FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Micronutrientes
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2006 8:23 pm    Assunto: Micronutrientes Responder com citação

Tenho em casa, um fertilizante para BONSAI comprado em supermercado da marca Murer e nas recomendações diz que deve ser aplicado a cada 15 dias. Notei também que em sua composição contem N10 P25 K15 mas não tem Ferro. ~
Aí surge a dúvida, em vários lugares já li sobre micronutriente e diz que deve ser aplicado uma vez ao ano, mas gostaria de saber se eles são necessários somente uma vez ao ano ou pode-se usar mais vezes e se os adubos orgânicos suprem essa necessidade da planta para micronutrientes.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Guga
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2006 8:24 am    Assunto: Responder com citação

Claudio,

O Murer que vc tem é liquido?? A tampa é na cor verde?? Se for esse eu uso e não tive problemas, porém reduzo a dosagem, munhas estacas tem 70% de aproveitamento, e as plantas reagem muito bem pois estou regando a cada um a dois meses com ele.
Até em Jabuticaba eu consegui que de 5 estacs 3 brotassem em muito pouco tempo que que já li ou ouvi falar.
Fale das suas experiencias Exclamation

Abraços,

"Associação de Bonsai de Pernambuco"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2006 6:34 pm    Assunto: Oi Guga Responder com citação

O que comprei vem em uma caixa com 150g, é granulado da cor bege e escrito na frente "FERTILIZANTE PARA BONSAI + micronutrientes" orientando a usá-lo a cada 15 dias. Eu usava ele antes de me aprofundar na arte.
É verdade que sou principiante e não tenho muitas experiências para trocar pois estou começando a acompanhar todo o desenvolvimento de minhas plantas com um diário, onde todo mês tiro fotos, relato alguns acontecimentos, marco a data da adubação, como foi a reação etc...
tenho uma ficha para cada planta e nesta primavera que virá, este "diário" estará complentando um ano, assim nos próximos eu poderei começar a analisar os resultados dos meus cuidados, então resumindo, atualmente estou aprendendo com as experiências dos amigos aqui deste fórum e aplicando na prática o que estou aprendendo.
Assim que eu tiver dados concretos, postarei matérias com o maior prazer, mas por enquanto acho que não devo me precipitar entende?

Grato pelo apoio

Fellini
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2006 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Cláudio !!!! Laughing Laughing Laughing

GRANDE ORKUTEIRO !!!!!!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy SERÁ Question Question Question

Para não ter problemas sobre adubação, tipo, datas quantidades, tipo de adubo e etc....

Hoje utilizo somente o osmocote com micronutrientes de 6 em 6 meses... Foi uma aquisição mais ou menos cara, mas que me dá todos os resultados desejados.

De 6 em 6 meses, tiro um dia só para adubar minhas plantas com este tipo de osmocote....

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2006 7:50 pm    Assunto: Osmocote Responder com citação

Oi Ângela,

Orkuteiro Cool Cool menos Wink Wink

Esse tal de Osmote anda bem longe daqui Laughing Laughing Laughing

Estou fazendo uma lista de todas estas coisas que não acho por aqui para quando for a São Paulo ver minha família comprar uma mala cheia, mas por enquanto vou improvisando Wink

Beijão e obrigado pela dica

Fellini
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2006 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Fellini,

desde que comecei na arte do bonsai li vários artigos de professores que indicavam uma dose pela metade do recomendado pelo fabricante devido às pequenas quantidades de terra. isto deve ser feito sob pena de queimar as raízes com a dose normal.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 12:36 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio,

estou achando a dosagem de npk muito alta, por isso é prudente utilizar dosagens pequenas, para não queimar as raízes.

Guga,
suas estacas estão com raízes ou somente brotos? pois não é fácil fazer estcas de jabu enraizarem.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 1:04 am    Assunto: Responder com citação

Jackson, fugindo um pouco do tópico, mas em relação a sua citação, lembro que uma vez a Cissa comentou que final de janeiro era a época ideal para fazer estacas de jaboticaba...
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 1:09 am    Assunto: Responder com citação

Felipe,

vou tentar, aproveitando o final deste mês, mas durante uns oito meses mantive umas estacas com brotos, mas quando fui verificar não haviam raízes, conclusão: perdi todas.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: