|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 11:27 am Assunto: YOSE UE, Serissas do compradre RONI |
|
|
Sexta-feira é um dia tão bom quanto qualquer outro para fazer bonsai. Por isso, meu amigo e compadre, bonsaista/forista Ronivaldo veio até minha residência trazendo consigo uma bandeja rasa, comprada via net e confeccionada pelo ceramista Jorge Ribas. A intenção dele era que eu cedesse algumas serissas para compor um bosque, projeto que ambicionava há algum tempo e que, para concluir, faltava tão somente o recipiente adequado.
Após analisar detidamente o formato de algumas serissas que cultivo em meu viveiro, optamos por selecionar algumas que cresciam há alguns anos num escorredor:
Sendo a bandeja um tanto quanto rasa, tivemos que eliminar uma grande quantidade de raízes primeiramente, mantendo apenas um minimo para garantir a integridade de cada planta:
Essas serissas estavam no escorredor há uns tres anos, tendo ocorrido certa fusão em suas raízes, de modo que teriamos que cortar algumas, para liberar as mais interessantes:
Nesse tipo de poda de eliminação de raízes é preciso trabalhar rápido, e vez ou outra irrigar as raízes, para evitar que a perda hidrica não seja tão severa e comprometa o trabalho de recuperação posterior do conjunto:
Após cortar fora as raízes mais grossas, fizemos um posicionamento na bandeja com o grupo inicial, para decidir quem fica e quem sai:
Essas serissas apresentavam uma qualidade razoável quanto ao tronco e estavam com a parte aerea inicial interessante, vez que promovia poda de manutenção sempre que possível nelas, buscando sua densificação. Nesse sentido, poderíamos ter mantido apenas esse grupo, mas para que o trabalho ficasse melhor, decidi eliminar algumas delas e acrescentar outras:
Comentei com o compadre Roni sobre a vantagem de termos diversas plantas, em estágios diferentes de crescimentó/desenvolvimento, o que facilita na hora de compor um bosque bonsai:
Enquanto eu tentava equilibrar as forças antagonicas presentes na bandeja, o compadre Roni clicava as imagens, para registrar o momento mágico da construção de um novo bosque bonsai:
Não havia um projeto pré estabelecido, apenas iamos selecionando as plantas que julgavamos mais interessantes, agregando-as e distribuindo-as de maneira a criar uma situação homogenea em parte, mas em que houvesse tambem uma boa estética visual, ainda que aparentemente o caos fosse o rei "da cocada preta". Nada como buscar o naturalistic:
Temos que cuidar de aspectos relevantes, como a triangulação correta do conjunto, as areas negativas, a proporcionalidade, a area de fuga, o posicionamento de cada tronco, de maneira que não interfira visualmente com o tronco a seu lado, e por aí vai....:
Particularmente gosto de trabalhar com a serissa. É uma ótima espécie, sem espinhos e resistente:
Aos poucos nosso bosque bonsai vai adquirindo um formato peculiar e caracteristico. Daqui a uns dois meses o volume de raízes capilares terá triplicado, preenchendo todo o espaço livre abaixo da superficie. Em um ano, as raízes terão iniciado a fusão, passando o conjunto a funcionar como uma planta única. Findo os tres primeiros anos, iremos cuidar do reenvase:
Posicionadas as plantas, cubrimos as raizes e parte do tachiagari, para garantir estabilidade com um substrato composto por: caco ceramico, pedrisco, terra granulada (cupinzeiro), Bioplant e musgo esfagno (previamente umedecido em superthrive):
Embora perfeição não seja uma exigência, por vezes é preciso mudar alguma coisa para melhor contudo. Nesse caso, tive que substituir duas arvores finas e retas:
Por outras duas, mais robustas e com um ligeiro movimento antagonico entre elas, para agregar estabilidade visual e harmonizar melhor o conjunto:
Em todo caso, pode ser que daqui a dois ou tres anos, quando formos reenvasar, seja preciso substituir ou troca algumas plantas, ou mesmo acrescentar outras, para deixar o bosque mais interessante. A vantagem desse tipo de trabalho com essa espécie em particular, é justamente poder fazer isso, visando sempre uma melhoria. Bem, espero que os colegas foristas apreciem o trabalho e comentem, criticas são sempre bem vindas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 12:41 pm Assunto: |
|
|
Está esplendido!
Parabéns! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 12:54 pm Assunto: |
|
|
MUITO BONITO, PARABENS PELO TRABALHO.
vOU ACOMPANHAR, ATE PQ ESTOU APRENDENDO CADA DIA MAIS COM VCS.
ABÇS |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 5:23 pm Assunto: |
|
|
Ficou muito bonito.
Eu não entendo de bonsai e seu uso em um bosque, por isso ficou um dúvida: porque o centro da bandeja ficou vasio?
Gostei da composição em que tem uma serissa reta mais escura no canto esquedo. Por que a retirou? _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 7:40 am Assunto: bonsai |
|
|
Reinaldo, um bosque bonsai é algo representativo, vez que tentamos mais que mostrar uma arvore "na natureza", empreendemos nos esforços no sentido de tentar reproduzir um bosque, que seria algo parecido com um "arvoredo", algo comum mesmo na natureza do nosso país. Existem, claro, vários tipos de bosque na natureza: bosque florido, bosque sombrio, bosque encantado, bosque escuro, bosque claro, com muitas arvores, com arvores altas com troncos retos, com arvores baixas e troncos retos, com arvores altas e troncos tortos (idem para as baixas).
Da mesma maneira, há os bosques que têm um caminho por entre as arvores, distribuidas aqui e ali com o caminho "serpenteando" por entre elas, mas há, igualmente, caminhos que cortam dois grupos de arvores, separando-os ou dividindo esses dois grupos. Há bosques em que um riacho é que separa os grupos de arvores, ou mesmo um rio de aguas rápidas.
Como vê, são inumeros os tipos de bosques existentes na natureza. Compete a nós, bonsaistas, buscar parametros com o que mais nos interessa e compor, numa bandeja rasa, o que melhor pudermos intuir dessa criação da natureza e tentar "criar" algo nesse sentido, que preencha o espaço exíguo de que dispomos, com algo que fique ao menos um pouco parecido com um bosque. Nesse sentido, podemos sempre estar "criando" espaços entre dois ou mais grupos de arvores, como se fosse um caminho indo de algum lugar para outro, como fiz nesse trabalho. Ou, então, criando um lago ao lado de um grupo unico de arvores, que podem ou não estar inclinadas em direção ao lago.
Esse tipo de trabalho na arte bonsai segue exemplos do que vemos em pinturas, que retratam paisagens reais ou imaginárias, a critério do artista que as pinta:
Assim como o artista que pintou os quadros acima, nós bonsaistas seguimos tambem determinadas "regras", escritas há muitos anos por grandes nomes do bonsai, a que devemos usar como orientação na construção de trabalhos como esse que fiz, que dizem respeito principalmente à distribuição correta no numero de arvores a ser usadas, na distribuição correta do espaço onde deverão estar fixadas, na distância entre elas, na altura de umas em relação à outras, no "ritmo", "balanço", espaços vazios, espaços negativos, areas negativas, zona de escape ou de fuga, dentre outros parametros. Isso sem falar na triangulação individual (de cada arvore) e do grupo.
A observância dessas "regras" é que permite então a conclusão do trabalho, que mais que apenas um "ajuntamento" de arvores numa bandeja rasa (ou uma laje de pedra), guarda bem mais que uma semelhança com um bosque na natureza, vez que buscamos nessa apresentação a perfeição inexistente naquela.
O importante é termos em mente que o resultado, qualquer que seja ele, irá sempre expressar o pensamento do artista que o compos naquele momento em que o fez. Claro, cada bonsaista, que tem sua própria visão, irá interpretar isso da maneira que lhe é peculiar ou que ele achar mais importante, pois tudo é questão de foro intimo, de relação pessoal, onde a imagem que procuro transmitir ao compor um trabalho assim, terá minha visão mas será visto de maneira totalmente distinta por todos os demais.
Por isso que, ao olhar meu trabalho, voce vê o centro da bandeja "vazio", enquanto eu e alguns outros vemos um espaço ali, que pode estar representando um caminho, uma estrada, um ponto onde as arvores estão ausentes, mas que existe de fato e que, de uma maneira ou outra, faz parte do conjunto. Nesse local, poderíamos ter outra arvore, uma pedra, uma ponte, um lago, um riacho, um tronco de uma arvore caída, dentre outra infinidade de possibilidades. Mas não, o que temos é apenas, na sua visão, um espaço "vazio"!! Será?
Quanto a composição, como se trata de um trabalho que espelha, antes de tudo, minha opinião naquele momento, prevalece nesse sentido minha intuição, que dizia que a serissa reta mais escura no canto esquerdo teria que ser retirada, sem nenhuma razão que justifique, a não ser a minha vontade em fazê-lo. Como escrevi acima, cada bonsaista tem uma visão unica sobre determinado trabalho realizado por outro, e certamente, se fosse ele a fazer o trabalho, seria sempre totalmente diferente da visão de outro. Por isso, não há justificativa a explicar nada, vez que não há nada a ser explicado. É apenas um bosque bonsai, e retrata, na minha opinião, uma imagem criada pela minha mente, naquele momento. Se houver concordância em algo, em relação a outro bonsaista, bom. Se não, paciência. É lançar mão da arte bonsai e fazer à sua maneira, traduzindo em seu trabalho o que pensa a respeito. E mostrar aqui, para que apreciem ou critiquem, sem relativismo nem preocupação com o que dirão a respeito. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 12:01 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nicky !!!!!!!!
Adorei sua postagem, muito elucidativa e EDUCATIVA !!!!
Assim é fácil, muito fácil se aprender.
Grata. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 2:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
Amiga Angela, sempre oportuna suas colocações, agradeço seu apoio e incentivo. Concordo com voce que aprender a fazer bonsai é facil. Muito mais fácil do que se pode pensar, a principio.
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 10:04 pm Assunto: |
|
|
Muito bom.
Boa profundidade.
Quero ver daqui 1 ano. |
|
|
 |
gilbertovm

Registrado: 28/08/11 Idade: 46 Mensagens: 92 Localização: Goiania-GO
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 8:38 am Assunto: |
|
|
É muito legal ver o modo executivo. É muito didático.
E faço a seguinte pergunta: é possível utilizar duas ou mais espécies diferentes em cada bandeja? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 11:19 am Assunto: bonsai |
|
|
Gilberto, é possível sim. De acordo com o grande mestre John Yoshio Naka, o bosque bonsai é técnicamente um estilo de plantação em grupo. Assim, para a formação podemos usar espécies diferentes desde que apresentem certas particularidades que as igualem em alguns aspectos, como por exemplo plantas que brotam no mesmo período na primavera, crescem com a mesma velocidade no verão e que as folhas caiam ao mesmo tempo no outono. A folhagem deve ser similar em tamanho e forma, por exemplo.
Importante tambem que as espécies diferentes tenham a mesma tolerancia em relação à exposição solar e a quantidade necessária de agua durante a rega. Assim, certas misturas devem ser evitadas, como por exemplo pinheiros com azaleas. Os pinheiros vão bem com outras coniferas, como juniperos, por exemplo, ou até mesmo com ulmus. Evitemos, ainda, plantas dominantes, com raizes mais fortes que outras espécies, como o ficus. Misturar ficus com serissa seria algo impensável, não só pelo tamanho das folhas, mas pela velocidade de crescimento do primeiro, incluso de suas raízes, extremamente invasivas e prevalentes.
Se conseguirmos juntar espécies diferentes com essas caracteristicas e particularidades semelhantes, então teremos uma bela composição, sem ferir suscetibilidades nem causar espanto. Há que se pensar sempre na estética, na harmonia visual resultante da mistura. Colocar arvores com folhas grandes junto as que tem folhas muito pequenas, é algo disparatoso, que não prima pelo bom senso e pela harmonia. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 1:16 pm Assunto: |
|
|
Nick, seus ensinamentos São de muuita importancia, com um altíssimo nivel de conhecimento, e uma facilidade pra expressar seus conhecimentos.
Parabéns bom trabalho. |
|
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 6:25 pm Assunto: Re: YOSE UE, Serissas do compradre RONI |
|
|
Caro furista nicky, obrigado por ilucidar minha dúvida.
Não tinha visto por essa visão, realmente um bosque é um um conjunto de árvores organizadas a tal modo que pareça um convite a desbravarmos e desfrutarmos de sua beleza.
Em relação minha segunda pergunta: sobre a retirada da serissa mais escura no canto esquedo, tem a ver sobre sua colocação :
nickyfury escreveu: | ......................................................................................
Temos que cuidar de aspectos relevantes, como a triangulação correta do conjunto, as areas negativas, a proporcionalidade, a area de fuga, o posicionamento de cada tronco, de maneira que não interfira visualmente com o tronco a seu lado, e por aí vai....:
..................................................................................................................
|
Acho que o amigo não entendeu minha pergunta, e ficou parecendo que eu o critiquei, longe de mim criticar um trabalho tão belo, apenas queria saber se tinha algo a ver com os termos técnicos que o amigo citou acima. _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 7:34 pm Assunto: |
|
|
Só posso bater palmas.  _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
gilbertovm

Registrado: 28/08/11 Idade: 46 Mensagens: 92 Localização: Goiania-GO
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 9:01 pm Assunto: |
|
|
Valeu Nicky! |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|