FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Shimpaku
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2011 11:54 pm    Assunto: Ajuda com Shimpaku Responder com citação

Prezados,

Esse é meu primeiro shimpaku e estou em dúvida do que fazer. No último fim de semana dei uma limpada nele pra poder ter uma noção do que está disponível para trabalho e apresento aos amigos para me ajudarem no estilo a se adotar.

Após a limpeza. Acho que essa seria a frente:

Pensei num ereto informal com uma copa de cada lado, em niveis diferentes, mais uma copa mais alta seguindo o galho mais ao alto a direita e um jin no segundo galho que cresce a esquerda, o que acham?

Detalhe da frente imaginada:

Aceito sugestões e projeções. A seguir fotos de outras posições:

http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2011 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Ninguém ????
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2011 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

Eita Bruno...

Ótimo material heim... mas nem me arrisco... hehehehe....

Vou acompanhar...

Abraço
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2011 3:53 pm    Assunto: Responder com citação

É Mc, e acho que ainda tem mais um onde arrumei esse. Devo pega-lo estes dias.

O que preocupa neste exemplar é que ele possui ramos bem grossos e que acho não aceitarão torções e trações muito radicais. Fiz uns testes de elasticidade neles e senti que terei que ser bem conservador.

Queria tentar algo com Shari e/ou Jin como nos exemplares abaixo que me encantaram:

Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2011 5:41 pm    Assunto: Responder com citação

Fala ai Bruno...

Cara... acho que vc está enganado quanto a torção véi... Eu uso câmera de ar para cobrir o tronco e só depois eu aramo e faço as torções. Se fizesse sem a borracha não aguentaria nem a metade. Dá uma olhada.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19783

Tem gente que usa ráfia que é bem mais indicada, mas disseram que em juníperus encrustra na casca e pra tirar fica bem difícil. To usando borracha e não to tendo problema.

Quando envolvemos a câmera em volta do tronco, acredito que isso ajuda a manter a casca mais firme e não romper-se facilmente.

Abração ai.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2011 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno, o modelo da primeira foto que vc colocou é bem simples e fica muito bom. Basta copiar! Irá demorar uns 8 anos, mas ficará bom.
Como o Mc disse, com câmara de pneu dá pra fazer muitos Guro-guro (torções posicionando galhos onde não havia). Contudo projeção nesse sentido fica muito díficil por foto. Só pessoalmente!

Outras opção, mais rápida, é partir para o tradicional. Assim minha sugestão seria essa:

No tronco que ficou tem bastante galhos longos que poderiam descer, reduzindo a aparência de planta alta. No Jin da esquerda poderia descascar o tronco num Shari quase até o solo.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 15, 2011 12:39 am    Assunto: Responder com citação

Mc, acho que tem razão. Tenho muitas camaras aqui em casa e caso precise vou usá-las.

Elio, obrigado pela projeção, de fato não tinha pensado na possibilidade que me apresenta. Vou analisar com carinho e volto a retornar com atualizações.
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 15, 2011 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, gostei muito da proposta apresentada pelo Elio e arrisquei meu primeiro Shimpaku. Espero que gostem.

Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 8:58 am    Assunto: Responder com citação

Amigos, acho que perdi esse shimpaku, mas gostaria da opinião de vocês mais experientes. Será que ainda tem salvação ?

De repente ele foi secando e nada que eu fizesse resolvia. Será que deveria ter tirado a câmara de pneu de bicicleta? O tronco também precisa respirar e de sol?

Se alguém tiver uma dica por favor me fale, pois tenho muito apreço por este trabalho.

Obrigado,

Seguem as fotos atualizadas:

[/url]

[/url]

Aqui já sem a aramação feita em Novembro:
[/url]
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno ,

acho que nem salvação Divina te ajudaria neste momento!! enquanto estava lendo o Posto estava pensando se a planta salvar voce teria muita sorte !!
Eu ja perdi entre Shimpaku e Procunbes, Kaizuca, tuias , mais de 30 plantas, no começo fazendo isso que voce fez e muito menos que isso !

Eu nao sou muito de fazer as coisas na estaão certa mas aprendi que tem planta que voce faz ou perde ela oque e o caso das coniferas , esta intervenção muito pesada no final da primavera teria que ser feita no meio do inverno ou pra nao correr menos risco ,ate mesno coisa, como podar nemos e sem fazer o Shari.

As coniferas podem nao reagir bem a podas bruscas ,com interrupção do fluxo de seiva , etc . e voce fez toda a operação quando ela estava no Pic total!!

Amigo pelo que ja aconteceu comigo acho que foi isso que te aconteceu!
estou tratando as coniferas diferente e estou tendo otimos resultados !!

E e facil , Epoca para intervenção , solo,adubação,e controle de ACARO !! A praga maldita!!

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Bruno Gomes, realmente você perdeu seu exemplar por ser coníferas arbóreas ou arbustivas, estas espécies tende a morrer de dentro para fora, por ultimo vemos as folhas ficarem marrom, Crying or Very sad Crying or Very sad
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, quando diz que está tratando das coniferas diferentes, o que quer dizer? Dá pra detalhar?
Valeu.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno, lamento a perda. Pelo estado das folhas me parece ataque de aranhiço vermelho.
Essa não tem mais jeito!
Quanto à resistência dos juníperus, principalmente o Shimpaku, é uma das espécies mais resistentes às intervenções radicais.
Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 04, 2012 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

É Elio, estou me acostumando a esta perda.

O que seria esse aranhiço vermelho?

Já que algumas coníferas morrem deste jeito de dentro para fora, qual seria o primeiro sinal que devemos observar ?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2012 11:17 am    Assunto: Responder com citação

Bruno Gomes escreveu:
É Elio, estou me acostumando a esta perda.

O que seria esse aranhiço vermelho?

Já que algumas coníferas morrem deste jeito de dentro para fora, qual seria o primeiro sinal que devemos observar ?

Bruno o aranhiço vermelho é um diminuto ácaro que normalmente é bem visível com uma lupa.
Ataca principalmente o shimpaku. Quando as folhas começam a ficarem sem viço, esmaecidas, começando a ficar da cor de café com leite, faz-se o seguinte teste:
-Coloca-se uma folha de papel branco em baixo dos galhos e bate-se com a mão nos mesmos.
Depois com a lupa, ver se tem minúsculos pontinhos marrons se mexendo. É dito cujo!
Combate: Acaricida ou enxofre durante 3 semanas, com uma aplicação semanal.

abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: