|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 12:25 am Assunto: |
|
|
Pmaia pesquise canafístula... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 11:02 am Assunto: |
|
|
Pmaia! A semente pode dizer tudo, se tiver a oportunidade de fotografá-la, poderá desvendar o enigma.Tenho sibipiruna e canafístula, e quando são jovens, são pequenos detalhes que diferenciam.Tem tb o Barbatimão, uma árvore com propriedades medicinais, com a coloração e aspecto de folha bem parecido.Por isso acho que a imagem da semente ou da árvore adulta pode dizer melhor... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 1:44 pm Assunto: |
|
|
Marco,
conforme tua sugestão, aí vão as fotos das sementes:
São idênticas as de sibipiruna que vi na Internet. O que você acha? _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 10:36 am Assunto: |
|
|
Agora tá tudo certo! Sibipiruna na kbça 100%.abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 10:56 am Assunto: |
|
|
Valeu Marco pelo empenho e pelo debate.
Grande abraço. _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |
Aldair J M de Oliveira

Registrado: 31/05/11 Idade: 42 Mensagens: 68 Localização: Massaranduba-PB
|
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Sex Nov 18, 2011 11:19 pm Assunto: |
|
|
enfim uma resposta né... agora ja sei q tenho uma muda de Sibipiruna e so escrever la na lata pq num vo lembra desse nome por muito tempo |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 19, 2011 9:09 am Assunto: |
|
|
Caro Aldair,
com certeza não é Pau Brasil, pois toda discussão inicial foi baseada na semelhança, mas após a dica do Marco, em analisarmos a semente, ficou claro que realmente é uma Sibipiruna.
Veja a descrição dada no Wikipédia:
A sibipiruna (Caesalpinia pluviosa sin. C. peltophoroides; Caesalpinioideae), também conhecida como coração-de-negro, é uma árvore de grande porte, nativa do Brasil, perenifólia, chegando a medir 28 metros de altura (normalmente entre 6-18m) com até 6 metros de diâmetro da copa arredondada e muito vistosa. Facilmente confundida com o pau-brasil ou pau-ferro pela semelhança da sua folhagem. Muito usada para arborização, especialmente da cidade de São Paulo[carece de fontes], de onde foram batidas as fotografias abaixo. A cidade de Maringá, no Paraná, possui arborização com 80% em Sibipiruna[carece de fontes].
As folhas são bipínadas com haste central de 20-25cm de comprimento com 8-9 pares de pinas, cada uma com cerca de 11-13 pares de folíolos de 10-12mm por pina. A floração ocorre entre a partir de agosto podendo estender-se até o final do verão, produzindo inflorescências em rácemos cônicos eretos com flores amarelas. A frutificação dá origem a vagens compostas de duas valvas secas, lenhosas, longas e coriáceas com 7,6-12,0cm de comprimento por 2,7-3,1cm de largura. Quando maduras, as vagens rompem-se por torção em deiscência explosiva arremessando de 1-5 sementes. Estas são comprimidas, irregularmente circulares, transversas, ovato-obovadas ou orbiculares a subglobosas, com testa dura e muito rígida, clara, grossa ou sem albúmen, provida de um bico no hilo e marginada. Podem viver mais de cem anos. _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 21, 2011 7:18 am Assunto: |
|
|
Existe tb a conhecida como orelha-de-negro(Timbaúva-Enterolobium contortisiliquum), facilmente confundida com coração de negro, de folhagem semelhante e ao mesmo tempo bem característica, diferenciando-se visivelmente ao compará-las lado a lado.abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Aldair J M de Oliveira

Registrado: 31/05/11 Idade: 42 Mensagens: 68 Localização: Massaranduba-PB
|
Enviada: Sáb Dez 03, 2011 8:37 pm Assunto: |
|
|
Rsrsrsrs, é realmente pelas sementes da para identificar com serteza. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|