FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori Juniperu...?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leo_
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 1:25 pm    Assunto: Yamadori Juniperu...? Responder com citação

Em mais uma viagem minha pelo interior do goias... passando em um viveiro achei esse Junipero... tinha alguns que estavam morrendo e outros estavam ótima e tinham varias brotações na parte interna... essa foi uma planta que estava melhor tinha algumas brotações anteriores... e que tinha um movimento muito bom. O vaso dela estava se degradando todo rasgado ficando com algumas raizes expostas.... a parte aérea tive que podar cara caber dentro do meu carro... e alem de tudo passou 4 dias viajando cmg... Logico tendo todos os cuidados possíveis ( Como , água, Sol, Cola nas partes cortadas).
Mesmo sabendo que não era na hora de fazer isso.... Pois deveria ser so no Inverno.... Mais tbm não tinha condições de permanecer na vaso antigo!
Chegando em casa primeira coisa foi transplanta-la pois era necessario (URGENTE)para um vaso melhor e um substrato melhor... desmanchei o torrão dela... era barro puro , estava duro que nem pedra... desmanchei o máximo que pude ... Fiz tudo com muito cuidado p danificar a menor quantidade possível de raízes..... nao lavei as raizes... e nem cortei... so diminuir a pivotante Pois tinha pouca quantidade de raiz na parte inferior.... Tbm deixei mergulhada na tiamina por 20 min.... apos isso replantei...Mais so Tinha esse vaso la em ksa que cabia essa quantidade de raiz.... e foi nele mesmo! Agora vai ficar ai ate se recuperar daqui uns 2 anos eu troco de vaso.

Segue as fotos.

By leo_leo_cs at 2011-12-08

Acho que o estilo mais interessante para esta planta e o MOYOGI.

Fico no aguardo de sugestões e criticas
Se algum colega poder fazer alguma projeção p essa planta! Agradeço muito.

Editado pela última vez por Leo_ em Sáb Dez 10, 2011 11:45 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 2:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Leo, junipero chines é uma variedade, kaizuka é outra variedade. Não há como ser as duas variedades numa mesma planta, a não ser que voce enxerte mudas novas na planta, ok? Aliás, na minha opinião, essa muda está mais para outra variedade chamada junipero comunis.

O momento é oportuno para a recuperação da planta, e o fato de vc não ter reduzido muito a quantidade de raiz capilar (raízes finas) ajuda nessa fase, diminuindo os riscos de perda. Agora é manter a planta quieta, com rega uma vez ao dia, sempre ao final da tarde, e esperar que ela se recupere, antes de começar a meter a tesoura e o alicate nela. Arame e adubação nem sonhando. Daqui a dois anos, se a planta se recuperar bem, então poderemos analisar com critério e decidir o destino dela, ok? Até lá, paciência é a unica ferramenta autorizada.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Leo_
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

pois eh... como eu nao sabia o nome da especie correta fui atraz. estava passando pelo site do Bonsai kai e La tem umas fotos de cada tipo uma ao lado da outra.
Guia de cuidados por especie.
o link do endereço abaixo.
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Juniperus.htm
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 5:47 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Leo, lamento dizer que a bonsai kai não é o melhor referencial sobre cuidados de espécies que voce pode ler para aprender algo, pois trata-se de um guia de cultivo válido apenas para a cidade de São Paulo, e não para o resto do país. Eles são muito pragmáticos, e suas dicas são falhas e cheias de erros e equivocos, pois muito do que apregoam não se aplica a inumeras espécies, pelo que tenho aprendido ao longo dos anos que cultivo plantas, visando o bonsai.

Melhor seria voce pesquisar a respeito dentro do nosso forum, ou nas paginas do Atelier, verificando links de bonsaistas ligados ao forum e ao atelier, pesquisar paginas de sites mais confiáveis (O Bonsai, Bonsai Center, Nipon Bonsai, Ideal Bonsai, Terra Bonsai, Bonsai Morro Velho), que oferecem conhecimento mais técnico, interativo e recente, mais de acordo com a nossa vivencia atual e não desatualizados, como o da bonsai kai.

Em relação ao junipero, é importante esclarecer que Juniperus é um género de conífera pertencente à família Cupressaceae e há uma variedade imensa deles, podendo citar alguns que conheço apenas para vc ver: squamata, comunis, sinensis, california, itoigawa, fenicia, kaizuka, comunis, san josé, rigida, formosana, oxycedrus, barbadensis,
indica, horizontalis, procumbens, sabina, dentre outros.

Minha sugestão, para que voce conheça cada um desses aí que relacionei, é escrever o nome da variedade, seguida da palavra "bonsai" dentro do campo de pesquisa do google imagens. Na sequencia, abra cada pagina e dê uma conferida, para aprender um pouco mais sobre a espécie e sobre a variedade em particular, de maneira a ver, comparar e analisar com maior clareza, as informações pertinentes a eles. Com certeza vc estará aprendendo bem mais que pesquisando o site da bonsai kai e o guia de cuidados que eles disponibilizam.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 10:29 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
... O momento é oportuno para a recuperação da planta, e o fato de vc não ter reduzido muito a quantidade de raiz capilar (raízes finas) ajuda nessa fase, diminuindo os riscos de perda. Agora é manter a planta quieta, com rega uma vez ao dia, sempre ao final da tarde, e esperar que ela se recupere, antes de começar a meter a tesoura e o alicate nela. Arame e adubação nem sonhando. Daqui a dois anos, se a planta se recuperar bem, então poderemos analisar com critério e decidir o destino dela, ok? Até lá, paciência é a unica ferramenta autorizada.

Falou e disse o amigo Nick... Agora é ter muita paciência para esperar a plena recuperação da planta.

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Leo_
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 9:09 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nick... pelas palavras sabias. POde deixar que vou pesquisar em outros lugares.
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 11:00 am    Assunto: Responder com citação

linda planta!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: