|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Braz

Registrado: 16/02/08 Idade: 54 Mensagens: 54 Localização: Linhares - ES
|
Enviada: Qui Nov 10, 2011 7:03 am Assunto: Escultura Lenta |
|
|
Essa semana começou a rolar umas postagens sobre poemas sobre "Bonsai", eu há muito tempo eu assistia ao video "Escultura Lenta" e gosto muito da mensagem que o video passa, porém eu resolvi traduzir do espanhol para o português,facilitando o entendimento dos que não compreendem o espanhol.
ESCULTURA LENTA
Muitos manipulam árvores, e logo as vendem.
Muito poucos amam e criam um Bonsai, e jamais os vendem.
Somente alguém que ama um Bonsai sabe o que isso significa: Sabe que existe algo de exclusivo e individual na essência da "sua árvore", porque este é um ser vivo, e o que está vivo evolui, cresce e muda.
Portanto, quem ama um Bonsai percebe que há muitas formas em que a "sua" árvore ira se transformar. E vê a "sua" árvore, e em sua mente vai existir certas extensões e extrapolações do que se vê, e então começará a fazer que elas aconteçam. Coloca água aqui e luz ali, corta deste lado, estica com arame naquele outro.
Mas... "A" árvore não é tão “sua” o quanto parece ser, "sua" árvore tem sua própria visão de si mesmo, "seu" Bonsai fará apenas o que como árvore pode fazer e resistirá até a morte na vontade que o "seu" criador faça outra forma, e que faça em menos tempo do que é preciso. E aumentará as suas perguntas e demandas e abertamente rejeitará a visão do criador que não corresponde com a sua, será rebelde, às vezes, se o "seu" criador for teimoso, contra o arame, contra uma determinada poda, ou talvez contra a pouca ou muita água, ou ao excesso ou a pobreza de luz. Desejará mesmo, às vezes, que a faca que o corta um de seus ramos pequenos corte também um pouco sobre o dedo de "seu" criador e sua seiva e o sangue de "seu" criador se misturem, criando uma espécie de água nova e viva. De que existe em ambos o Bonsai e Criador e evoluam, cresçam e mudem.
A tarefa de moldar um bonsai é, portanto, um compromisso mútuo e uma forma de cooperação. Um homem não pode criar um bonsai sem que esse o aceite, um bonsai não pode criar a si mesmo sem a ajuda do homem. Por isso é necessário que se falem entre si, ensinem um ao outro os seus segredos, se compreendam e tomem juntos as melhores decisões.
O homem que ama ao "seu" Bonsai memorizá-lo em cada um dos seus galhos, seus ângulos e suas envergaduras. E acordado durante a noite, muita das vezes a longas distâncias, lembra-se de um detalhe ou outro, e faz planos. Com arame, com água, com luz, com diferentes inclinações, plantando musgos para reter a água ou raízes que crescem expostas na terra e explica a "sua" árvore que o ele deseja fazer.
Se a explicação foi devidamente passada e se existe a adequada compreensão do que está buscando, o Bonsai obedecerá e cooperará... Quase sempre. Pois é inevitável que como árvore tenha suas próprias observações e faça a sua variação individual, nascido pelo respeito que ele tem de si mesmo: "Muito bem, farei o que tu queres, mas eu vou fazer da minha maneira". Para cada uma destas variações o Bonsai estará disposto a oferecer uma explicação para o "seu" criador e lhe fará compreender que tais variações seriam desnecessárias se a sua compreensão tivesse sido mais ampla.
Será sempre um diálogo paciente, cheio de sentidos e recompensas. Para revelador e criador, em ambos os sentidos...
Por isso, o Bonsai é a escultura mais lenta que existe e chega a duvidar de quem está sendo esculpido, se é o Bonsai ou o homem que o cria.
É mesmo ou muito mais, quando um pai ama a seu filho, ou um professor ao seu aluno, ou um terapeuta ao seu paciente, ou um servidor social e espiritual a quem o segue: A forma como se faz algo é mais importante do que é feito quando esta no lugar das pessoas e deseja obter resultados. A gente todavia muito mais do que um Bonsai é algo vivo susceptível de evolução, mudanças e crescimento. E assim como iniciar um bonsai não é geralmente forte e saudável que é escolhido, mas o que é doente e torcido que pode chegar a adquirir a forma mais harmoniosa, assim ou mais se sucede para um ser humano: que aparentemente apresentam mais carências, deficiências, durezas ou rebeldias, é quem pode chegar a ser o melhor filho, o melhor aluno, o paciente mais saudável ou seguidor mais responsável e comprometido. Isto é o que temos que lembrar quando se tenta fazer algo com a humanidade ou com um ser humano.
Você tem que jogar água de um lado da sua filha, ou girar para o sol aquele aluno, ou diminuir a umidade com um pano daquele doente, ou afrouxar o arame muito apertado, ou apertar se estiver muito frouxo, naquele grupo de seguidores. Devemos tratá-los com maior e melhor amor do que você tem todavia a um Bonsai e passará a ser a maravilha que temos vistos neles e sempre e quando desejamos ser eles mesmos, e se tomarmos o tempo e os cuidados necessários.
Se fizermos isso, ao filho, ao estudante, ao paciente, ou ao apóstolo, nos começará a ver também nos outros como uma espécie de árvore, também como algo vivo, que evolui, muda e cresce. Talvez com alguns ramos rígidos e retorcidos, que se lastimam achando não ter remédio. Como alguém que poderia se transformar num pai ou num professor ou num terapeuta, ou servidor social ou espiritual verdadeiramente valioso, confiável, digno de amor e respeito. E começará a liberar a sua água para outros e sua luz e saiba cortar aqui e ali, ou a puxar com a corda ou empurrar com o arame, talvez esse decida sangrar um pouco e misturar seu sangue com a seiva nossa, e venha forma assim uma água nova que faça crescer a ambos...
E descobriremos, felizes e orgulhosos, por ter sido milagrosamente convertido em que nos pretendíamos e veremos a nos mesmos transformados, como uma maravilha, um Bonsai surpreendente e belo.
E saberemos assim, com toda certeza que... Duas árvores doentes e retorcidas, pai/filho, professor/aluno, paciente/terapeuta, o servidor/ apóstolo... podem e devem chegar a ser Bonsai um do outro...
Há muitos pais biológicos, porém, papais há pouquíssimos...
Há muitos professores, porém, muito pouco maestros...
Há muitíssimos médicos, porém, muito pouco curadores...
Há muitos líderes, porém, muito pouco servidores de seu povo...
E você, O que ou quem você é? Você acha que duas árvores doentes e retorcida podem chegar alguma vez ser Bonsai um do outro?
Baseado em “Escultura lenta”, de Theodore Sturgeon
http://universidaddela4arepublica.blogspot.com/search/label/ESCULTURA%20LENTA
abs e boa leitura |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Nov 10, 2011 12:24 pm Assunto: |
|
|
Quem tiver um tempo para ler... Não vai se arrepender...
Eu já tinha visto o vídeo e já sabia a tradução... Mas lendo, parece que passa outra mensagem...
Parabéns pela postagem..
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Braz

