Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 6:29 pm Assunto: Juníperus Chinensis... (Shimpaku doido..) |
|
|
Olá amigos
Em nosso encontro com a galera de São Paulo, levei este shimpaku para dar uma trabalhada nele. Peguei uma planta bruta sem nenhuma intervenção e como estou em fase de aprendizagem, decidi por em prática alguns novos conhecimentos.
Vejam.
Com uma ferramenta para Sharis, eu cortei o tronco no meio.
[img][/img]
Estava tão aluscinado, que não parei pra tirar fotos.. os amigos que tiraram pra mim...rs
Vista de cima1
Aproveitei pra fazer um falso transplante nela, já que as raízes estavam ocupando todo o vaso e ainda faltava muito substrato para completar.
Pode parecer coisa de doido o que eu fiz, mas essa planta é só pra daqui uns 6 anos creio.
Minha idéia é inspirada em um vídeo de um japonês que não me lembro no nome, mas como ando pesquisando tanto, acho que nem vou lembrar.
Minha inspiração são essas fotos a seguir e tb para que o pessoal possa entender o que eu fiz.
Críticas e sugestão são sempre muito bem vindas _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 6:37 pm Assunto: |
|
|
Gostei do resultado amigo Mcdonald com certeza vai ter um otimo bonsai mais a diante mas tenho que dizer gostei do canivete multi uso rsrs abraços amigo.. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 7:04 pm Assunto: |
|
|
marcio gabiatti escreveu: | Gostei do resultado amigo Mcdonald com certeza vai ter um otimo bonsai mais a diante mas tenho que dizer gostei do canivete multi uso rsrs abraços amigo.. |
É Marcio...
Quem não tem cão, caça como gato... hehehehehe....
O bichinho é afiadaaaaaaaaaasso... vacilou ele deçepa... Meu avô era açougueiro e aprendi a afiar e amolar com ele....
Abração ai... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 8:35 pm Assunto: |
|
|
E ai Mc,
Achei muito boa a sua iniciativa de seguir esse tipo de estilização. Aqui no Brasil não vemos muitos que têm a ousadia de ter como meta os tradicionais pinheiros japoneses, que parecem tão distantes da nossa realidade. É dando o primeiro passo que se alcança o objetivo e, mesmo se essa planta não se tornar tão perfeita quanto às tradicionais japonesas, certamente o aprendizado o levará a conquistar esse objetivo em outros trabalhos.
O que eu te aconselharia a fazer nessa planta agora seria escolher um dos galhinhos mais baixos logo acima da última curva para se tornar o novo ápice, que ficaria bem próximo do final das curvas. Isso deve ser feito agora porque há a necessidade de cuidar para que ele não fique na sombra do restante do galho para não secar. Outra coisa seria colocá-la para engrossar deixando um galho de sacrifício mais baixo e outro no ápice.
Abraço! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Dez 08, 2011 10:23 pm Assunto: |
|
|
Aew Mc
Quero acompanhar a evolução deste guru-guru  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 12:33 am Assunto: |
|
|
Valeu Marco e Alexandre...
Não entendi muito bem o que quis dizer mas olhando as fotos, acho que vc tem razão...
Vou observar melhor ela na casa da minha mãe e depois vou ver o que faço.
Logo mais posto fotos de sua evolução...
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 1:37 am Assunto: |
|
|
Então Mc, acho que eu não expliquei muito bem o que eu tava pensando.
O que eu quis dizer é que o a continuação do tronco logo após as curvas está muito reta. Para construir o ápice eu inclinaria essa continuação do troco um pouco para a esquerda, tiraria os galinhos de baixo para deixar ele crescer para cima para ajudar a engrossar o tronco. O único galho que ficaria nessa continuação do tronco que você não aramou seria esse primeiro do lado direito que seria para formar o novo ápice, que teria que ser mais baixo do que o atual e com as curvas acompanhando o resto do movimento do tronco, e desse galhinho também sairiam os outros galhos mais altos para completar a copa... mas isso ainda vai levar muito tempo. Se der para agente marcar mais algum encontro lá na loja do Marcio até o final do ano e você levar a planta eu tento explicar melhor....
Abraço. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 11:24 am Assunto: |
|
|
Putzggrilla Mac, que massa seu trabalho e principalmente a audácia da projeção, realmente esse é um Shimpaku muito doido, e será muito mais doidão no futuro.
Agora, uma pergunta. Vc saberia dizer a idade de alguma daquelas fotos que vc se inspirou?
Devem ter mais de cinquenta anos né não?
Abraço brother. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Dez 10, 2011 10:06 am Assunto: |
|
|
Eae Mac, como que ela ta se recuperando do massacre? rsrs
Deve ta show!! posta umas fotos ae, ja deve ter começado a brotar _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 12:22 pm Assunto: |
|
|
Carakaaaaaaaaa MC.
esse ai é ousado fiko muito bom o trabalho. nusssa gostei de mais . imprenssionante um verdadeiro passei de magica.
Abraço _________________ 'Se envelhecer na terra a sua raiz e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova.' JÓ 14-8,9 |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 3:19 pm Assunto: |
|
|
Mc,
Não pude deixar de observar suas pulseiras pretas, que são idênticas às minhas. hehehe.
Desculpe o comentário desviando do objeto do tópico.
A propósito, ficou muito bom com as intervenções. Abraços. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 5:42 pm Assunto: |
|
|
hraphi escreveu: | Putzggrilla Mac, que massa seu trabalho e principalmente a audácia da projeção, realmente esse é um Shimpaku muito doido, e será muito mais doidão no futuro.
Agora, uma pergunta. Vc saberia dizer a idade de alguma daquelas fotos que vc se inspirou?
Abraço brother. |
Cara.
Não sei estimar a idade não, mas acredito que alguns devam ter por volta de uns 15 anos, a considerar pela casca. Os outros devem ter uns 10 acredito. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 47 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 9:39 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | hraphi escreveu: | Putzggrilla Mac, que massa seu trabalho e principalmente a audácia da projeção, realmente esse é um Shimpaku muito doido, e será muito mais doidão no futuro.
Abraço brother. |
Cara.
Não sei estimar a idade não, mas acredito que alguns devam ter por volta de uns 15 anos, a considerar pela casca. Os outros devem ter uns 10 acredito. |
Sei não Mac, 10, 15, acho pouco, o crescimento das coníferas é muito lento. Será que alguém com mais experiência poderia confirmar? _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 10:54 pm Assunto: |
|
|
Thomas Eckert escreveu: | Eae Mac, como que ela ta se recuperando do massacre? rsrs
Deve ta show!! posta umas fotos ae, ja deve ter começado a brotar |
Então Thomas...
Ele ficou na sombra por uns 10 dias... devido ao choque que sofreu...
foi pro sol na sexta....
Até agora não secou nenhum galho..
Mas pra dar uma certeza.. só daqui uns 20 dias...
Abraço ai _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|