FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Juniperus Procumbens 7 anos
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 11:31 am    Assunto: Juniperus Procumbens 7 anos Responder com citação

Este jacaré foi comprado a quase 1 ano como uma muda, transplantado e trabalhado agora está como na ultima foto tirada hoje.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 12:53 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Exelente! esta andando certo, parabéns, bela planta..... Wink
Abraço..... Wink
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 09, 2011 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Valew, eu quero mudar o visual dela, aceito sugestões!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 9:05 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Thomas, explique melhor o que voce pretende ao dizer que quer mudar o visual dela. Shocked

Na minha opinião, a principal mudança poderia ser criando um ligeiro movimento sinuoso no tronco, que está apenas inclinado em direção da borda. Para conseguir isso, voce terá que usar um arame bem grosso, enrolando-o bem, após garantir que fique fixado bem no fundo, prendendo nas raizes. Assim, com um alicate exercendo pressão sobre o arame, poderá então criar o movimento que citei.

Em seguida, usando arames mais grossos poderá aramar todos os galhos e dar a eles movimentos sinuosos tambem, seguindo a mesma orientação do tronco, buscando tambem baixá-los um pouco, pois estão em oposição total ao galho que desce na cascata e sem movimento algum. A sinuosidade é uma caracteristica natural dessa espécie, que buscamos reproduzir quando a educamos como bonsai, para que fique mais parecida com o que vemos na natureza onde ela cresce. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Para facilitar seu trabalho de aramação, vc deverá primeiro realizar uma poda de limpeza, deixando os galhos mais leves e com espaçamento maior, ou seja, menos densos do que estão agora. Assim, poderá enrolar mais facilmente o arame e buscar o movimento sinuoso neles sem nenhum problema. Essa poda irá permitir ainda que luz e calor solar cheguem em todos os pontos da planta, o que influi em seu desenvolvimento, permitindo novas brotações nos pontos necessários.

Para voce ter uma noção correta de como proceder, veja as imagens no link abaixo, que mostram um junipero procumbens como o seu, desde seu ponto inicial até a finalização:

http://bonsai-passion.co.uk/2011/01/25/juniperus-procumbens-bonsai/

Para comparar tambem, veja um trabalho de limpeza que foi executado na planta mostrada na imagem abaixo:

Dois pontos importantes: o minimo de galhos é que faz o bonsai, não o máximo. E o galho que desce, garantindo o estilo kengai, deve ser dividido em estratos ou patamares, que podem ser em oposição (lado contrário e sem ser no mesmo ponto de saída) ou sobrepostos, a critério do cultivador. Importante que devem ser "limpos" do excesso de acículas (agulhas que fazem a folhagem dessas coníferas), e receberem movimento sinuoso compatível com o galho que desce e com o restante da planta, para harmonizar o conjunto.

Veja essa outra planta, em que até os galhos jin receberam arame para ficarem mais sinuosos:

Um exemplo a ser evitado: não deixe a parte superior mais densa que a cascata, e não deixe a cascata com poucos estratos, a não ser que o galho que desce receba movimentação bem mais sinuosa que na imagem abaixo:

Evite tambem criar patamares ou estratos em formato de "bolinhas", como mostra a imagem abaixo:

Se temos exemplares ruins, temos outros excelentes. Veja a imagem abaixo, por exemplo, como sua planta ficará se vc realizar as intervenções dentro do que sugeri acima:

[img]Juniperus procumbens indica
Exhibitor: Matt Sadowski, Laubsch Bonsai Society [/img]

Outro ótimo exemplar, participante do concurso promovido pelo Atelier:

É muito importante dar ao galho que desce um movimento bem sinuoso:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Muito boa suas intervensões, vou seguir as orientações... E acho dificil trabalhar os galhos finos pois sempre estao cheio de agulhas e isso dificulta o trabalho, pelo menos comigo.
A segunda foto foi tirada domingo, portanto é como a planta se encontra.
Abrs
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 8:06 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Thomas, sei da dificuldade em pinçar as acículas menores, dentro dos galhos finos, mas a verdade é que é preciso fazer isso, para garantir novas brotações e o crescimento/desenvolvimento desses galhinhos. Não fazer, porque espetam ou incomodam, só atrasa o desenvolvimento da planta. Voce pode tentar a retirada com o uso de pinças, ao invés de usar os dedos. Comece removendo as acículas secas primeiro, depois vá aumentando.

