|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 22, 2011 7:12 pm Assunto: Ficus - Ajuda |
|
|
Pessoal, hoje adquiri esta muda num viveiro perto de minha casa por R$ 4,00. Ela tem um calibre de aproximadamente 2,5 cm. O nebari dela é bem interessante e radial. Foi o principal motivo da minha escolha. Mas, gostaria de opiniões acerca do que fazer a partir de agora. Sei que posso aproveitar várias partes dela, mas onde eu poderia fazer as podas, alporques, etc...? Peço a ajuda de todos!
Abaixo segue as fotos:
Obrigado! |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 23, 2011 11:58 pm Assunto: |
|
|
alguém?  |
|
|
 |
samerali
Registrado: 03/10/11 Idade: 42 Mensagens: 35 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 9:01 pm Assunto: |
|
|
eu acho q essa planta naum dah um bonsai tão cedo ...plante-a num lugar grande para crescer ...esquece dela por um bom tempo , os ficus benjamineas brotam bem de madeira velha ...espere muitos novos galhos em baixo ...ai sim da pra pensar em oq fazer ...por hora eu esperaria ela se recuperar , estava muito largada no viveiro ...perdeu as folhas e galhos baixos ...esta com pouquissima copa ...se fosse minha planta colocaria num vaso bem grande sem nem tirar o torrão q esta e adubaria bem(overfeding) por pelomenos 2 anos pra dai pensar em alguma coisa e mesmo assim acredito que esperaria mais tempo,soh faria um replantio para uma bacia ainda maior ...ai depois sim começaria a trabalhar ...mais naum desanime ,bonsai eh assim mesmo ..demora ..e essa demora eh muito positiva pois nos dah tempo de estudarmos mais e mais e na hora de fazer algo estamos seguros do q queremos para aquela planta especifica ...e mesmo assim muitas vezes nos arrependemos de naum termos esperado mais um pouco antes de fazer uma intervenção mais drastica .
boa sorte!! |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 11:30 pm Assunto: |
|
|
samerali,
agradeço a contribuição.
Bom, eu fiz um alporque em uma das extremidades, pois vejo um potencial nela. Penso em ir fazendo alporques em várias partes no decorrer do tempo, até restar a parte de baixo, que como você falou, galhos irão aparecer. Pelo menos foi a estratégia que criei e pensei que poderia dar certo. Aceito ( com toda certeza) sugestões!
abraços |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 1:04 pm Assunto: |
|
|
Aguiar, mais do que fazer alporques desta planta, meu conselho seria você dar uma vasculhada na redondeza para ver se acha alguma árvore de ficus e que possa cortar uns galhos mais grossos para fzer estaca. Vai adiantar o trabalho e pode ter uma muda com maior potencial enquanto aguarda o crescimento desta sua.
Iniciar com uma planta com tronco mais grosso e não tão reto permite a formação de um bonsai melhor e em menos tempo.
Eu pensaria em deixar a base da planta com uns 10cm de tronco para reiniciar a ramificação e a partir daí trabalhar ela do zero, deixando engrossar por um bom tempo. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 5:45 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Aguiar, mais do que fazer alporques desta planta, meu conselho seria você dar uma vasculhada na redondeza para ver se acha alguma árvore de ficus e que possa cortar uns galhos mais grossos para fzer estaca. Vai adiantar o trabalho e pode ter uma muda com maior potencial enquanto aguarda o crescimento desta sua.
Iniciar com uma planta com tronco mais grosso e não tão reto permite a formação de um bonsai melhor e em menos tempo.
Eu pensaria em deixar a base da planta com uns 10cm de tronco para reiniciar a ramificação e a partir daí trabalhar ela do zero, deixando engrossar por um bom tempo. |
Nikkei, valeu pelas dicas!
Bom, eu já tenho algumas estacas de ficus retusa, que foram tiradas de árvores daqui da região, mas nada com calibre grande. A mais grossa tem a espessura de 1 cm.
Bom quanto os alporques que pretendo dar nessa planta, é para justamente ao final (e dando tempo ao crescimento) deixar uns 10 cm de tronco como você indicou. Porque aí eu poderia resgatar uma parcela da planta toda.
Nesse caso, de fazer logo a poda drástica, o que sobrasse eu partiria em pedaços menores e colocaria em areia para fazer estacas? Acredito que por ser ficus e suportar bem essas intervenções seria bom aproveitar as "sobras".
Vou procurar galhos grossos pela cidade! Qualquer calibre pega fácil em ficus?
Abraços |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Nov 10, 2011 11:08 am Assunto: |
|
|
calibre um pouco maior que cabo de vassoura vai fácil. Maior do que isso pode dar certo também, coloque somente em areia grossa, não precisa de mais nada _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|