|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rodnovo

Registrado: 12/08/11 Idade: 34 Mensagens: 66 Localização: Vitória-ES
|
Enviada: Qui Dez 01, 2011 2:48 pm Assunto: Ajuda com ADUBAÇÃO! |
|
|
olá pessoal,
tinha começado a aduba meu bonsai Shimpaku através de um método(que inclusive me recomendaram) que era botar uns copinhos de cafe com furos em baixo e cheios com uma massa feita com Torta de Mamona e Farinha de Ossos perto das laterais do vaso. Daí os nutrientes desceriam pro substrato por lixiviação na rega.
Pois então botei 5 copinhos, me aconselharam que seria o mínimo mais ou menos e como nunca tinha feito resolvi não botar mais do que isso.
Porém hoje depois que molhei o bonsai, reparei que em questão de minutos que 2 dos copinhos estavam repletos de larvas, que acredito ser de moscas.
Daí retirei os copinhos e os joguei fora.
Gostaria de saber se fiz algo errado e se teria um metodo melhor ou algo assim..
E também o quao mal podem fazer essas larvas que imagino que algumas passaram pro substrato.
Agredeço quem puder ajudar.
Atenciosamente. _________________ Rodrigo Novo
"Sabedoria e Paciência caminham juntos." |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qui Dez 01, 2011 3:24 pm Assunto: |
|
|
Rodnovo
Normal as larvas, materia em decomposição atrai insetos.
O que eu recomendaria é usar TM+FO+Cinzas na proporção 60%-30%-10%, misturar com água+ fertilzante líquido e deixar fermentar antes de usar. Na mistura adicionar também algum inseticida que vai impedir que as moscas botem ovos na mistura, assim, evitando as larvas.
Neste tópico tem todas as dicas:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451&postdays=0&postorder=asc&start=0 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 4:36 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rod, de fato há apenas uma maneira de evitar as larvas, que é deixar fermentar o material em local arejado, porém inacessível às moscas, só aplicando o adubo quando observar uma leve camada esbranquiçada cobrindo o adubo. Por outro lado, as larvas podem ser evitadas se ao preparar a mistura voce adicionar uma colher de chá contendo formicida em pó (eu uso da marca PIKAPAU). É preciso entender que se trata de um agente altamente nocivo, que requer o uso de mascara, óculos de proteção e luvas, para evitar agressão fisica.
O problema com as larvas não é o solo mas sim os passaros, que atraídos por elas, que são um gostoso petisco para eles, revolvem totalmente o adubo, espalhando tudo pelo chão, prateileiras e interior do vaso, comprometendo nosso trabalho. Alguns cultivadores chegam a colocar pedras sobre os reservatórios, para evitar a ação predatória dos passaros e outros animais como largatos e insetos maiores. Um bom recurso é usar arame, fixado na borda ou no fundo do vaso, para prender o recipiente contendo o adubo e dessa forma evitar a ação danosa.
Quanto às larvas, não se preocupe. Elas não causam dano algum para as plantas, vez que se alimentam apenas do adubo. Com o formicida adicionado, haverá a mesma quantidade de moscas, porém quando os ovos eclodirem e as larvas forem se alimentar, morrerão por asfixia. Mas continuarão a atrair passaros, dificultando nosso trabalho da mesma forma.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rodnovo

Registrado: 12/08/11 Idade: 34 Mensagens: 66 Localização: Vitória-ES
|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 10:10 pm Assunto: |
|
|
brigadao galera!
esclarecedor,
vou tentar fazer o processo de novo e acho q agora vou me sair melhor!
Atenciosamente, _________________ Rodrigo Novo
"Sabedoria e Paciência caminham juntos." |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|