões uma estrutura para fukinagashi. Siga as orientações do nosso experiente nickfury para formar uma boa planta.  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 8:53 pm Assunto: |
|
|
EU TAMBÉM TENHO UMA SERRISSA NO ESTILO FUKINAGASHI.
 _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
|