Observe bem o ponto onde as acículas nascem, preservando quando houver um pequeno ajuntamento delas, pois aí geralmente nascem novos brotos que dão origem a galhos. O correto é segurar o galhinho com os dedos, abrindo suas escamas em um leque horizontal, não importando o sentido de crescimento. Com a pinça ou a ponta dos dedos, retire o excesso na parte superior e na parte inferior, deixando apenas um minimo na forma horizontalizada, ou seja, no leque.

Observe a imagem abaixo, ampliada. Ela apresenta acículas que não irão se tornar galhos e outras que sim. Essas é que devem ser preservadas, mas apenas se vc pretender um novo galho onde elas estão. Senão, o melhor é retirar enquanto estão no nascedouro ainda:

Além da pinça, voce pode tentar o processo usando uma ferramenta muito prática, que geralmente usamos para desfolha (cortando o pecíolo -talinho):

Após uma boa limpeza, os galhinhos devem ficar mais ou menos assim:

Repare como ficaram mais leves e bem distribuídos ao longo do galho principal:

E se voce pensa que essas acículas espetam, é por que ainda não tentou pinçar as acículas do junipero rígida, que os japoneses chamam de Toshô. Essas são ainda piores que as acículas do J. procumbens, que é a variedade da sua planta. Em meu viveiro cultivo tanto um quanto o outro. Veja o J.procubens:

Em seguida, um dos meus Tosho:

Como pode ver, espetar as pontas dos dedos é de menor importância, quando podemos fazer algo de bonito com nossos Juniperos, seja qual for a variedade deles. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

Belas plantas, preciso dar uma limpada na minha, irei fazer isso semana qur vem pois estou ausente essa semana.
Obrigado pelas orientações!! Wink
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, seguindo as orientações resolvi dar início a remodelagem, peço a ajuda de vocês pois tudo que foi feito foi em vão, o galho se partiu e essa linda cascata que eu admirava secará em 1 semana.
O galho continua ai, mas a casca se rompeu atras e só um milagre para ela sobreviver.
Bom, assim como a planta ficou, nao limpei a copa pois assim que o galho secar vou pensar em como aproveitar o que restar.

E uma projeção do inevitável destino (projeção mal feita no PS):

E como ela estava antes...

Quem puder ajudar com ideias para o que restou da planta eu agradeço.

Abrs
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2011 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Poha, milagres acontecem, quando eu arranquei a casca, nao removi ela ateh o miolo no tronco, sobrou uma pelinha, e incrivelmente essa pelinha milimétrica e com menos de 1 cm de largura nao deixou o galho morrer, agora é só cuidar para que ela aguente alimentar o galho imenso...
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 8:15 am    Assunto: Responder com citação

Vou acompanhar!
Tenho uma dessas também e estou aprendendo muito com esse post.
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 9:43 am    Assunto: Responder com citação

Acompanhando. Boa sorte com a sobrevivencia do galho!
Wellington Giacomin

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando!!
Parabéns!
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 2:54 pm    Assunto: pinheiro Responder com citação

POSTAGEM REMOVIDA PELO AUTOR

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)

Editado pela última vez por marcelo bh em Qua Nov 09, 2011 9:16 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Ja faz 20 dias amigo, como coloquei na mensagem abaixo das fotos, ela esta se recuperando sozinha, fds vou dar continuidade na forma dela...

abrs
Leonardo de Macena Couto

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 7:23 pm    Assunto: Procubens em cascata Responder com citação

Essa é minha primeira planta trabalhada no estilo cascata, ao ver a postagem dela no meu blog, um amigo me indicou o fórum para eu dar uma olhada...
Quanta inspiração!!
Parabéns a todos!!

Antes

Depois

Abraços a todos,
Leonardo Couto
www.leonardocoutoartebonsai.blogspot.com
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: