|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 7:31 pm Assunto: |
|
|
não tem problema não Jair abraços... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 11:07 pm Assunto: |
|
|
marcio gabiatti escreveu: | amigo Elio e Filipe, uma duvida se eu fizer um alporque no ponto que vcs indicarão eu não terei uma arvore muito baixa não? |
Márcio, ficará proporcional conforme a espessura do tronco. E, não esqueça de que ela irá alongar coma copa.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 12:43 am Assunto: |
|
|
1/3 de tronco e 2/3 de copa e o ideial.
siga os conselhos do elio para proseguir com a alporquia, se possivel coloque um disco logo abaixo da parte superior do anel, n'ao tenho imagens... sei que algumas pessoas j[a postaram aqui no forum mas n'ao lembro quem s'ao e fica dificil achar o post, tomara que alguem complete a ideia.
as podas para formacao seguem na figura abaixo.
cada linha dessa seria uma poda, a linha mais baixa a primeira poda de forma;'ao, apos os galhos podados ramificarem podaria na segunda linha depois na terceira e assim por diante ate ter uma copa bem densa.
obs; meu teclado desconfigurou... ja escrevo maus, sem ponto virgula etc.. fica dificil
vlw abracos _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 8:13 am Assunto: bonsai |
|
|
Se sua intenção é o Hokidachi, então não irá ficar com um tronco muito pequeno, como equivocadamente voce pode pensar. Nesse estilo existem inumeras variedades de construção, e uma delas incorpora esse formato, sem problema algum. Além disso, ao fazer o alporque, voce obtém novas e preciosas raízes que com um bom volume e distribuídas em toda a volta do tronco, criarão um belo nebari radial, que é um forte atrativo nesse cultuado estilo clássico. Veja os exemplares abaixo, em que a caracteristica do tronco baixo é atrativa e compõe bem:
Na imagem abaixo, uma boa formação estrutural, tronco baixo, aliados a um nebari radial:
Como pode ver, o tronco baixo e atarracado é um reforço ao estilo, pois confere imponencia e força para a arvore, visualmente falando. Eis uma sequencia de construção interessante:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 6:03 pm Assunto: |
|
|
Amigos Elio, Filipe e Nickyfury quanto a duvida em relação ao tronco baixo esta muito bem sanada, porem quanto ao disco que o Filipe falou ainda restão duvidas rs esse disco e colocado depois da alporquia? ou é antes como vc me orientou no topico da minha Bougainvillea Filipe?
Ha falar em Bougainvillea espero o seu topico sobre a sua ok... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 8:01 pm Assunto: |
|
|
rapaz,
na verdade, nem antes nem depois, é durante!
ao fazer a alporquia. vou tentar fazer uma nesse esquema aqui em casa e postar as fotos.
já estou te devendo uma postagem, mas to com muito serviço agora, vou tentar fazer durante a semana e postar as duas.
vlw
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 07, 2011 12:37 am Assunto: |
|
|
ok amigão fico no aguardo, mas pelo que eu entendi feito o anel na planta, coloco o disco na parte que foi feito o anel, é mais ou menos isso? _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Nov 07, 2011 2:21 pm Assunto: |
|
|
Márcio, eu usava a técnica (postei foto no fórum, só não sei mais onde), que consistia num disco de plástico duro, com um furo no meio com o diâmetro do tronco. Fazia um corte reto de fora para dentro até o centro do disco.
Colocava no alporque (antes do esfagno) bem junto à parte de cima de onde o tronco foi descascado. Depois cobria com esfano, plástico, etc.
Com isso, as raízes, ao nascerem, não desciam rente ao tronco mas, ao encontrarem o disco, se posicionavam radialmente.
Tudo isso para criar uma sistema radicular radial.
Abandonei essa técnica porque achei uma melhor, que consiste em:
Em lugar do esfagno, uso vermiculita e sem o disco de plástico.
Com isso, ao retirar o alporque, basta chacoalhar a planta que a vermiculita cai sozinha (fato que com o esfagno não acontecia). As raízes ficam livre e soltas. Corto o toco que ficou embaixo das raízes, bem rente às novas raízes.
Coloco um disco de madeira MDF embaixo do tronco e parafuso no tronco, dispondo as raízes em cima do disco, radialmente.
Funciona melhor e mais facilmente.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 09, 2011 3:00 pm Assunto: atualizando... |
|
|
Amigos Nickfury, Elio, Filipe e demais, fiz a primeira intervenção.Primeira poda, deixei duas gemas em cada galho, achão que poderia ter encurtado mais os galhos???
[/img] _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Nov 11, 2011 10:41 pm Assunto: |
|
|
Boa escolha Marcio.
Já fiquei imaginando um mame. Vai ficar show.
Aqui os trabalhos do Cristian Ross, aqui do Rio Grande do Sul:
isto para ilustrar que podemos sim ter um belíssimo trabalho com uma planta de tronco fino. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 4:14 pm Assunto: |
|
|
Valew amigo Ricardo, Belo mame inspirador. O ulmus é uma delicia de trabalhar ja esta com uma boa brotação, logo mais vou vou fazer o alporque.. abraços.. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|