FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvida de iniciante: Que planta é essa? Como cuidar?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
VGontijo



Registrado: 08/11/11
Mensagens: 3
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 4:13 pm    Assunto: Duvida de iniciante: Que planta é essa? Como cuidar? Responder com citação

Ganhei este bonsai e estava abandonado, não sei a quanto tempo e não sei qual a especie.

Comecei a cuidar dele .. dei uma poda pra melhorar o aspecto e uma poda leve de raízes ele melhorou muito o aspecto ...

Alguém pode ajudar a reconhecer esta especie?
Alguma ideia de como cuidar dele?







Obrigado a todos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 65
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Nov 09, 2011 4:41 pm    Assunto: Responder com citação

Gontijo, esta planta é uma Serissa. É uma ótima espécie para bonsai e o que você tem aí é um ótimo material para chegar a um bonsai. Dá para deduzir que estou dizendo que para esta planta estar estilizada como um bonsai de fato ainda falta bastante. Neste fórum e na net há várias matérias que falam do cultivo desta planta, para não me alongar sugiro que pesquise aqui no fórum pela ferramenta de busca, que está acima no topo da página e na net em geral pelo nome serissa bonsai.
Como disse, para chegar a uma forma adequada de bonsai, a um estilo definido, terá que fazer uma seleção de galhos, aramação, posicionamento, poda, enfim, para atingir o estilo imaginado. Mas o material que tens aí é muito bom e vale a pena investir nele. Pela rápida reação desta espécie, em pouco tempo poderá ter um lindo bonsai.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 7:47 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Gontijo, o nobre Elio, além de esclarecer voce sobre o nome da espécie, aliou a isso excelentes informações que irão permitir a voce obter o melhor com sua planta. Para somar, sugiro a voce fazer um reenvase, aproveitando que estamos na primavera, época excelente para isso.

Nesse sentido, retire a planta do vaso atual, jogue fora todo esse substrato, lavando em seguida as raízes da planta, deixando-as totalmente limpas livres de resíduos negativos desse substrato. Em seguida, faça o replantio, cuidando antes de lavar bem por dentro esse vaso, para eliminar impurezas. Vede o orificio de drenagem com um pedaço de tela plastica, preencha parte do vaso com novo substrato, depositando em seguida as raizes da planta, ordenando-as radialmente (isto é, em volta do tronco), em seguida cubra as raizes com o restante do novo substrato, depositando a planta em uma bacia contendo agua, para molhar adequadamente tanto o substrato quanto as raízes.

Um bom substrato deve conter: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, carvão e casca de pinheiro seca. A terra granulada pode ser obtida via fragmentação de cupinzeiros, que voce deve antes quebrar e queimar numa vasilha, para eliminar impurezas, insetos e sementes de capim. Deixe secar ao sol, em seguida use na mistura. Se não tiver cupinzeiros, use a terra retirada do fundo de um buraco cavado no chão, uns 50cm abaixo da superficie. Peneire a terra e conserve os granulos, secando ao sol para endurecer. Nesse caso, a mistura deverá conter apenas uns 10% de terra granulada, e no caso do cupinzeiro, pode ser de até 40%.

Após o replantio, coloque a planta em local semi sombreado, para recuperar bem, por umas duas semanas, podendo depois ser posta ao sol pleno, o dia inteiro. A rega deve ser diária, pois a composição do substrato é bem drenante. Encharque sempre durante a rega, de preferencia realizada ao final da tarde. Não é preciso nem necessário realizar podas nos galhos ou raízes, por enquanto. Ao replantar, posicione o tronco num sentido mais vertical, pois atualmente está muito caído.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
VGontijo



Registrado: 08/11/11
Mensagens: 3
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Qui Nov 10, 2011 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas!!!

Foram muito valiosas !

Aplicarei as dicas e em breve retorno com noticias!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 42
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2011 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

Belo material, boa sorte na condução!!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 59
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 11, 2011 4:20 pm    Assunto: Responder com citação

E no mais ... estude .. muito .. leia tudo o que encontrar sobre bonsai , aqui mesmo no forum vc terá muitas infirmações para se iniciar nesta arte. Faça experiencias , pratique , tente , observe como reagem suas plantas ao trato .. ou a falta dele ... Este é um universo é vasto, rico e viciante... Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/09/11
Idade: 40
Mensagens: 757
Localização: Uruguaiana-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 16, 2011 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil