|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edmarcos
|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 8:10 pm Assunto: Meu pimeiro Bonsai |
|
|
Amigos, boa noite
Plantei algumas sementes e tenho 3 mudas de Canafístula com uns 5 cm cada. Quero fazer bonsais das mesmas.
Li algumas coisas nos tópicos mais é tudo muito complicado para um iniciante.
Gostaria de uma ajuda no que diz respeito à condução das mudas. Onde plantar no início, quando levra para o escorredor, etc.
Em quanto tempo, mais ou menos, eu terei um bonsai?
Desde já agradeço, |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 9:33 am Assunto: |
|
|
edmarcos
Canafístula é uma planta não é a mais indicada para iniciantes... ela é uma árvore linda em tamanho natural, mas em bonsai apresenta dificuldades devido ao tamanho das suas folhas e a forma que os seus galhos se dispõem (ramificação).
Mas não desista da canafístula. Caso elas estejam em sementeira ou em um vaso pequeno, quando elas estiverem bem formadas (10 a 15 cm) transfira para um vaso maior. No caso de estarem em um vaso grande, aguarde a primavera do ano que vem para transplantar para a terra (se possível).
E aí é aguardar uns dois a três anos elas crescerem... aí você vai ter um pré-bonsai, ou seja, vai levar um tempo para você ter um bonsai.
O ideal no bonsai e escolher árvores com folhas pequenas e já formadas. Você pode passar em uma floricultura ou loja de paisagismo e comprar mudas de ficus, pingo de ouro, buxinho... são boas plantas para iniciar. Evite os "bonsais" de supermercado.
Tem ainda a possibilidade de estaquia, alporquia e a coleta na natureza (yamadori)
Agora é ler, aprender, estudar, experimentar, conversar com que já tem experiência e ter paciência, paciência e paciência...
Abraços |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 12:14 pm Assunto: |
|
|
Edmarcos,
pode seguir os conselhos do nosso amigo prumodeq que dará tudo certo.
se puder também coloca umas fotos das plantas depois delas brotarem.
abraço. _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Ter Nov 08, 2011 9:03 pm Assunto: Meu primeiro bonsai |
|
|
Meu amigo, obrigado pelas dicas.
Fico pensando que comprar uma muda em uma floricultura é muito fácil mas crio que eu esteja engandao, vendo seus comentários.
Eu pensava que fazendo assim eu não poderia dizer que eu fiz um bonsay entende......
O ficus que vc me sugeriu por exemplo eu já compraria e o colocaria no escorredor?
valeu pelas dicas.
prumodeq escreveu: | edmarcos
Canafístula é uma planta não é a mais indicada para iniciantes... ela é uma árvore linda em tamanho natural, mas em bonsai apresenta dificuldades devido ao tamanho das suas folhas e a forma que os seus galhos se dispõem (ramificação).
Mas não desista da canafístula. Caso elas estejam em sementeira ou em um vaso pequeno, quando elas estiverem bem formadas (10 a 15 cm) transfira para um vaso maior. No caso de estarem em um vaso grande, aguarde a primavera do ano que vem para transplantar para a terra (se possível).
E aí é aguardar uns dois a três anos elas crescerem... aí você vai ter um pré-bonsai, ou seja, vai levar um tempo para você ter um bonsai.
O ideal no bonsai e escolher árvores com folhas pequenas e já formadas. Você pode passar em uma floricultura ou loja de paisagismo e comprar mudas de ficus, pingo de ouro, buxinho... são boas plantas para iniciar. Evite os "bonsais" de supermercado.
Tem ainda a possibilidade de estaquia, alporquia e a coleta na natureza (yamadori)
Agora é ler, aprender, estudar, experimentar, conversar com que já tem experiência e ter paciência, paciência e paciência...
Abraços |
|
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 11:37 am Assunto: |
|
|
edmarcos
Veja bem, sou um iniciante que está camelando pela trilha do bonsai... talvez esteja errado, talvez não, mas penso assim:
Depois que é contaminado pela febre do bonsai, uma das coisas que mais empolgam é estar junto com as plantas, aplicar aquela técnica lida naquele livro, executar aquela poda, aramar, desfolhar... etc, etc, etc...
E para isso, quanto mais mudas melhor, pois aplicar tudo a uma mesma árvore vai implicar em uma única coisa: perder a planta. E trabalhar com mudas já crescidas ao invés de plantar a partir da semente, tem-se uma economia de no mínimo 3 anos...
Já a distância entre a muda e o bonsai é bem longo, só uma muda bem conduzida vai se tornar um bom bonsai, assim trabalhar à partir de pré-bonsai economiza parte do processo e não tira o mérito quando consegue-se um bonsai vistoso.
Mas também plante à partir de semente, é uma atividade prazerosa ver a germinação, crescimento... assim como a partir de estacas, alporquia. Com certeza daqui dez, vinte anos é um orgulho ainda maior dizer "eu que fiz todo o processo".
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|