|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 11:16 am Assunto: |
|
|
Leo, o que vc comprou não foi enxofre e sim Cobre (Oxicloreto de cobre).
Mas também serve pois tem característica de fungicida.
Só não deve ser aplicado em Rosáceas, que não gostam de cobre.
Veja na bula qual a diluição.
Caso não tenha , use umas 2 colheres de chá em um litro de água.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 45 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 12:01 pm Assunto: |
|
|
Ola, meu que material, onde vc comprou e por quanto, estou louco por um pre bonsai de pinheiro negro.
esse esta espetacular mesmo em ..parabenssss |
|
|
 |
Leo_ 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 7:50 am Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Leo, essas manchas amarelas nas acículas é fungo. Precisa tratamento urgente! 3 aplicações de fungicida, 01 a cada semana é o ideal. Se não tiver fungicida, use enxofre.
Depois, precisa "clarear" a planta. Retire todas as agulhas velhas.
20 dias depois faça o Metsumi: Retirada parcial das velas.
abraço |
Amigo Elio, Fiz oq me recomendou, ja retirei as agulhas velhas, o fungicida que usei foi bom, agora so tem agulhas novas. Demorei cerca de 3 horas p fazer toda a limpeza, Nossa... demorado!
Você falou para depois de uns 20 dias fazer a retirada parcial das velas, mais nao tem mais nenhuma vela.
Preciso de mais um conselho, sera que nao e melhor fazer mais uma aplicação do fungicida para proteger as agulhas novas? _________________ Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 6:51 pm Assunto: |
|
|
Leo_ escreveu: | Elio escreveu: | Leo, essas manchas amarelas nas acículas é fungo. Precisa tratamento urgente! 3 aplicações de fungicida, 01 a cada semana é o ideal. Se não tiver fungicida, use enxofre.
abraço |
Amigo Elio, Fiz oq me recomendou, ja retirei as agulhas velhas, o fungicida que usei foi bom, agora so tem agulhas novas. Demorei cerca de 3 horas p fazer toda a limpeza, Nossa... demorado!
Você falou para depois de uns 20 dias fazer a retirada parcial das velas, mais nao tem mais nenhuma vela.
Preciso de mais um conselho, sera que nao e melhor fazer mais uma aplicação do fungicida para proteger as agulhas novas? |
Leo, se vc fez 3 aplicações, não precisa mais.
Cara, cadê as velas que aparecem nas primeiras fotos tuas??
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Leo_ 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 7:48 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Leo_ escreveu: | Elio escreveu: | Leo, essas manchas amarelas nas acículas é fungo. Precisa tratamento urgente! 3 aplicações de fungicida, 01 a cada semana é o ideal. Se não tiver fungicida, use enxofre.
abraço |
Preciso de mais um conselho, sera que nao e melhor fazer mais uma aplicação do fungicida para proteger as agulhas novas? |
Leo, se vc fez 3 aplicações, não precisa mais.
Cara, cadê as velas que aparecem nas primeiras fotos tuas??
abraço |
Brotaram todas... sao aciculas novas!
SERa que fiz cakinha... _________________ Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 8:30 pm Assunto: |
|
|
Léo, com a ponta dos dedos corte metade ou 2/3 das velas mais fortes. As mais fraquinhas, deixe. O fato de já ter agulhas é assim mesmo.
Essas agulhas restantes irão amadurecer.
Em Janeiro deve retirar TODAS as velas com os dedos. No local onde vc tirar, nascerão 2, 3 ou 4 novos brotos.
Em março vc seleciona os brotos que deseja (normalmente 2) e o resto tira fora.
Em Maio/junho retira as agulhas velhas.
Em julho poda os galhos desnecessários.
Em agosto faz transplante quando necessário.
Daí começa outro ciclo novamente.
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qua Nov 16, 2011 10:21 pm Assunto: |
|
|
na minha humilde opinião só falta um vazo! a planta ta ótima.. |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 18, 2011 5:56 pm Assunto: |
|
|
po sacanagem nao responder onde comprou e quanto pagou ??? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 18, 2011 6:29 pm Assunto: |
|
|
Daniel, embora não tenha sido a mim que vc perguntou, como vc mora em SP, recomendo ir até Itapecerica da Serra (Viveiro Kajihara) e lá tem PN de todo tamanho e preço.
abraço
Elio _________________ Elio
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Nov 19, 2011 9:34 am Assunto: bonsai |
|
|
Elio, meu amigo "véio" de guerra, como andam os kurotake que dei a voce? ainda vivos? espero que sim. Para os "não iniciados", KUROTAKE é bambu negro, uma espécie nativa do Japão, que possuem o caule escuro, negro mesmo, à medida que crescem e engrossam.
Vc conseguiu retirar e plantar as mudas separadamente? Ou ainda "tão" todas juntas no vaso? Estou curioso se sobrevivem bem ao clima de Curitiba. Abraços. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 19, 2011 6:15 pm Assunto: |
|
|
Velho amigo Nicky!
No começo a planta ( a touceira) sentiu muito o clima frio daqui. Deixei num canto para ela se aclimatar. Depois de alguns meses ela se revigorou. Retirei uma infinidade de mudas e distribui ao pessoal da APB.
Retirei algumas pra mim. Metade vingou e estão se recuperando. A touceira está rebrotando vigorosamente.
Estou querendo plantá-la no meu jardim.
abração e obrigado véio!
PS.: Será que o amigo Mário vai reeditar o evento em 2012? _________________ Elio
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 31 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sáb Nov 19, 2011 6:33 pm Assunto: |
|
|
nicky, cria um tópico falando sobre a espécie..fiquei curioso!
deve ser bonita..  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 20, 2011 6:24 am Assunto: bonsai |
|
|
Gustavo, em ocasião anterior fiz isso mesmo aqui no forum. Elio, meu chapa, fico feliz em saber que a touceira rendeu tão bem e que está se restabelecendo, o que significa novas mudas para outros que ficaram sem ganhar a primeira leva.
Em relação ao evento de 2012 até o momento não soube de nada nesse sentido. Melhor arguir Dom Mario e Bergson, a dupla dinâmica que trabalha diretamente na evolução desses movimentos de que temos participado. Aliás, soube pelo Bergson e pelas imagens que ele postou que o evento nordestino superou as expectativas. Como estão em andamento os preparativos para o próximo, é de perguntar se sobrará folego para o de Ribeirão.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 21, 2011 8:42 am Assunto: |
|
|
brigado elio, e desculpe se fui rispito .. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 21, 2011 2:40 pm Assunto: |
|
|
Esquenta, não!............rsrsrsrs! _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|