FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Evolução de uma Jabuticaba.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diogo Justiniano de Holan



Registrado: 12/08/10
Idade: 34
Mensagens: 78
Localização: Palmas-TO

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 2:41 pm    Assunto: Evolução de uma Jabuticaba. Responder com citação

Nobres colegas, possuo esta Jabuticaba a pouco mais de um ano, foi um presente da minha namorada. Quando a ganhei minha experiência nesta magnífica arte era mínima, tendo em vista isso fiz uma poda drástica e posteriormente algumas intervenções. Sem mais a falar segue algumas fotos do desenvolvimento dela. Wink

A planta bruta.


Após a poda drástica.


Primeiras Brotações.




Crescendo livre.


Após uma poda.


Antes da intervenção de seleção de galhos e de escolha do estilo.


Após a intervenção.




Caros amigos, é sempre muito bem vinda a opinião e as dicas de todos.
Espero que gostem. Wink

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diogo Justiniano de Holan



Registrado: 12/08/10
Idade: 34
Mensagens: 78
Localização: Palmas-TO

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

Meus nobres, informo que na última foto não deu para ver bem os galhos que formarão a profundidade da copa, mas eles já estão nos locais desejados. A respeito do nebari, deixei as duas raizes superiores de fora na segunda foto para demonstrar como ele está, há uns dois meses coloquei um arame alguns centímetros abaixo para inforcar a planta e possívelmente ocasionar o aparecimento de raizes, conforme li em uma matéria, estou otimista de que funcionará. aceito opiniões e correções se me equivoquei em algo.



Abraço,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 5:18 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Diogo, na minha opinião voce está no caminho certo quanto ao estilo pretendido e o trabalho excelente realizado até agora. Sugiro aguardar o próximo inverno e fazer então um reenvase, eliminando raiz pivotante se houver, preservando apenas as finas raízes capilares, que são as que realmente interessam. Na ocasião, use um vaso de treinamento, com altura maxima de 15cm para o cultivo, usando como substrato: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de pinheiro (ou de outra arvore, desde que corticosa), terra granulada. O cultivo é sempre a pleno sol, com rega apenas ao final da tarde.

Essa variedade é conhecida por HIBRIDA, apesar de não ser um hibrido de nada (é apenas um nome diferenciador, que a destaca de outras variedades pelo tamanho da folha e do fruto). A vantagem é que frutifica bem mais rapído que as outras mais usuais (paulista e sabará, que podem levar até 30 anos como bonsai antes da primeira frutificação). O melhor adubo para estimular a frutificação é o FOSWAY, da empresa Tecnutri. Eu uso e recomendo.

No mais, é seguir com o ótimo cultivo que voce vem fazendo, mantendo a planta sempre vigorosa com reposição de adubação, de preferencia organica, a ser suprimida apenas quando for reenvasar. No caso, então, só deve voltar a adubar 90 dias depois do reenvase.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 15/12/09
Mensagens: 751
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Ter Nov 29, 2011 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diogo Justiniano de Holan



Registrado: 12/08/10
Idade: 34
Mensagens: 78
Localização: Palmas-TO

MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Prezado nickyfury, obrigado pelo incentivo, é muito bom tendo em vista o pouco tempo que estudo e pratico a arte. Aguardarei o próximo inverno e farei o transplante passando para um vaso menor, quanto a raiz pivotante está já foi retirada no momento que adquiri a planta.


Informo que o desenvolvimento desta planta se deu de:
novembro de 2010 a novembro de 2011. Very Happy
O que é bem satisfatório para mim, tendo em vista o curto prazo.


Tiago R. obrigado por acompanhar irmão.


Abraço a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil