FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de Paineira. Será que vinga?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2011 2:20 pm    Assunto: " Responder com citação

Prumo, não há o que desculpar. Afinal, todos temos direito a nossa opinião sobre tudo nessa vida, principalmente quando referente ao que cultivar visando o bonsai. Em parte ate´concordo com voce, vez que algumas espécies são particularmente dificeis de serem cultivadas e trabalhadas, visando uma forma ao mesmo tempo harmonica e com boa estética visual, como é o caso de algumas frutiferas, como a Jaqueira, o Pequizeiro, o Jatobá, dentre outras.

Eu ressalto a importancia de estarmos sempre opinando a respeito, no sentido de não desestimular nenhum forista/bonsaista, vez que é particularmente dificil para muitos obterem mudas das espécies tradicionais no bonsai japones, como o acer, o pinheiro negro, ulmus, zelkova, etc. Até mesmo algumas nativas são inalcansáveis para uma minoria, que então "prefere" buscar opções dentre nativas consideradas "exóticas" por assim dizer, com graus variados de dificuldade quanto ao cultivo e conversão dentro dos padrões estéticos do bonsai.

Mas fora isso, sempre busco recomendar que o forista/bonsaista pesquise bastante todo e qualquer material referente à espécie de sua escolha, antes de enveredar nas tentativas do cultivo, muitas vezes dificultosas a ponto de desestimular quem tenta. No que pese a paineira, não existem variedades quanto ao tipo de arvore, mas apenas na tonalidade das flores. Os espinhos são uma caracteristica peculiar da espécie e está presente sempre, algumas vezes em grande quantidade, quando a planta é nova e está ainda em desenvolvimento/crescimento, e menos intensos quanto a planta é mais velha. Mas isso não é uma regra e é possível que ocorra espinhos de uma forma ou de outra.

Algumas espécies de suculentas, por exemplo, que muitas cultivadores insistem em chamar de bonsai, como vemos com a crassula, a portulacaria, a Adenium (rosa do deserto), dentre outras, para mim, por mais semelhança que apresentem com um bonsai, não passam mesmo é de kusamono. Mas isso, é claro, é minha opinião pessoal. Vá dizer aos cultivadores que sua suculenta em forma de bonsai, com galhos bem distribuídos, estilizada dentro dos padrões rigidamente estéticos da escola classica japonesa não é um bonsai....rss

Como voce, não faço crítica ao trabalho de quem as cultiva e insiste em dizer tratar-se de bonsai. Apenas não tenho a mesma opinião nesse sentido, mas sempre irei procurar estimular o cultivador, quando não com minha opinião pessoal favorável, ao menos com dicas e idéias ou um pouco da experiencia que tenho com o cultivo, para auxiliar de alguma maneira a que tenha sucesso na empreitada, incluso mostrando exemplares que sei serem cultivados por outros bonsaistas (como o grande amigo Chaddad, que adora "inventar" modas, rss).

Quanto ao ipê, tempos desses durante um dos eventos no Atelier do Dom Mario, o bonsaista Renato Bocabelo apresentou um bonsai dessa espécie, que ele cultiva há "trocentos" anos, e que fez questão de mostrar aos presentes, ministrando uma "aula" sobre suas dificuldades de cultivo com a espécie, de maneira a prestar um pequeno auxilio aos que, como ele, insistem em ter nativas exóticas no viveiro.... Eu cultivo há alguns anos um pau brasil, que tento, duramente, manter dentro do estilo literati. Mas, para ser sincero, é tanta canseira que qualquer hora dessas planto no chão e "esqueço" por lá. rss

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: