FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ACEROLEIRA, frutificação
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 8:16 am    Assunto: ACEROLEIRA, frutificação Responder com citação

Apresentada anteriormente aqui no forum, minha aceroleira está plena de frutos, um forte atrativo nessa espécie, que tem despertado interesse desde sempre aqui no Brasil bem como no exterior, para seu cultivo como bonsai.

A principio usei um vaso alto, visando uma construção mais baixa do galho que traduz o estilo Kengai. Entrentanto, à medida que a planta se desenvolve, vejo a necessidade de estar substituindo esse recipiente por outro, menor, adequando o estilo ao formato Han Kengai, para compensar a harmonia visual e manter uma estética mais adequada.

Mas esse trabalho terá que esperar para ser feito após a maturação completa dos frutos. Eis as imagens mais recentes, espero que apreciem e opinem. Criticas e sugestões são sempre bem vindas:

A cada ano que passa sou surpreendido pelo aumento na carga frutifera, algo extremamente inusitado, se considerarmos o tamanho da planta. Agradeço ao velho e bom FOSWAY:

O importante no cultivo dessa espécie é realizar ao menos uma desfolha total anual e estar sempre podando, para eliminar galhos que crescem em direções opostas, geralmente na parte superior e inferior, além dos mais espinhosos. A adubação é constante, inclusive no inverno, suspensa apenas quando a planta começa a apresentar as primeiras flores:

Outro recurso que pretendo imprementar com essa planta em particular é o controle da quantidade de frutos, visando um aumento no tamanho deles. Creio que para conseguir isso, terei que recolher a maioria, tão logo despontem, deixando apenas um ou dois por area:

O cultivo desse bonsai é sempre a pleno sol, o ano inteiro, com rega apenas ao final da tarde. É preciso considerar a altura do vaso, preenchendo-o com agua varias vezes, para garantir que a umidade atinja todas as camadas do substrato, que é super drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de pinus e terra granulada:

Com o reenvase em um recipiente mais baixo, será preciso reduzir o comprimento do galho que desce, para harmonizar o conjunto. Creio que essa redução irá redundar num aumento dos frutos, não só quanto à quantidade deles, mas igualmente quanto ao tamanho de cada um. Veremos na próxima safra se será acertado minhas previsões nesse sentido. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 10:31 am    Assunto: Responder com citação

Realmente incrível...

Depois que começou a falar do fosway, já comprei um vidro e guardei aqui em casa. Infelizmente ainda não o usei pq a única planta que poderia frutificar este ano, ficou doente e perdeu muitas folhas e acabou nem florescendo. Mas no ano que vem ela vai que vai...

Abraço.
Gustavo Gonçalves
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 11:07 am    Assunto: Responder com citação

nicky..o fosway é sólido?e nas frutiferas voce aduba com qual frequencia?
isso é porque estou com problemas em fazer uma pitanga minha, dar muitos frutos.. Sad
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 12:26 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, primeiramente Nicky, quero lhe dar meus parabéns por essa linda acerola e aproveitar para tirar algumas dúvidas: para um melhor desenvolvimento da planta não é necessário a retirada completa dos frutos? e o ideal não seria a busca de frutos cada vez menores visando a proporcionalidade? obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 1:46 pm    Assunto: Responder com citação

Nick como sempre dando aula...

Linda Acerola, tenho uma que reenvazei esse ano... vamos ver se agora da frutos..

Vinícius acredito que a diminuição de frutos é impossível ate onde li.

corrijam me se estiver errado pf.

Ate mais ....
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

Nick,

o interessante da tua planta é que não é muito comum vermos a acerola neste estilo. Pelo menos eu não tenho visto. Mais ficou show.
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 5:56 pm    Assunto: Acerola Responder com citação

Ola amigo como sempre seus trabalhos sao um aula ja havia acompanhado este seu trabalho muito lindo tenho uma que deve sair um troncos multiplos quando estiver com brotações posto ela por ai.
Excelente seu trabalho.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 03, 2011 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns Nicky!
Admiro muito essa espécie, embora em meu viveiro não seja muito favorável a ela, o Filipe me presenteou com uma aceroleira muito bakana.
Você já pensou em dar um movimento no galho principal (circulado em vermelho)esta meio reto...isso olhando a foto, talvez não tenha dado pra ter um noção melhor.Pude notar nas fotos que existem galhos com um movimento interessante(circulados em azul).
Abraço!

