|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gomes.i

|
Enviada: Qua Nov 30, 2011 8:04 pm Assunto: Ficus!? |
|
|
Olá gente!
Ganhei um exemplar de Fícus (acredito) para começar na prática do Bonsai.
Gostaria da opinião de vocês como proceder na poda, adubação, intensidade do sol etc.
Tipo estava pensando em deixar ele a altura de 0.90 a 1.20.
Hoje mede aprox 0.20 cm de altura não sei a idade.
Tem algumas manchas brancas, pesquisei na net e acho que é cochonilhas.
Fiquem à vontade, quanto mais sugestões melhor.
Abrs _________________ "Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
Edward Everett Hale |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Nov 30, 2011 8:41 pm Assunto: |
|
|
Oi Gomes
É um Ficus green island, conhecido como ficus chinês.
Tenho estes exemplares da espécie:
Dê espaço para ela crescer mais e depois poderá trabalhar em vários estilos  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Gomes.i

|
Enviada: Ter Dez 06, 2011 2:47 pm Assunto: |
|
|
Opa, então, vamos lá.
Olha sou um verdadeiro leigo no que diz respeito a arte ou cultivo em plantas.
Penso em aplicar-lhe o estilo han kengai Porêm com raízes aparentes (será que estou viajando d+?) , então pensei no transplante já com uma pedra na sua base.
Então:
Adquirir uma bacia e um escorredor de plástico para tal fim. Posso realizar já, o transplante para um vaso maior?
Adquirir também farinha de osso, farelo de mamona e húmus de minhoca. Pretendo (como li na net deixar a terra de jardim + húmus fora do escorredor) para incentivar o crescimento das raízes. Aplicar mensalmente através de um copinho perfurado a receita farelo de mamona (75%) +farinha de osso(25%). Que me diz?
Posso paralelamente tratar a cochonilhas? na net encontrei uma receita de calda de fumo+sabão. Posso aplicar sem a preocupação de retirar o produto na manhã seguinte?
Como devo proceder? _________________ "Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
Edward Everett Hale |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Dez 06, 2011 4:46 pm Assunto: |
|
|
Olá companheiro!
Não posso ajudar muito, pois sou praticamente leigo na arte, mas uma coisa é certa, não é recomendado transplantar quando a planta encontra-se doente, que é o caso da sua. Como trata-se de uma muda, não sei se a regra é válida. Em todo caso se fosse minha resolveria o problema primeiro para só depois transplantar.
Já li também a respeito sobre essa soluação para combater cochonilhas (já li aqui no fórum também e me parece que alcançaram sucesso com ela), mas como graças a Deus até hoje nenhuma das minhas mudas foram atacadas por qualquer doença (pelo menos que eu tenha percebido, e olha que observo minhas mudas até 3 vezes ao dia), nunca precisei ministrar.
Em todo caso, em breve alguém mais experiente aqui do fórum vai lhe dar uma força com todas as dúvidas.
Boa sorte! |
|
|
 |
Gomes.i

|
Enviada: Qui Dez 15, 2011 6:14 pm Assunto: |
|
|
up _________________ "Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
Edward Everett Hale |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qui Dez 15, 2011 10:42 pm Assunto: |
|
|
Acompanhado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Dez 16, 2011 8:07 am Assunto: |
|
|
Eu colocaria direto na bacia, fazendo vários furos nela antes.
Combata as cochonilhas, não vejo muito problema no transplante por ser um ficus que é resistente. Tente colocar um substrato bem drenante e adubação só após 60-90 dias. O ficus se desenvolve bem e rápido, acho que dá para seguir o projeto sim. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|