FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pré Jabuticaba-Atualização 17/01/2014
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 6:09 pm    Assunto: Pré Jabuticaba-Atualização 17/01/2014 Responder com citação

Esta é minha jabuticaba de semente, plantada no final de 2010, peço orientação do colegas para saber se é necessária a poda de algum galho para evitar ter que fazer cortes grandes no futuro e assim evitar grandes cicatrizes. Sei que a folhagem dificulta a visualização da estrutura da planta, mas como não estou seguro se a desfolha pode ser feita agora, resolvi não arriscar.

Obrigado.

Em setembro/11:

Dezembro/11. O crescimento é impressionante.Obs. A tela cobrindo o substrato é para meu cachorro não fazer bagunça

Editado pela última vez por Vinícius Fernandes em Sex Jan 17, 2014 6:24 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Vinícius, antes de qualquer intervenção tipo poda, sugiro descobrir o nebari, para ver como está e a que profundidade.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando......
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 10, 2011 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa cara, como ela cresceu!!

Vou acompanhar o desenvolvimento também...!

Abraços!
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Pedro, cresce rápido demais, só por curiosidade, dê uma olhada como estava em fevereiro deste ano:

E como o Elio sugeriu, escavei pra ver o nebari, tive muita dificuldade pois haviam muitas raízes finas, e eu não queria danifica-las muito. A lata dificulta bastante também, mas acho q já da pra ter uma idéia da profundidade, quanto a qualidade do nebari, acho q não é dos melhores. Aguardo sugestões. Obrigado

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 5:07 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O tronco tem um bom movimento inicial, e sua planta pode no futuro render um ótimo bonsai. Minha sugestão é que voce promova uma desfolha total, para permitir uma melhor visualização da estrutura aerea, quando então poderemos analisar mais adequadamente e indicar os cortes necessários, nos pontos corretos, que irão permitir dar um boa continuidade ao cultivo.

Para o inverno do ano que vem, sugiro que faça o reenvase, retirando dessa lata, cortando fora a pivotante ou as pivotantes, se houver mais de uma, bem como quaisquer raizes grossas que atrapalhem a correta distribuição das raizes num formato mais radial. O melhor é preservar apenas a quantidade maxima de raizes finas, capilares, que são as que de fato promovem o desenvolvimento da planta. As raízes grossas tem a finalidade de sustentação apenas, e não tem serventia, fora o nebari de superficie, podendo ser eliminadas o quanto antes. O inverno é a época adequada de se estar fazendo esse tipo de manejamento, sem riscos para a planta.

Até lá, desfolha total, poda dos galhos reduzindo seu comprimento, aramação para condução e educação dos galhos primários, visando um estilo adequado ao tronco. Para desfolhar rapidamente, segure o galho firmemente e puxe com as mãos as folhas, sempre no sentido do tronco para fora (para os extremos dos galhos). Cortar com tesoura de pontas finas toma muito tempo e como se trata de uma planta ainda em desenvolvimento, é dispensável usar esse recurso, cansativo e desgastante.

Com a planta nua de folhas, tire quatro fotos mostrando cada um dos lados, para que possamos definir uma frente para o futuro do bonsai.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Ok mestre Nick, desfolha feita, usando a técnica de apanhar café, rápida e eficiente!! seguem as fotos numeradas de 1 a 4 e uma vista de cima, aguardo as opiniões. Mais uma vez, obrigado a todos!!

Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

maravilha!!! acompanhando.
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente incrível o desenvolvimento da sua planta!
Estou torcendo pra que ela te renda um lindo bonsai! Very Happy

Acompanhando...

Abraços!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

Vinícius, acho que dá para fazer um ótimo hokidachi.
Sugiro ainda manter descoberto aquele início de nebari para que essas raízes fininhas superficiais morram.
Minha sugestão de poda para início da p´roxima primavera.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2011 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Vinícius

Pensei algo parecido com o que amigo Elio sugeriu, porém mais vertical... A frente oposta a esta do projeto também poderia ser ideal por conta da inclinação da árvore:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...

Editado pela última vez por Alexandre S. Coelho em Seg Dez 12, 2011 1:17 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 8:07 am    Assunto: Responder com citação

Eu seguiria o projeto do Alexandre.

E com tanta saúde acho que você poderia efetuar os cortes agora e transplantar no inverno de 2012. Mas espere opiniões dos mais experientes.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 2:27 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Vinicius, agora sem duvida nenhuma voce conseguiu duas ótimas projeções para sua jabu. Qualquer uma delas irá conduzir sua planta a um novo ponto, avançando em direção à formação como bonsai. Cabe a voce, agora, escolher qual dos dois caminhos irá tomar e seguir firme e convicto por ele, construindo a parte aerea dentro de uma das duas definições.

Essas intervenções podem ser efetivadas desde já, sem nenhum problema. Lembre-se apenas de aplicar um bom selante nos cortes, para favorecer uma rapida cicatrização. Na sequencia, se houver necessidade de aramar, vá em frente e arame, sem susto. No próximo inverno será a vez de cuidar das raízes e até lá sua planta estará plenamente recuperada das intervenções de agora. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Noooosssaaa, sem palavras para agradecer.... vou seguir a sugestão do Alexandre pois pretendo deixar essa jabu engrossar bastante ainda e seguir de forma mais vertical. Amanha eu faço poda e posto aqui pra vcs. Abraço a todos e muito obrigado!!!!
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 8:12 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, hj eu fiz a poda conforme a projeção do Alexandre, com enorme receio de principiante, mas acho q o resultado foi satisfatório. Minha única dúvida é quanto ao transplante que será feito no inverno de 2012, devo plantar inclinado para frente conforme minha "projeção" abaixo, visando alcançar o fim proposto pelo Alexandre? obrigado!!!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: