Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 10:47 am Assunto: Acerola Moyogi 01. |
|
|
Acerola, tronco sinuoso.
Amigos essa é uma de minhas acerolas e com certeza é a atual favorita, rsrs, e gostaria de contar com a opinião e com as dica de vcs.
Eu consegui essa por meio de estaquia:
Nessa foto mostra ela já com uma intensa brotação e com um belo sistema radial.
Depois de um tempo vemos ela já com um troco sinuoso e com formação de belos galhos:
Nessa já podemos observar um ápice mas bem definido e se desenvolvendo livremente (a intenção é intensificar o fluxo de seiva fazendo o tronco engrossar)
E aqui vemos o tronco e sua sinuosidade:
conto com a ajuda e colaboração de todos, opiniões e principalmente críticas são muito bem vinda.
Antecipadamente agradeço. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho.
Editado pela última vez por Guilherme Luz em Sáb Mar 03, 2012 2:02 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 23, 2011 12:15 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, eu sou iniciante no bonsai, mas creio que posso opinar sobre uma coisa: noto que a conicidade da sua planta inverte a partir do segundo galho, então, eu faria um corte um pouco acima desse segundo galho e tornaria ele o ápice da planta utilizando da aramação. Esperaria surgir novos brotos na parte de baixo, pois esse corte irá favorecer a isso e seguiria trabalhando nela com o passar do tempo. O restante que você teria cortado eu optaria por tentar fazer uma propagação de raízes por estaquia. Caso não queria fazer estaquia, então poderia fazer um alporque e aí você não iria perder a outra parte.
Na minha humilde opinião faria isso, mas espera mais pessoas se manifestarem!
(edit #1)
Bom, pensei nisto aqui. Você poderia desenvolver ela dessa maneira, plantá-la mais inclinada para a direita ( de acordo com a foto) e tê-la em dois troncos, onde poderá fazer uma copa redonda, que é o normal da acerola na natureza. Acredito que isto possa proceder!
Abraços |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 1:44 pm Assunto: |
|
|
Òrima muda meu amigo! muito potencial para um mame! |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 23, 2011 6:56 pm Assunto: |
|
|
Mame?
Num sei se eu tenho potencial para cuidar de um mame ainda, pretendo deixá-la do jeito que tah.
Quanto a conicidade não se preocupem, vou deixá-la se desenvolver para engrossar com o tempo ela ganha um pouco mais de conicidade se ela não ganhar por si só eu faço umas incisões na parte de baixo como a acerola cicatriza muito rápido, ela engrossa no local das incisões.
Não quero me desfazer dessa parte superior bonita que ela tah.
Aguardo mais sugestões. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 23, 2011 7:03 pm Assunto: |
|
|
Guilherme,
já que você sabe que pode fazer isso, então, é melhor deixar mesmo!
Eu realmente gosto da sinuosidade da planta, mas como havia dito, por ser iniciante, não sabia desse detalhe de poder fazer incisões no tronco e ali engrossar... se puder, poderia me dar mais informações a respeito disto?
grato! |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 23, 2011 10:08 pm Assunto: |
|
|
Consiste em vc fazer incisões na parte de traz do tronco de forma que a casca vai cicatrizar e agaba por "inchar" de forma que o troco engrossa um pouco.
Vamos ver se dá certo! _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 10:09 am Assunto: |
|
|
Me desculpe a sinceridade, mas o companheiro Aguiar tem toda razão, por mais que faça incisões no tronco, a conicidade invertida vai sempre permanecer. Eu particularmente até faria uma poda mais drástica que a sugerida, pois vejo, apesar de ser foto, que a conicidade não está estabelecida em toda planta. Portanto acho pertinente a poda do galho sugerida pelo colega. Lembrando que a qualidade técnica de um bonsai é extremamente importante, pois farão total diferença quando a árvore estiver pronta.
Paciência é uma das virtudes dessa arte, se caso opte pela intervenção, não se preocupe, pois cuidando adequadamente da mesma, novos galhos surgirão substituindo o que precisou ser cortado.
Boa sorte! Abraço. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 12:39 pm Assunto: |
|
|
lasca a tesoura nela .... vai brotar com mais intensidade! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 12:56 pm Assunto: |
|
|
rapaz,
desculpe mas acho que não é a hora de cortar, o tronco tem movimento, tem galhos dsitribuiidos em varias direções mas é uma planta fininha...
melhor mesmo seria deixar ela engrossar, e pra isso quanto mais galho melhor.
planta no chão ou pbacia, a estrutura primaria já é boa... e é a primeira faze da formação, formar o tronco, boa base de galhos principais... agora engrossa e depooois vc ramifica.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 25, 2011 5:40 pm Assunto: |
|
|
Vlw, Filipe, eu vou deixar ela se desenvolver bem agora, pra poder engrossar, crei que com o tempo ela adquira mais conicidade.
Obrigado pela dica, to tentando ver aqui se minha tia deixa eu plantar ela no quintal pra ela dar uma bombada.
até mais. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 9:46 pm Assunto: |
|
|
Gente, eu fiz algumas incisões na parte posterior da base do tronco dela, ela engrossou bem no local e resolveu em partes o problema da conicidade invertida, e deixei o ápice desenvolver livremente pra ela engrossar mais e parece estar funcionando.
Ela continua na mamadeira.
Alguém ai tem um guia de cuidados para acerola?
tipo em qual época podar? em qual época adubar? em qual época aramar?
Alguma tabela que nos oriente.
Antecipadamente agradeço pela ajuda... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 9:55 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Luz escreveu: | Gente, eu fiz algumas incisões na parte posterior da base do tronco dela, ela engrossou bem no local e resolveu em partes o problema da conicidade invertida, e deixei o ápice desenvolver livremente pra ela engrossar mais e parece estar funcionando.
Ela continua na mamadeira.
Alguém ai tem um guia de cuidados para acerola?
tipo em qual época podar? em qual época adubar? em qual época aramar?
Alguma tabela que nos oriente.
Antecipadamente agradeço pela ajuda... |
eu tenho podado ela em qualquer época
ela responde bem às podas, porém na primavera ela estoura em brotos! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 9:57 pm Assunto: |
|
|
BLZ, Laudir, mas e quanto à adubação?? Eu estava pensando em colocar um pouco de torta de mamona na mamadeira dela, e depois ir aos poucos associando com fosway? em que época eu posso fazer isso?? _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 10:00 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 10:35 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Luz escreveu: | BLZ, Laudir, mas e quanto à adubação?? Eu estava pensando em colocar um pouco de torta de mamona na mamadeira dela, e depois ir aos poucos associando com fosway? em que época eu posso fazer isso?? |
pode mandar bala na adubação que ela aceita bem.
Desde que vc nao tenha feito um yamadori em menos de 45 dias, detona com a adubação que ela vai responder bem. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|