FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

OPNIÕES COM AZALÉIA
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2011 2:52 pm    Assunto: OPNIÕES COM AZALÉIA Responder com citação

E AI PESSOAL
GOSTARIA DE UMA AJUDA EM RELAÇÃO A ESSA AZALEIA QUE FIZ UM YAMADORI COM MEU AMIGO MC.
QUERO DIMINUIR O TAMANHO DO TRONCO E PENSEI NESSA INTERVENÇÃO.

OQ ACHAM???????

LEMBRANDO QUE COLOQUEI NA BACIA ONTEM.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2011 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Conheço pouco do ramo companheiro, mas já pensou em deixar só o tronco da esquerda? Além do movimento, vai ganhar em conicidade.

Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 02, 2011 7:26 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Concordo com o Green. Corte na bifurcação, eliminando o caule da direita, preservando apenas o da esquerda, em sua totalidade, pois o movimento é interessante para um futuro mais promissor quanto à formação estrutural da planta.

Entretanto, antes de cortar, é melhor aguardar o retorno e a completa recuperação da planta, com a emissão de novas e vigorosas brotações em ambos os caules. Quando verificar que isso ocorreu e que as novas brotações rendem galhos com no minimo uns quatro dedos, então poderá proceder ao corte na area sugerida, aplicando um bom selante para vedar bem o corte e evitar prejuizo futuro por perda material. O melhor produto para corte nessa espécie é japonês e vc pode comprar nos sites (O Bonsai, Ideal Bonsai, Nipon Bonsai, etc ).

Evite usar cola branca de madeira, pasta dental e outros produtos do genero. A planta é suscetível a ataques de fungos e bactérias que podem causar perda material.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 02, 2011 7:52 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas sugestões, vou aguardar a recuperação total dela pra fazer o procedimento.

Nicky me fala uma coisa, eu tenho usado tinta de tecido como selante, como pode ver na foto.
Li isso em algum lugar, sabe se funciona?

abç
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 02, 2011 9:32 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, até hoje o unico produto "artesanal" que sei funcionar bem, em substituição às tradicionais pastas "cicatrizantes" japonesas é um preparado á base de cera e propólis de abelhas, que o amigo Bergson e outros disseminaram o preparo e o uso no forum, com receita disponível no site do Atelier. Outros produtos, ainda que "selantes" não têm a função específica que um material assim requer, que é justamente a propriedade de efetuar uma cicatrização a contento, impendindo enquanto isso a ação destruidora de agentes nocivos, sejam eles de origem insetivora e fungica seja por ação da agua, na forma de chuva ou rega diária.

Por isso, sempre recomendo o uso de material apropriado para selar o local do corte, vez que ao deixar a area sem a necessária vedação, com um produto de qualidade e uso reconhecidos, voce corre o risco de perda irreparavel, tanto da area quanto até mesmo de partes maiores ou mesmo da planta toda. Rolling Eyes

Eu costumo dizer sempre que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. No caso desse tipo de produto vc acha que vale o risco? Se sim, se para voce tanto faz sua planta se recuperar ou morrer, então continue usando o que bem entender. Se não, se prefere ter maior chance de exito e seguir dentro das especificações corretas no trato e cultivo de plantas visando um bonsai no futuro, então é melhor se precaver e buscar produtos que tenham qualidade e estão sedimentados quanto ao uso. Não custa tão caro e voce pode usar por muito tempo, valendo o investimento, na minha opinião.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 02, 2011 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Vlw pela bronca Nicky, por falta de conhecimento acabei indo no embalo de outros.

obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: