Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nikkei 100 PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Ago 20, 2011 12:22 pm Assunto: |
|
|
Eu rego minhas primaveras uma vez por dia, inclusive as estacas. As vezes por desleixo fica um dia sem rega, mas as minhas não ficam em sol intenso, se ficasse a rega diária teria que ser cumprida.
Quando faço estaca deixo uma ou duas folhas (das antigas). Muitas folhas demandam mais energia e facilitam a desidratação.
O importante é manter o solo úmido e não enxarcado. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
AguiaR 2.o PASSO


Registrado: 14/07/11 Mensagens: 390 Localização: PAULISTA-PE
|
Enviada: Sáb Ago 20, 2011 7:15 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, obrigado!
Acredito que estou fazendo o correto com as minhas...
assim que tiver resultados abro um post para pedir informações de como encaminhá-la, e já peço o auxílio seu e dos outros amigos!
abraços |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO


Registrado: 23/02/10 Idade: 44 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Seg Nov 14, 2011 5:45 pm Assunto: |
|
|
Estou prestes a adiquirir uma primavera roxa e este tópico me ajudou bastante, estarei acompranhado-o. _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Leo_ 1.o PASSO


Registrado: 14/08/11 Mensagens: 192 Localização: BRASILIA-DF
|
Enviada: Seg Nov 21, 2011 11:25 am Assunto: |
|
|
Estou com uma duvida.
Com relaçao a estaquia, precisa descascar a base da estaca para melhor enraizamento?
Fiz algumas estacas tem 30 dias de varias espessuras de 0,5cm a 15cm, usando todas apenas areia, e apenas uma ate agora a de 0,5cm que um bug laranja que ja esta brotando, que se eu nao me engano foi a unica q descasquei a base da estaca.
Com isso pergunto quanto tempo deve se esperar pra ter certeza q a planta pegou? _________________ Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Nov 21, 2011 4:38 pm Assunto: |
|
|
Quando fiz estcas nunca descasquei a base, acho que não precisa. A estaca mais grossa que fiz foi de 8cm. Pode pegar uma faquinha/estilete e dar uma descascadinha no tronco. Se estiver verde, aguarde...
Pode ser que a planta emita brotações mas depois seca e morre. Isso porque ela se utiliza das energias da estaca mas não forma raízes adequadas para seguir em frente. O negócio é esperar, mesmo porque planta de estaquia é uma planta que não devemos mexer por um bom tempo para que ela enraize bem. Ainda mais a primavera que tem raízes delicadas. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qua Dez 07, 2011 6:51 pm Assunto: |
|
|
Amigos fiz duas estacas de primavera, uma com o diametro de uma lata de cerveja e uma um pouco mais fina, plantei em garrafaz pet 2l.
Como podem ver não parei para escolher vaso, ou tipo oque ficaria mais bonito apenas plantei e pronto.
Coloquei elas em areia grossa mais nada e as duas vierão a soltar raizes e com boa brotação...
Não utilizei hormonio enraizador, apenas reguei quando achava que estava um pouco seco.
Utilizei a tecnica da nossa amiga Angela que consiste em deixar as estacas 1 ou 2 dias ao sol, utilizei mesmo sem saber rsrs pois tinha cortado as estacas da planta mãe e não iria utilizar então joguei e só depois de alguns dias me dei conta que poderia plantar, então recolhi elas de novo e plantei.
Acho que o grande segredo das estacas se derão pela epoca que fiz ou seja meio de agosto mais ou menos...
Como podem ver amigos não tem segredo, é tirar e plantar, não precisa ficar descascando ponta ou algo assim sejão praticos e deixem o medo de lado.
Se vingar é lucro abraços...
[img]
Link para a outra estaca:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19825[/img] _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Kuruta

Registrado: 28/10/11 Idade: 31 Mensagens: 63 Localização: Cruz das Almas-BA
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 10:02 am Assunto: |
|
|
E levou quanto tempo para iniciar a brotação? _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
(Mada Minu Sekai He - Arashi) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Mais uma curiosidade....
Depois de deixar 6 meses a minha primavera na areia, após o yamadore, ela veio com pouca brotação e suas folhas não ficaram verdes. Eram bastantes folhinhas, mas ficavam entre a cor verde e um marron quase roxo. Não sei se é a falta de nutrientes, mas, depois que transplantei ela para um substrato bem rico, a planta foi que foi.
Fica ai minha dica.
Se for fazer um yamadore onde a planta já tenha raízes, faça para um substrato rico. Já que tirando a minha da areia, percebi que era míninimo o número de raízes capilares que emitiu. Menos de 10%.
Vou postar fotos depois deixo o link aqui pra vcs...
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 6:21 pm Assunto: |
|
|
Amigo kuruta a minha saiu brotação em torno dos 20 dias.
Mcdonald isso que vc falou é verdade a planta mãe destas estacas que fiz yamadori esta na areia ainda porque estou fazendo um alporque nela soltou varias brotações inclusive com alguns galhos bem longos +60cm porem ainda permanece a cor marrom e não verde como de costume, mas por enquanto esta la pois ainda não separei o alporque. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Kuruta

Registrado: 28/10/11 Idade: 31 Mensagens: 63 Localização: Cruz das Almas-BA
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 6:27 pm Assunto: |
|
|
A cor amarronzada geralmente não sinaliza a ausencia de ferro? (Um dos problemas desta especie é a carencia de clorose de ferro) _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
(Mada Minu Sekai He - Arashi) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 12:44 pm Assunto: |
|
|
MInhas estacas demoraram para iniciar brotação, um mês. Ficam na areia somente e estão com as folhas normais. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|