Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fábio Giovannetti

Registrado: 25/11/11 Idade: 41 Mensagens: 26 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 4:36 pm Assunto: Buxinho |
|
|
Olá pessoal,
sou novo aqui no forum e tenho me comunicado com o Mario por e-mail e ele me disse para pedir o auxilio de vcs por aqui...
Ja alguns anos que venho comprando plantas, mudas, pre-bonsai e bonsai, mas sem possuir conhecimento algum... este ano resolvi me dedicar mais ao estudo e gostaria de uma ajuda para podar e dar forma a um buxinho que comprei dia 24.11.2011, gostaria de deixar com o estilo MOYOGI - Ereto informal ou CHOKKAN - Ereto formal, o que vcs acham? e onde devo podar e aramar?
Aguardo respostas...
Abraços
 _________________ Fábio Giovannetti
-------------------------------------------------------
"Não procure seguir os seus mestres, procure o que eles procuram".
(Provérbio Chinês) |
|
|
 |
Kuruta

Registrado: 28/10/11 Idade: 31 Mensagens: 63 Localização: Cruz das Almas-BA
|
Enviada: Seg Nov 28, 2011 5:32 pm Assunto: |
|
|
Bem, eu fiz alguns desenhos, leia as legendas com atenção.
Antes de fazer qualquer coisa, espere uma segunda opnião, também estou seguindo um pouco deste estilo em algumas plantas.
Informações sobre o estilo.
Chokkan
CARACTERÍSTICAS:
1- Tronco bem definido que vai se afunilando até o topo da árvore.
2- Folhagem e copas bem trianguladas e com boa massa visual.
3- Casca rugosa, com rachaduras de tempo.
4- Os galhos devem ser maiores na base do tronco e irem diminuindo em movimento espiral até o ápice da árvores
5- Os galhos podem ser horizontais ou dirigidos para baixo.
6- O primeiro galho deve ter a distância de um terço da altura em relação à base do tronco
7- O sexto galho pode estar posicionado frontalmente no tronco.
8- Os primeiros galhos partindo da base devem ser mais pesados e robustos.
9- O ápice da árvore deve ser bem definido.
10- As raízes (neebari) devem ser bem destacadas e dar força visual à base da árvore, dando a sensação de uma ancoragem perfeita.
MOYOGI
Características:
1- O tronco pode apresentar várias curvas que começam na base e diminuem até o seu ápice.
2- O ápice deve ter equilíbrio em relação à base da árvore. Não se deve perder o conceito de centro (gravidade) para que ele não perca a harmonia.
3- As áreas de espaço entre os galhos devem ser bem definidas.
4- As raízes devem ser bem distribuídas e robustas. Uma raiz mais longa e externa pode ter seu movimento acentuado colocando-se uma pedra com características de uma rocha maciça que forçou a raiz a se modelar e a transpor como obstáculo.
5- Deve-se procurar a triangulação das copas, para aumentar a velocidade visual de todo conjunto.
6- O tronco deve ter uma curva principal, que estabelece o centro de visão da árvore.
7- Os galhos devem seguir o movimento do tronco, devemos procurar estabelecer uma identidade fractal em todo bonsai.
Bem estas são minhas opniões. Não consegui desenvolver muito bem pois não consegui ver o apice então siga a idéia.
Foto 1:
Em vermelho: Curvatura Inicial para Moyogi, não sei qual o estado de flexibilidade que seu bonsai apresenta então é melhor não força-lo demais.
Em Laranja: Retilinio Chokkan
Em Amarelo: Galhos que podem ser podados para melhorar o aspecto da planta
Em verde: Galhos que devem ser preservados e abaixados com aramação, cortando pequenos galhos sobressalentes de for necessário.
Em azul: Prefira diminuir o tamanho do apice, para se adequar mais ao estilo e deixar com uma aparencia mais agradavel.
Consideração final: Os demais galhos que se seguirem procure fazer com que seu tamanho vá diminuindo até formar um /\. pode também deixar os galhos sinuosos para baixo em vez de totalmente retos. Folhações viradas para cima ou preenchendo toda extremidade. Espere opiniões de colegas mais experientes que eu também e boa sorte.
Modo de Aramação:
[img]http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTjtSJr1ufvJonLr05WARm72lCOqs14DM32ZVNkVKXcHRHmjx9JoNJEwFpVyw[/img] _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
(Mada Minu Sekai He - Arashi) |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 33 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Ter Nov 29, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Fábio, gostei muito de como o Kuruta deu uma ajuda desenhando na planta, so que eu faria algumas coisas diferentes.
Podaria tudo até na altura do segundo galho da direta e começaria minha planta deste ponto.
Espere os mais entendidos dar um toquee se o Kuruta quiser dar uma desenhada ajuda tambem. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Ter Nov 29, 2011 7:32 pm Assunto: |
|
|
Eu fico com muita pena de fazer podas tão drasticas pedro, no maximo eu podaria até onde deixei a linha laranja/vermelha. Claro que deixando o cone da copa.
O Traço azul é só pra lembra-lo de dar um formato mais de piramide ao trabalho.
Esperando colegas mais experientes também
 _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
|
|
 |
Fábio Giovannetti

|
Enviada: Qua Nov 30, 2011 9:05 am Assunto: |
|
|
Olá Kuruta e Pedro,
agradeço o auxílio de vcs e espero conseguir realizar uma bom trabalho com o buxinho e com ajuda dos foristas... Pedro tambem tenho muita pena em realizar podas drásticas, mas pelo que andei pesquisando e pela ajuda do Kuruta e do Alexandre vou seguir pelo estilo Chokkan e realizar as podas da forma que eles me passaram...
Agradeço a ajuda e postarei mais fotos assim que eu for trabalhando...
Passem na parte de MINHA ARVORE E SUA OPINIAO e vejam o projeto do Alexandre, em cima da minha arvore, ficou muito legal... _________________ Fábio Giovannetti
(Provérbio Chinês) |
|
|
 |
Kuruta

|
Enviada: Qua Nov 30, 2011 11:29 am Assunto: |
|
|
Poste fotos do resultado depois por favor, estou ansioso para ver os resultados _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
|
|
 |
Fábio Giovannetti

|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 9:35 am Assunto: |
|
|
Pessoal comecei a podar e aramar o buxinho, em breve postarei fotos... _________________ Fábio Giovannetti
(Provérbio Chinês) |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 2:00 pm Assunto: |
|
|
acompanhando. |
|