|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pablo Eiterer
Registrado: 31/05/11 Mensagens: 79 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 3:37 pm Assunto: Bougainvillea P.E |
|
|
Então hoje trabalhei uma bouga roxa, porém esqueci de tirar foto antes de trabalhar.
Visei um estilo Moyogi pois ela já favorecia isso, a partir dai, eu escolhi alguns galhos, sendo um esquerdo como primeiro galho, um de fundo um broto que será remanejado para um galho direito e um ápice, além disso transformei uns galhos que estavam na parte direita da planta em Jins e arameis esses galhos..
Então vamos as fotos :
Frente:
Lado esquerdo:
Costas:
Lado direito:
Detalhe Jin:
Gostaria de opinião de vocês, de projeções, de dicas, de qualquer coisa que venha a somar... ainda sou muito novo e gostaria muito da ajuda de vocês.
Abraços
Pablo Eiterer |
|
|
 |
Ayrton Montarroyos
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 4:08 pm Assunto: |
|
|
Acho que esse Jin poderia pegar até embaixo da árvore, entende? Dando uma ideia de casca arrancada, mesmo.
A copa eu deixaria crescer durante mais ou menos um ano para deixar o galho engrossar mais. Mas esta planta está linda demais, parabéns!  |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 4:58 pm Assunto: |
|
|
Brigadão Ayrton!
então eu estava pensando nisso, fazer um shari até o pé da planta para acompanhar o jin, porém como bougas tem uma madeira bem macia fico com medo dela apodrecer e estragar o trabalho, até com os jins eu estou com esse medo, não se sei estou certo, se tiver errado, por favor, me corrijam.
Fora isso, agora é deixar ela desenvolver a parte aérea.. daqui um tempinho passo ela para um escorredor e talz para ajudar mais... é isso ae. |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 5:47 pm Assunto: |
|
|
Belíssimo material. Ao contrário do que o amigo disse, sugiro que vc já vá modelando os galhos antes mesmo de ficarem com aquela tonalidade marrom, de preferência, deixe-a um ou dois dias sem rega pra q as folhas fiquem muchas, assim os galhos ficam mais flexíveis e reduz o risco de quebrarem. Após isso, deixe um broto da ponta do galho crescer, como galho de sacrifício, assim como fazem nos pinheiros, mantendo os demais trabalhados. Assim vc em pouco tempo terá uma copa estruturada e consegue uma conicidade legal.
Quanto ao shari, sugiro um pequeno rasgo logo dando continuidade ao jin, na forma de um cone invertido, más bem pequeno mesmo, pois como disse, a primavera tem uma madeira muito sucetivel a apodrecimento, ainda mais que trata-se de uma planta relativamente fina.
Para ilustrar quanto aos galhos, deixo esse link de uma matéria feita por nosso amigo Valdir Hobus:
http://www.labbocommerce.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=132
Abraço! |
|
|
 |
Ayrton Montarroyos
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 5:51 pm Assunto: |
|
|
Edmilson Junior escreveu: | Ao contrário do que o amigo disse, sugiro que vc já vá modelando os galhos antes mesmo de ficarem com aquela tonalidade marrom, de preferência, deixe-a um ou dois dias sem rega pra q as folhas fiquem muchas, assim os galhos ficam mais flexíveis e reduz o risco de quebrarem. |
Eu não disse que ele parasse de trabalhar o galho, mas disse que esperasse ele crescer mais um pouco.
Abraços!!! |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 6:02 pm Assunto: |
|
|
Tudo bem companheiro, respeito sua opinião, só expus a minha. A bouganvilea tem a caracteristica de quebrar os galhos depois de terem lignificado. No mais, vejo a forma q expus o modo mais facil para trabalhá-la. Se será seguido ou não é uma decisão que não compete a mim resolver.
Só isso.
Abraço! |
|
|
 |
Ayrton Montarroyos
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 6:06 pm Assunto: |
|
|
Edmilson Junior escreveu: | Tudo bem companheiro, respeito sua opinião, só expus a minha. A bouganvilea tem a caracteristica de quebrar os galhos depois de terem lignificado. No mais, vejo a forma q expus o modo mais facil para trabalhá-la. Se será seguido ou não é uma decisão que não compete a mim resolver.
Só isso.
Abraço! |
Com certeza! Concordo com tudo o que disse no seu texto, apenas fiz um pequeno esclarecimento!
Além do mais, eu não conhecia essa característica dessa planta.
Abraços! |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 6:06 pm Assunto: |
|
|
Amigo Pablo muito bem encaminhada essa primavera, porem devo alertalo em relação ao jin, poucos usam jin em primavera pelo motivo que vc mesmo falou o rapido apodrecimento da madeira, porem vc pode fazer o jin mas terá que ter o dobro de cuidado com ele ok veja as respostas sobre isso e principalmente a dica do nobre amigo Nickyfury no link da minha que ainda não decidi se deixo ou tiro de vez abraçoss.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19825 _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 7:49 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela ajuda galera!
Eu não sei mesmo o que fazer com esse Jin, acho que se tirar a planta perde a maior parte do seu charme... porém não sei se eu deixar se pode ser proveitoso.
Enfim vou pensar melhor nisso.
Quanto aos galhos, eu havia percebido o que nosso amigo Edmilson havia dito... sobr trabalhar os galhos ainda verdes.. pois já quebrei vários galhos por tentar trabalhar eles já "maduros"..
Aliás, muito bom esse artigo sobre formação de bonsai apartir de poda drástica... |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 9:35 pm Assunto: |
|
|
Companheiro, essa plantinha sua é muito linda, dá um trabalho top de linha. O jin é um charme que ela tem em especial, se fosse minha eu manteria, só teria cuidado evitando umidade e sempre usando calda sufocalstica. O Valdir Hobus certa feita me falou em usar azeite em plantas frutiferas e floriferas, caso nao queira aquele tom branco na madeira. É um caso a ser pensado direitinho pelo nobre amigo. Qualquer coisa, mande ela pra Goiânia, terei o maior prazer em tê-la por aqui,rsrs.
Abraço! |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 9:41 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando |
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 30 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 9:57 pm Assunto: |
|
|
Pablo..sobre o jin, caso tenha que fazer a retirada(nao estou jogando praga!hehe)
e fazer o uro, uma dica muito boa que me passaram em um evento foi pingar tinta nanquim
na calda sulfocalcica deixando o uro escurecido em vez de esbranquiça-lo  |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 10:14 pm Assunto: |
|
|
Oi Pablo
Para um iniciante, você fez um ótimo trabalho... Com jin e tudo... Parabéns! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 1:06 pm Assunto: |
|
|
Edmilson Junior escreveu: | Companheiro, essa plantinha sua é muito linda, dá um trabalho top de linha. O jin é um charme que ela tem em especial, se fosse minha eu manteria, só teria cuidado evitando umidade e sempre usando calda sufocalstica. O Valdir Hobus certa feita me falou em usar azeite em plantas frutiferas e floriferas, caso nao queira aquele tom branco na madeira. É um caso a ser pensado direitinho pelo nobre amigo. Qualquer coisa, mande ela pra Goiânia, terei o maior prazer em tê-la por aqui,rsrs.
Abraço! |
Brigadão! concordo completamente com você, ainda não apliquei a calda mais pretendo fazer isso periodicamente para tentar minimizar ao maximo a umidade e a junção de fungos.. Esse toque do azeite eu nunca tinha ouvido falar, mais deve ficar top também valeu pela dica!
asuhaushauhs' pode deixar que por enquanto quero essa pequena no meu viveirinho... |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 1:11 pm Assunto: |
|
|
Gustavo Gonçalves escreveu: | Pablo..sobre o jin, caso tenha que fazer a retirada(nao estou jogando praga!hehe)
e fazer o uro, uma dica muito boa que me passaram em um evento foi pingar tinta nanquim
na calda sulfocalcica deixando o uro escurecido em vez de esbranquiça-lo  |
aushaush' sei que não está jogando.. mais é exatamente isso, se o jin não vingar pretendo fazer um uro mesmo e talvez até cavar o tronco até em baixo.  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|