|
Enviada: Qui Nov 10, 2011 2:37 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald,
Muito obrigado!!
Como o video tem aproximadamente dez minutos, muitas pessoas acabam não prestando a atenção na mensagem, mas eu já o assiti dezenas de vezes e não me canso de assistir.
abs, |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Nov 10, 2011 5:02 pm Assunto: |
|
|
Braz escreveu: | Mcdonald,
Muito obrigado!!
Como o video tem aproximadamente dez minutos, muitas pessoas acabam não prestando a atenção na mensagem, mas eu já o assiti dezenas de vezes e não me canso de assistir.
abs, |
Verdade Braz...
Mas talvez seja por estar em espanhol. Eu vivi vário anos viajando pela Améria do Sul e só entendo mesmo o Castellano... Mas dá pra entender quase tudo do espanhol tb....
Já pensou em colocar legendas nele? O público vai adorar... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Braz

|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 8:41 pm Assunto: |
|
|
Citação: | Verdade Braz...
Mas talvez seja por estar em espanhol. Eu vivi vário anos viajando pela Améria do Sul e só entendo mesmo o Castellano... Mas dá pra entender quase tudo do espanhol tb....
Já pensou em colocar legendas nele? O público vai adorar... |
Macdonald, vou ver se consigo arranjar um tempo pra fazer o sugerido, acredito que vai trazer mais interesse ao video.
abs, |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Nov 17, 2011 9:02 am Assunto: |
|
|
Texto nota 10, agora legendar o vídeo seria excelente. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Nov 17, 2011 9:21 am Assunto: |
|
|
Inspirador. E obrigado por ter compartilhado conosco. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|