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 8:55 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Fico satisfeito em saber que meu trabalho com essa aceroleira tenha despertado o interesse e a admiração dos nobres colegas.
André, como citei no texto minha intenção é reduzir o comprimento do galho que desce, visando acondicionar adequadamente a planta em um vaso menor, isto é, mais baixo quanto à altura, justamente por não ter conseguido "domar" alguns galhos, por serem grossos de mais e não se vergar mesmo com o uso de arames de cobre grossos, sem quebrarem durante a tentativa. Rolling Eyes

Essa planta foi construída a partir de uma muda obtida via alporquia de um pé de aceroleira que tenho no quintal. Por isso, alguns galhos estão grossos em relação a outros, e neles, mesmo usando arame de cobre (mais duro e resistente), não consegui dar nem mesmo um leve movimento sinuoso sem ocasionar quebra nas seções forçadas. O movimento só é possível quando o galho ainda não está lignificado o bastante, isto é, brotações novas ocasionadas após o envase e direcionadas para a posição necessária.

Apesar disso, é importante ressaltar que por se tratar de uma frutifera, obtida via alporquia, nem sempre é necessário que tenha muita sinuosidade, pois o estilo kengai possui inumeras variantes, das quais consta incluso uma com o galho que desce bem reto, sem movimento lateral distinto.

Ou seja, esse movimento lateral sinuoso não é necessário para o estilo kengai nessa variante. Devemos lembrar, por exemplo, que o estilo kengai é natural quando aplicado a coniferas, particularmente juniperos que são bem mais flexiveis mesmo quando grossos e permitem esse volteios, enquanto que em outras espécies nem sempre ele é possível de ser executado.

Vinicius, o tamanho dos frutos varia conforme a espécie. Se fosse um bonsai de citrus, ou qualquer outra frutifera em que os frutos são grandes, iria cuidar de manter uma adubação bem controlada, além da rega dispersa, para evitar que os frutos ficassem muito grandes, subtraindo a estética visual da planta. No caso de frutiferas que emitem pequenos frutos, como a pitangueira, aceroleira, jabuticabeira, piracanta, nós agimos em sentido contrário, ou seja, priorizamos a adubação e rega para aumentar o tamanho dos frutos e assim intensifcar a beleza de sua apresentação.

Claro que esse tipo de controle tem tudo a ver com o tamanho do bonsai. Num mame, por exemplo, iremos agir no sentido de tentar reduzir ao máximo o tamanho do fruto, mesmo em se tratando de espécies como a aceroleira. Mas no caso dessa planta que cultivo e apresento, a intenção agora é buscar fruto maior, reduzindo a quantidade por area de produção, uma técnica muito usada por horticultores japoneses, que agem nesse sentido. Afinal, frutos maiores, para eles, signfica preços maiores na hora da venda.

Gustavo, o FOSWAY é um adubo liquido, incolor e inodoro. Muito usado na horticultura, ele age diretamente nas raízes capilares, intensificando sua ação e crescimento, o que acaba por melhorar o restante da planta de maneira geral, incluso quanto à floração e frutificação, aumentando a quantidade sem perder a qualidade. Atualmente uso em todas as minhas plantas, inclusive coníferas como o pinheiro negro e o junipero, observando uma acentuada melhoria no cultivo de uma maneira geral.

É preciso cautela no uso: uma tampinha do produto deve ser diluída em vinte litros de agua, misturando bem antes de usar meio copo desses pequenos, tipo americano, para irrigar o substrato de plantas médias (acima de 25cm). Plantas menores podem receber a metade ou menos que isso, a cada 90 (NOVENTA) dias.

Outra forma de uso é adicionar a solução diluída na quantidade que especifiquei acima quando for misturar torta de mamona + farinha de osso. Nesse caso, é preciso reduzir a quantidade ainda mais, pois a farinha de osso é rica em fosforo e o excesso pode favorecer queima das folhas e perda material, se não for observada adequadamente seu uso. Ao preparar a massa da mistura, ao invés de usar agua pura, use com o FOSWAY, garantindo dessa forma a aporte de adubo contendo macro e micro nutrientes, enriquecendo bastante a mistura e fornecendo ainda mais nutrientes para a planta em desenvolvimento. Bonsai pronto, porém, é melhor usar apenas o FOSWAY a cada noventa dias, ou então OSMOCOTE, que é um adubo de liberação lenta, mais indicado, para evitar a perda da formação estrutural da planta.

Mais informações sobre o produto:

http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/fosway.php

Daniel, de fato ao fazermos bonsai de frutiferas temos o conhecimento de que não conseguiremos reduzir muito o tamanho delas, e isso vale tambem para o tamanho de algumas folhas de determinadas espécies. Não podemos alterar a genética da espécie, mas podemos conseguir algumas alterações no tamanho intensificando os cuidados quanto à rega e à adubação. Ao fazer um controle sistematico nesse sentido, logramos exito em obter resultados parciais, pequenos é verdade, mas que podem, no final das contas, ter um grande significado quando nossa intenção é apresentar o bonsai, seja numa exposição seja num concurso ou mesmo apenas num forum, como agora.

O recurso técnico de permitir apenas um fruto por area, ou por rama de produção é uma ótima saída para conseguir aumentar o tamanho do fruto. Essa técnica permite aos cultivadores japoneses, por exemplo, que produzem flores e frutos, obterem os maiores e melhores, principalmente em termos de qualidade excepcional, que irão render a eles maior lucro no momento da venda. Eles apresentam por exemplo carambola, mexerica, maçã, caqui, dentre outras frutiferas, muito maiores que as que geralmente vemos os produtores nacionais comercializando.

Se a técnica funciona em arvores grandes, então funcionará da mesma forma nas pequenas, como o bonsai. Aliada a essa técnica, temos tambem o controle que citei na rega e na adubação, vez que reduzindo seu aporte, ou priorizando-o de maneira sistemática, iremos obter um resultado bem superior caso não o fizessemos. É tempo de nós, bonsaistas, aprendermos a trabalhar o nosso cultivo de forma a conseguir melhorar nossas plantas. De nada adianta apenas regar e adubar, podar e aramar, se não cuidarmos da parte principal: o cultivo técnico e sistemático. Fazer bonsai é fácil, dificil é fazer bonsai com qualidade superior, não me canso de repetir. Mas nem isso é tão dificil assim: basta estudar, pesquisar, experimentar, buscar orientação sobre como agir e o que fazer e de que maneira fazer, para conseguirmos aumentar e melhorar nossos resultados e, face a isso, nossas plantas. Nossos bonsai.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Eliseu Santos

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 10:09 am    Assunto: Parabens Responder com citação

Citação:
BELEZA de exemplar quanto tempo tem , nick qual a proporção usada do FOSWAY na acerola. Voce me deu umas dicas sobre uma que tenho ja fiz as podas logo posto as fotos ela tem tres anos mas nunca floreceu e certo isso ou estou errado em alguma coisa ?
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 10:17 am    Assunto: Responder com citação

Linda planta!
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

tenho algumas aceroleiras aqui, será que se eu usar o fosway eu consigo que elas frutifiquem? ainda são novas acho que por isso elas ainda não frutificariam, elas tem pouco mais de uma ano mas foram obtidas por meio de estaquia e alporque.

Acompanhando o seu trabalho...
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 9:19 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado nick, aprendemos muito com vc
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza de aceroleira, amigo Nicky!
Infelizmente na minha região é impossível cultivá-la.

Pessoal, eu uso Fosway,até por indicação do Nicky. Eu usava o Phytus Gardem, cuja composição era- 0-40-30. o Fosway é 0-30-20.

O Phytus saiu de linha, aí passei a usar o Fosway.

Vale lembrar que ele só tem Fósforo e Potássio, assim precisa usá-lo como complemento para floração frutificação e, principalmente, fortalecimento no metabolismo da planta, por isso, assim como o Nicky, uso em TODAS as minhas plantas.

Como a época em que as plantas fazem reserva de energia é o outono, só aplico no outono, suspendendo o adubo com nitrogênio. Assim a planta faz sua reserva para atravessar o inverno e "acordar" na primavera à toda força.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edson M. Mori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns NIck, beleza de frutífera. Eu optaria por manter como kengai.Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: