|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 3:39 pm Assunto: Bonsai de Jambo??? |
|
|
Olá amigos. Gostaria de saber se alguém já viu ou ouviu ou tem alguma foto de bonsai de Jambo. Será que existe??? Tenho muitas mudas bem grandinhas e vou pantar em meu quintal. Mas se dá bonsai seria uma boa. Creio eu que o tamanho da folha seria o grande problema. Mas como já vi bonsai de Jaca creio eu que de Jambo pode existir. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 5:24 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
esse jambo a que se refere é aquele do fruto amarelo adocidado cuja semente é uma bolota? Nos meus tempos de criança brincávamos muito em pomares com essa planta e pelo que me lembro a folha não é tão grande e mesmo assim poderia ser reduzida com técnicas adequadas. Acho que vale a pena tentar, pensa no espetáculo que seria um bonsai de jambo!!!
Eu por aqui também vou tentando a sorte com frutíferas que não são comuns como a Gabiroba e Araçá. Adquiri recentemente uma muda de Guabiju e uma Uvaia; vamos ver no que dá!!!
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 7:25 pm Assunto: |
|
|
É esse mesmo amigo Édson. Vou tirar umas fotos amanhã e posto para você ver. Essas plantas suas citadas também tem folha grande??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Jul 04, 2008 9:50 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
estou tentando um jambo, mas a resposta para ramificação não foi muito boa ainda, mesmo no verão. Vou esperar a primavera deste ano para tentar de novo. As fohas são médias a grandes, mas acho que deve dar para diminuir sim, mas por agora estou me concentrando em formar a copa.
Edson, a uvaia também me interessou muito, mas achei as folhas até pequenas, boas para bonsai. A minha ainda está nova e não tenho um vaso muito bom para colocá-la e estimular seu desenvalvimento, por isso acho que vai demorar ainda.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Jul 05, 2008 2:36 am Assunto: |
|
|
Marcos,
as duas tem folhas pequenas como já referiu o Dark sendo que pela aparência e cheiro das folhas a uvaia deve ser uma parente da pitangueira...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 05, 2008 2:11 pm Assunto: |
|
|
Caro Marcos e amigos !
Este jambo a que estão se referindo o do fruto amarelo é
interessante , porem com algunhas caracteristicas que não
favorecem quando cultivado como bonsai,mas nada contra certo!
Existe no entanto uma variedade que cultivo muito boa que é o
Jambo Shmitt (Sysygium Malaccense) tem folhas pequenas averm
elhadas e frutos rosado do tamanho de uva,c /4-5 frutos em cada
penca, estou cultivando/estilizando-os na terra pretendo envasa-los
na primavera pois é uma espécie sensível a poda de raizes.
G abraço. pv
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jul 05, 2008 8:43 pm Assunto: |
|
|
Paulo,
bem sei que vai ser difícil conduzir um jambo como bonsai, ainda mais que deve ser bem grande e ele não está com todo o espaço que precisa para crescer. As folhas vão ter que ser aparadas pelo menos três vezes ao ano, mas como tem boa resistência acho que pode sair alguma coisa.
Este seu parece bam promissor. Depois nos mostre quando fizer o início dos trabalhos.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jul 06, 2008 2:57 pm Assunto: |
|
|
Essa espécie do Paulo é diferente da minha. Ainda não tirei as fotos mais o meu tem folhas muito maiores que essa. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 06, 2008 6:32 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos!
Darkaso ,esta variedade é realmente interessante não so pelo
tamanho das folhas mas tambem pela exelente brotação pós poda
asim que envasa-las postarei aqui no forum,Ok
Marcos esta é outra variedade e com muitas diferenças do nosso
tradicional Jambo,tem caracteristicas mais propicias p/o cultivo como
bonsai ,mas como vc ja tem as mudas vale a pena vc conferir como é
que fica certo.
G abraço.
Pv |
|
|
 |
Doan
Registrado: 01/04/08 Mensagens: 22 Localização: Cachoeiro de Itapemirim ES
|
Enviada: Sáb Jul 12, 2008 11:11 am Assunto: |
|
|
Pelo o que eu conheço sobre jambo
o jambo a fruta eh vinho escuro
com a polpa branca que lembra um isopor
eh mto deliciosa mas da gazes e dores no estomago se comer de mais _________________ By: DoaNN |
|
|
 |
Kuruta

Registrado: 28/10/11 Idade: 31 Mensagens: 63 Localização: Cruz das Almas-BA
|
Enviada: Sáb Dez 03, 2011 11:22 am Assunto: |
|
|
PS: As folhas do Jambo são grandes; Seu fruto é delicado, casca cor de vinho, interior branco, com uma grande semente; flores rosa choque/púrpura. Se quiserem eu tiro uma foto do pé de jambo que está no inicio da floração aqui. _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
(Mada Minu Sekai He - Arashi) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 2:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
Kuruta, primeiramente eu gostaria de ofertar ao nobre colega o troféu pela "desenterrada" da discussão desse tópico, que se voce não atentou, foi "inaugurado" e "mantido" entre os dias 04/072008 e 12/07/2008, ou seja, há "apenas" quatro anos atrás.... desde então, ninguem voltou a postar nem acessar a discussão iniciada. Alguns dos participantes, aliás, nem ativos mais estão em nosso forum, atualmente. Por isso, eis seu troféu:
Quanto ao bonsai de jambo, o forista Marcos Castilho, de Colatina/ES, postou imagem de um que ele adquiriu em Holambra/SP:
Essa planta, aliás, foi postada pelo próprio Marcos em outubro de 2008:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=93944&sid=fa9c83a1a43557c6ad469b1e8d7f242d
Apenas para ajudar, há no blog abaixo mais dois bonsai de mini jambo:
http://viannabonsai.blogspot.com/2011/06/bonsai-show.html
O que eu acho interessante é que vez ou outra alguem "desenterra" essas postagens e volta a acioná-las como se o tempo transcorrido entre a ultima colocação e agora não valesse nada, fosse menos que nada, aliás. Meu caro, 4 anos são uma eternidade, muito do que se escreveu com certeza não prevalece, talvez a propria planta não exista mais, o assunto teve curta duração e interesse minimo, para não dizer o óbvio. Então qual o valor de trazer isso à baila?
Detalhe: se eu não fizesse as colocações acima, ficaria apenas em seu comentário, vez que os participantes da discussão há muito não aparecem por aqui, vc acabaria "atirando" no vazio. É importante mantermos certas discussões ou assunto em pauta, e vez ou outra até podemos retornar a alguma coisa. Mas o ideal é que façamos isso com assuntos mais atualizados, dentro do ano corrente, se possível, para que a regressão tenha ao menos algum retorno possível. Senão, só iremos ficar atirando a esmo, sem nada de concreto ou de interessante retornar disso.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Kuruta

Registrado: 28/10/11 Idade: 31 Mensagens: 63 Localização: Cruz das Almas-BA
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 3:15 pm Assunto: |
|
|
Sim nick, obrigado pela oferta do troféu.
Muitas pessoas ficariam em pauta se um bonsai de jambo é viavel ou não.
O que se deve esclarescer neste tópico é que o bonsai de jambo não é viavel pelo tamanho de suas folhas, somente é viavel a sua variedade chamada mini-jambo.
para que assim nossos colegas não venham a se decepcionar com os resultados _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
(Mada Minu Sekai He - Arashi) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 6:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Kuruta, na verdade o tamanho das folhas não é impedimento para o cultivo de um bonsai dessa frutifera. Claro que o bonsai, para ficar harmonico, teria que ser de tamanho grande (o máximo, dentro da classificação japonesa classica é 1,20). No caso de um bonsai grande, as dimensões teriam que ser compatíveis, então a planta teria que ter um tronco grosso, ainda que baixo, com uma copa bem estruturada e definida, sendo o estilo mais adequado, na minha opinião, o HOKIDASHI.
Mas nada impede que se adote outro estilo, se o cultivador entender que conseguirá criar um aspecto harmonioso e esteticamente viável. O tamanho das folhas não é impeditivo então, nem tampouco o tamanho dos frutos. Há compatibilidade e ela pode ser conseguida dentro das condições que explicitei. Se irá resultar um bonsai bonito ou não, irá depender basicamente da perícia técnica do cultivador em realizar bem essa tarefa de conversão.
Além desse alcance, é importante realçar que podemos lograr exito em manter as folhas com um tamanho esteticamente mais viável se realizarmos desfolhas periódicas e parciais. Parciais por que iriamos manter sempre na planta as folhas mais novas e menores, cortando fora apenas as folhas mais velhas e maiores. Dessa maneira e com um controle correto na adubação e na rega, conseguiriamos ter um bonsai com harmonia visual corretamente executado, com uma altura de no máximo 80cm para 100cm, sem extrapolar chegando ao tamanho maximo de 1,20m permitido.
Por outro lado, poderíamos tambem buscar a construção dentro da escola chinesa de PUNSAI, que é o nome em chinês do bonsai produzido na China. Naquele país é comum um bonsai ter a altura que se queira que ele tenha, o mesmo valendo para o tamanho do vaso, que pode facilmente acomodar um homem sentado dentro, ou ser ainda maior que isso. Nesse caso, uma arvore adulta, com mais de dois metros de altura, pode ser facilmente associado a um PUNSAI, sem nenhuma restrição.
Então, veja que o tamanho da folha não é impeditivo. O que impede, no caso, é apenas a visão que nós temos do bonsai. Muitos esquecem as medidas máximas permitidas ou ignoram as possibilidades chinesas ou koreanas, ficando adstrito ao pouco que sabemos sobre o bonsai nacional. É por isso que sempre advogo no sentido de que busquemos informações sobre a arte, usando não apenas o nosso idioma na pesquisa, mas igualmente outros idiomas, pois temos na net milhões de links e sites com informações que contradizem muito daquilo em que acreditamos saber na arte do bonsai, e que podem servir, no futuro, para contrabalançar a favor, claro, as nossas argumentações sobre um assunto como esse.
http://blog.travelpod.com/travel-photo/philkoziol/1/1283966602/big-bonsai.jpg/tpod.html
Imagina só reenvasar esse podocarpus:
As imagens acima servem para ilustrar que não há, na China, um tamanho definido para bonsai (chamado por lá de punsai). E isso mostra que, nesse caso (plantas maiores) podemos então adotar qualquer planta com folhas grandes, sem nenhum problema.
Mas isso não quer dizer que não possamos ter um bonsai classico japones com folhas grandes. Veja os exemplares abaixo: primeiro, uma macieira florida:
[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/38/c4/natsumenomi/folder/604860/img_604860_5422520_1?1207137123[/img]
Veja o tamanho da folha desse viburno japonico, comparando o tamanho com a garrafa de sake ao lado:
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/39/cb/bonsai2002center/folder/284932/img_284932_5899850_0?1314744416[/img]
O tamanho da folha é bem maior que o da folha do nosso Jambo, aliás:
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/39/cb/bonsai2002center/folder/284932/img_284932_5899850_2?1314744416[/img]
Usando a mesma garrafa para comparar, veja o tamanho das folhas dessa variedade de jasmim:
[img]http://img4.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/39/cb/bonsai2002center/folder/284932/img_284932_5900239_0?1314700911[/img]
Outra planta cujas folhas são iguais as do jambo, um bonsai japones:
Alguns bonsai japoneses são pequenos, bem diminutos, que eles chamam de mini bonsai ou mame. Mas olhando o tamanho de suas folhas, vemos que esteticamente ficam meio que diferentes:
http://ameblo.jp/tyoumini/entry-11097485572.html?frm_src=thumb_module
Resumindo: podemos ter grandes bonsai com folhas grandes, pequenos e mini bonsai com folhas grandes. O importante é saber como fazer isso, sem que o bonsai perca a qualidade técnica e a estética visual.
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|