FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ferramentas..
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 9:23 am    Assunto: Ferramentas.. Responder com citação

Amigos sei que todas as ferramentas são importantes para essa arte mas qual vcs achão que não pode faltar na mão de um bonsaista?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 1:53 pm    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião, a fundamental é o alicate côncavo (ou bola). As outras tb são fundamentais mas essa ai dá um acabamento de primeira..
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 7:14 pm    Assunto: Responder com citação

Márcio, eu penso assim:

1. Para iniciante: Um alicate de eletricista; uma Tesoura Tramontina e um hashi.

2. Posteriormente, terá que comprar um alicate bico de pato (ajudar no arame grosso); Um canivete de ponta bem afiada (começar a fazer Jin e shari); Uma torquez que vc afia as lâminas e serve para podar raízes.

3. Mais um tempo (se vc já ficou viciado em bonsai) vc começará a deixar de improvisar ferramentas e começará a ficar com inveja daqueles que têm ferramentas próprias para bonsai, importadas.

4. Consulta o saldo no banco e compra a primeira ferramenta importada - Tchamm! O alicate bola! (imprescindível)

6. A esposa pergunta quanto vc pagou e vc dá uma tossida e responde........ham, uns 30 reais!!!!!

7. Vc sente a delícia de um corte com o bola e aí resolve...........mais, mais, mais!!

8. Já nem consulta o saldo do banco (tem cartão de crédito, né!!) e aí vem: Alicate lateral, tesoura de desfolha, tesoura longa de corte fino, alicate de Jin, tesoura para corte de raízes, alicate bico de pato para Jin, raspador para Jin, ...............e aí não tem mais fim!!

9. Pelo menos até que a esposa diga: E eu como fico????

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 04, 2011 8:25 pm    Assunto: Responder com citação

Laughing Laughing Meu amigo Elio! você esta na profissão errada Laughing Laughing você deveria ser Pisicologo, o que você falou é a pura realidade..... Wink
Abraço....... Wink
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 1:42 am    Assunto: Responder com citação

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Começei a dar risada sozinho.kkkkkkkkkkk

É a mais pura verdade... Bateu em tudo....

abraço ai Elio
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 7:56 am    Assunto: Responder com citação

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um amigo meu me contou uma historia parecida.

Sua esposa chegou para ele e disse Voce escolhe EU ou os BONSAI !

Ai eu lhe perguntei. e ai o que vc fez ?

Ele me respondeu: Sinto saudades dela!.

rsrsrsrsrssrsr

Mas depois ele me disse que era brincadeira.

VLW
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 05, 2011 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos e principalmente o amigo Elio, cara vc falou tudo dei muita risada com seu recado Elio vc acertou na mosca, fiz o post pois cansei dos improvisos e quero dar um passo a mais, e como não sabia qual ferramenta iria ser mais utilizada perguntei.
E olha que antes mesmo de comprar ja estava maquinando qual preço ia dizer a controladora patroa.

Da até para imaginar eu sentado na sombra num domingo aquele ventinho batendo nas costas trabalhando aquele pedaço de pau rsrs que para nós é o mais perfeito bonsai, derrepente a patroa passa para estender roupas da aquela olhada e pergunta:
ahaam alicate novo? onde vc comprou?

-a comprei pela internet tava precisando.

Hum...
E quanto pagou??

Ai amigos o bicho pega, amigos iria dar aquela gaguejada basica e responder:

-a só trinta.

É e eu precisando de 30 reais para fazer depilação no salão e vc gastando com alicate mas deixa vc vai ve só oque vai ganhar.

Mas como tudo na vida tem seu lado bom e ruim, não me abalo fico com o alicate e compro a causa, mesmo que para isso tenha que pagar castigo..
Afinal sou brasileiro e não desisto nunca. E não vou parar essa caminhada que ja tem algum km percorrido...

Abraços...
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2011 9:46 am    Assunto: onde? Responder com citação

Tb sou iniciante!!!
E onde vocês indicam para comprar as primeiras ferramentas??
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 10:15 am    Assunto: Responder com citação

tenta tipo..

quanto custo o alicate?

hum...

menos q akela linda sandálias q comprei de presente pra vc amor....

resposta...
hum...
a ta deixa vc, dessa vez passa em....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 3:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O melhor local para comprar ferramentas japonesas de qualidade superior é nos sites nacionais e internacionais. Nos nacionais, tem que pesquisar os preços, que geralmente oscilam por causa das marcas (a top das TOP é da marca japonesa MASAKUNI). Desaconselho as marcas chinesas, pois o aço, o gume de corte são de qualidade muito inferior e facil "detonam" logo, ficando rapidamente imprestáveis, mesmo com afiação constante.

Os sites internacionais só aceitam cartão internacional. Então, se não tiver o visa, o mastercard ou similar, esqueça os boletos. e as ferramentas. Os preços mais aceitaveis estão no mercado americano. Recentemente adquiri ferramenta (dois alicates, um bola um concavo) no site abaixo, que na minha opinião, oferecia o melhor custo beneficio:

http://www.joshuaroth.com/

Outro local onde adquiri ótimas ferramentas, mas não sei os preços atuais é na Ten Manya Presentes:

http://www.tenmanya.com.br/index_sub0.cfm?categoria=18

A loja fica no bairro da Liberdade, em São Paulo/SP, e os preços, à época, eram os menores no país. Havia no catalogo inclusive ferramentas japonesas em aço inox. Eu comprei com eles duas tesouras, sendo uma para bonsai outra para ikebana (no ikebana os talos das plantas usadas são bem grossos).

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos V. Resende
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

Como so iniciante e não consegui visualizar os preços no sit que o nickyfury indico, gostaria de pedir umas dicas,

só consegui visualizar o valor da tesoura de poda marca Joshua Roth 120.00 rais 20 cm.

alguem poderia me instruir melhor?
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 3:24 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Nicky concordo com o amigo em relação as ferramentas japonesas porem em partes ok.
Temos que atentar pelo fato que muitos usuarios do forum são em sua maioria iniciantes ou meros aprendizes e que muitos que estão começando esta arte não possuem condições financeiras para comprar tal ferramentas por preços muitas vezes altos que o mercado oferece mesmo que ela vale cada centavos pago.
Então penso da seguinte forma antes de comprar. Quantas plantas eu tenho?
Com qual frequencias as trabalho?
consigo investir um bom valor para compras de ferramentas japonesas?

Se o resultado for que possuo poucas plantas a manutenção è baixa e não tenho como adiquirir produto melhor, então não seria melhor as famosas chinesinhas muito bem cuidada e limpas apos o seu uso?

Na minha modesta opinião acho que seria muito melhor estar usando uma chinesa doque estar cortando suas plantas com um alicate de cortar arame de construção ou com uma tesoura usada para costura para efetuar as podas não acha?

Abraços...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Pikira escreveu:
Como so iniciante e não consegui visualizar os preços no sit que o nickyfury indico, gostaria de pedir umas dicas,

só consegui visualizar o valor da tesoura de poda marca Joshua Roth 120.00 rais 20 cm.

alguem poderia me instruir melhor?

Sugiro consultar: www.obonsai.com.br

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 7:11 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, suas palavras são como um espelho, que refletem a verdade da realidade brasileira. Mas é importante, como tudo o mais nessa vida, irmos trabalhando visando sempre o aprimoramento pessoal e ele passa, necessariamente, pela atualização do nosso material de trabalho, seja ele vasos ceramicos, ao invés dos de plastico e cimento, insumos como pastas cicatrizantes e enraizadores importados, como as pastas japonesas e o superthrive, arames de aluminio e cobre anodizados, ao invés dos encapados e sobras, e ferramentas JAPONESAS, que são as melhores que há no mercado.

Infelizmente, não é justificativa bastante o fato de voce ter apenas um ou dois bonsai, para alegar que não precisa de ferramenta japonesa. É o mesmo que ir levar seu carro a um mecanico que, para soltar um parafuso qualquer, ao invés de usar a ferramenta apropriada, usa um alicate de pressão, ferramenta usada, geralmente, por lanterneiros para prender uma lata ou similar. OU ir a um dentista que, ao invés de usar ferramentas eletricas de alta qualidade tenta enfiar boca a dentro algo que pertence aos primórdios da odontologia: um alicate para extração de dentes chamado BOTICÃO. Com certeza vc fugiria de "profissionais" como esses, por mais capacitados que fossem.

O mesmo vale para o bonsai. Aos poucos, como todos ponderamos, é certo que voce e outros iniciantes avançam dentro da arte, aprendendo novas técnicas de cultivo, de manejo, de especialização. Aos poucos o conhecimento deixa de ser apenas didático e passa a ser efetivamente prático, e com a prática almejamos sempre a perfeição. Perfeição técnica, que irá permitir a voce e aos iniciantes conseguir produzir um bonsai de qualidade técnica superior. Pode até ser que se consiga fazer alguma intervenção sem o material de qualidade, sem ferramentas adequadas e fundamentais como são as japonesas, mas particularmente, mais cedo ou mais tarde vc mesmo descobre que essas coisas são imprescíndiveis.

Até lá, contudo, como citei no inicio, a verdade é que voce pode ir "praticando" com o pouco que têm à mão, sem nenhum problema. Mas sugiro, s.m.j., ir fazendo um "pé de meia", isto é, uma poupança, com vistas a que, quando o momento chegar, voce e os iniciantes, que no futuro não mais serão assim denominados, ter como pagar por suas primeiras ferramentas japonesas. Aí sim, nesse momento, voce verá que eu tinha razão ao enumerar e reafirmar a posição quanto à qualidade superior delas em relação às "outras".

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 6:19 pm    Assunto: Responder com citação

É isso ai amigo Nicky era onde eu queria chegar no assunto, não queria bater de frete com o nobre amigo que tanto tem nos ajudado mas agora vc disse tudo, penso que tudo na vida é uma eterna evolução assim como nossas queridas plantas evoluem chega um dia que por nescecidade teremos que evoluir tambem.
Então ai fica a grande dica: que tal um pé de meia para adquirir nossas ferramentas?

Abraços..
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: