|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vinícius Fernandes 1.o PASSO

Registrado: 26/10/10 Idade: 42 Mensagens: 142 Localização: Teixeiras-MG
|
Enviada: Sáb Dez 10, 2011 6:09 pm Assunto: Pré Jabuticaba-Atualização 17/01/2014 |
|
|
Esta é minha jabuticaba de semente, plantada no final de 2010, peço orientação do colegas para saber se é necessária a poda de algum galho para evitar ter que fazer cortes grandes no futuro e assim evitar grandes cicatrizes. Sei que a folhagem dificulta a visualização da estrutura da planta, mas como não estou seguro se a desfolha pode ser feita agora, resolvi não arriscar.
Obrigado.
Em setembro/11:
Dezembro/11. O crescimento é impressionante.Obs. A tela cobrindo o substrato é para meu cachorro não fazer bagunça

Editado pela última vez por Vinícius Fernandes em Sex Jan 17, 2014 6:24 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Dez 10, 2011 8:34 pm Assunto: |
|
|
Vinícius, antes de qualquer intervenção tipo poda, sugiro descobrir o nebari, para ver como está e a que profundidade.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Sáb Dez 10, 2011 10:38 pm Assunto: |
|
|
acompanhando...... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Dez 10, 2011 11:23 pm Assunto: |
|
|
Nossa cara, como ela cresceu!!
Vou acompanhar o desenvolvimento também...!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 1:58 pm Assunto: |
|
|
Pois é Pedro, cresce rápido demais, só por curiosidade, dê uma olhada como estava em fevereiro deste ano:
E como o Elio sugeriu, escavei pra ver o nebari, tive muita dificuldade pois haviam muitas raízes finas, e eu não queria danifica-las muito. A lata dificulta bastante também, mas acho q já da pra ter uma idéia da profundidade, quanto a qualidade do nebari, acho q não é dos melhores. Aguardo sugestões. Obrigado
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 5:07 pm Assunto: bonsai |
|
|
O tronco tem um bom movimento inicial, e sua planta pode no futuro render um ótimo bonsai. Minha sugestão é que voce promova uma desfolha total, para permitir uma melhor visualização da estrutura aerea, quando então poderemos analisar mais adequadamente e indicar os cortes necessários, nos pontos corretos, que irão permitir dar um boa continuidade ao cultivo.
Para o inverno do ano que vem, sugiro que faça o reenvase, retirando dessa lata, cortando fora a pivotante ou as pivotantes, se houver mais de uma, bem como quaisquer raizes grossas que atrapalhem a correta distribuição das raizes num formato mais radial. O melhor é preservar apenas a quantidade maxima de raizes finas, capilares, que são as que de fato promovem o desenvolvimento da planta. As raízes grossas tem a finalidade de sustentação apenas, e não tem serventia, fora o nebari de superficie, podendo ser eliminadas o quanto antes. O inverno é a época adequada de se estar fazendo esse tipo de manejamento, sem riscos para a planta.
Até lá, desfolha total, poda dos galhos reduzindo seu comprimento, aramação para condução e educação dos galhos primários, visando um estilo adequado ao tronco. Para desfolhar rapidamente, segure o galho firmemente e puxe com as mãos as folhas, sempre no sentido do tronco para fora (para os extremos dos galhos). Cortar com tesoura de pontas finas toma muito tempo e como se trata de uma planta ainda em desenvolvimento, é dispensável usar esse recurso, cansativo e desgastante.
Com a planta nua de folhas, tire quatro fotos mostrando cada um dos lados, para que possamos definir uma frente para o futuro do bonsai. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 6:53 pm Assunto: |
|
|
Ok mestre Nick, desfolha feita, usando a técnica de apanhar café, rápida e eficiente!! seguem as fotos numeradas de 1 a 4 e uma vista de cima, aguardo as opiniões. Mais uma vez, obrigado a todos!!
 |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 8:52 pm Assunto: |
|
|
maravilha!!! acompanhando. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 8:58 pm Assunto: |
|
|
Realmente incrível o desenvolvimento da sua planta!
Estou torcendo pra que ela te renda um lindo bonsai!
Acompanhando...
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 9:43 pm Assunto: |
|
|
Vinícius, acho que dá para fazer um ótimo hokidachi.
Sugiro ainda manter descoberto aquele início de nebari para que essas raízes fininhas superficiais morram.
Minha sugestão de poda para início da p´roxima primavera.
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Dez 11, 2011 10:39 pm Assunto: |
|
|
Oi Vinícius
Pensei algo parecido com o que amigo Elio sugeriu, porém mais vertical... A frente oposta a esta do projeto também poderia ser ideal por conta da inclinação da árvore:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Editado pela última vez por Alexandre S. Coelho em Seg Dez 12, 2011 1:17 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 8:07 am Assunto: |
|
|
Eu seguiria o projeto do Alexandre.
E com tanta saúde acho que você poderia efetuar os cortes agora e transplantar no inverno de 2012. Mas espere opiniões dos mais experientes. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 2:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Vinicius, agora sem duvida nenhuma voce conseguiu duas ótimas projeções para sua jabu. Qualquer uma delas irá conduzir sua planta a um novo ponto, avançando em direção à formação como bonsai. Cabe a voce, agora, escolher qual dos dois caminhos irá tomar e seguir firme e convicto por ele, construindo a parte aerea dentro de uma das duas definições.
Essas intervenções podem ser efetivadas desde já, sem nenhum problema. Lembre-se apenas de aplicar um bom selante nos cortes, para favorecer uma rapida cicatrização. Na sequencia, se houver necessidade de aramar, vá em frente e arame, sem susto. No próximo inverno será a vez de cuidar das raízes e até lá sua planta estará plenamente recuperada das intervenções de agora.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 8:48 pm Assunto: |
|
|
Noooosssaaa, sem palavras para agradecer.... vou seguir a sugestão do Alexandre pois pretendo deixar essa jabu engrossar bastante ainda e seguir de forma mais vertical. Amanha eu faço poda e posto aqui pra vcs. Abraço a todos e muito obrigado!!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 8:12 pm Assunto: |
|
|
Bom, hj eu fiz a poda conforme a projeção do Alexandre, com enorme receio de principiante, mas acho q o resultado foi satisfatório. Minha única dúvida é quanto ao transplante que será feito no inverno de 2012, devo plantar inclinado para frente conforme minha "projeção" abaixo, visando alcançar o fim proposto pelo Alexandre? obrigado!!!
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|