FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ME AJUDEM AI AMIGOS (atualizando)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Eliseu Santos

MensagemEnviada: Qua Nov 30, 2011 11:34 pm    Assunto: ME AJUDEM AI AMIGOS (atualizando) Responder com citação

Nao tenho ideia do que fazer me ajudem

Editado pela última vez por Eliseu Santos em Sáb Dez 10, 2011 11:22 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2011 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

É um pingo-de-ouro?
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2011 5:38 pm    Assunto: Responder com citação

Ta parecendo um pé de acerola eu cortaria uns doi cm em cada tronco acima da bifurcação. e depois esperava brotar, ou plantava no chão e deixava crescer livremente por uns 2 anos...
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2011 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que é acerola.
Na segunda foto dei uma viajada e vi um han kengai: deita a planta quase 90º para a direita, o galho da direita é a cascata podada logo após a segunda sinuosidade e o da esquerda poda uns 3 a 4 dedos e forma uma copinha tipo moyogi.

Editado pela última vez por Nikkei 100 em Qui Dez 01, 2011 7:08 pm; num total de 1 vez
Eliseu Santos

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2011 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme Luz escreveu:
Ta parecendo um pé de acerola eu cortaria uns doi cm em cada tronco acima da bifurcação. e depois esperava brotar, ou plantava no chão e deixava crescer livremente por uns 2 anos...

Realmente e uma acerola ja tem uns 4 anos eu acho. e com certeza e uma boa ideia, acho que vou fazer uma alporquia loga acima da poda sugeria e aproveitar a parte de cima oque acha ?
Eliseu Santos

MensagemEnviada: Qui Dez 01, 2011 7:07 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei 100 escreveu:
Acho que é acerola.
Na segunda foto dei uma viajada e vi um han kengai: deita a planta quase 90º para a direita, o galho da direita é a cascata podada logo após a segunda sinuosidade e o da esquerda poda uns 3 a 4 dedos e forma uma copinha tipo moyogi. Cara, não ouça o que eu digo, viajei

E realmente voces tem uma experiencia bem interesante pois nem da pra ver as folhas e ja perceberam e mesmo uma acerola, ja havia pensado no kengai mas nao e um estilo que me agranda muito ja o moyogi e bem interesante mas como comentei com o Guilherme vou fazer as podas e depois tento o moyogi com a parte superior oque acha da ideia.

a acerola responde bem a alporquia ???

obrigado
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 02, 2011 7:11 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Eliseu, creio que um alporque seja uma perda de tempo para material fraco como esse. O melhor caminho para ter um bonsai de qualidade técnica é proceder a um corte no tronco mais grosso, mantendo o outro, mais fino, para priorizar a conicidade. Além disso, após cortar reduzindo a altura do tronco mais fino, e podar os galhos reduzindo seu comprimento, a planta irá responder com novas e vigorosas brotações, melhor situadas, que possibilitarão uma construção aerea adequada. Veja nas linhas que marquei em vermelho quais seriam os pontos de corte:

Como estamos na primavera, não há nenhum problema em estar cortando fora o que não é utilizavel. Apenas aplique pasta cicatrizante na area exposta após cortar. Se naõ tiver, use cola branca para madeira, aplicando ao menos tres mãos (espere uma secar bem antes de aplicar novamente). A cola impermeabiliza a area, estimulando sua recuperação adequada. O toco do tronco mais grosso poderá servir no futuro para um jin.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 02, 2011 11:15 am    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião faça uma poda uns 10 cm acima da bifurcação. e espere a brotação! abraço..
Eliseu Santos

MensagemEnviada: Sex Dez 02, 2011 5:01 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Eliseu, creio que um alporque seja uma perda de tempo para material fraco como esse. O melhor caminho para ter um bonsai de qualidade técnica é proceder a um corte no tronco mais grosso, mantendo o outro, mais fino, para priorizar a conicidade. Além disso, após cortar reduzindo a altura do tronco mais fino, e podar os galhos reduzindo seu comprimento, a planta irá responder com novas e vigorosas brotações, melhor situadas, que possibilitarão uma construção aerea adequada. Veja nas linhas que marquei em vermelho quais seriam os pontos de corte:

Como estamos na primavera, não há nenhum problema em estar cortando fora o que não é utilizavel. Apenas aplique pasta cicatrizante na area exposta após cortar. Se naõ tiver, use cola branca para madeira, aplicando ao menos tres mãos (espere uma secar bem antes de aplicar novamente). A cola impermeabiliza a area, estimulando sua recuperação adequada. O toco do tronco mais grosso poderá servir no futuro para um jin.

Agradeço a todos os que me ajudarm ai com as opinioes, vou seguir a do amigo Nick. Assim que estiver pronto coloco as fotos.

Valeu.
Eliseu Santos

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 11:23 pm    Assunto: atualizando Responder com citação

pequei as dicas do nick mas os galhos que ele saiam de um toco de galho mal podado entao ficou muito feio ai cortei tudo notem que na primeira foto ela e caida pra traz devo aramar isso pra que o tronco fique reto.

Roni

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

Não se preocupe se no momento não te agradou totalmente a intervenção, o importante é que agregou conicidade e movimento ao tronco, agora é agauardar as brotações e formar a parte aérea da planta.

Acho que este é sem dúvida o melhor caminho para sua planta.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Eliseu Santos

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 3:58 pm    Assunto: Responder com citação

Roni escreveu:
Não se preocupe se no momento não te agradou totalmente a intervenção, o importante é que agregou conicidade e movimento ao tronco, agora é agauardar as brotações e formar a parte aérea da planta.

Acho que este é sem dúvida o melhor caminho para sua planta.

OBRIGADO RONI E BOM VER QUE OS AMIGOS NAO NOS APEDREJAM QUANDO ERRAMOS.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: