Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
paulo.go

|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 1:23 pm Assunto: Bonsai Acerola |
|
|
Olá pessoal,
Como havia dito no tópico de apresentações sou novo por aqui e apresento-lhes meu bonsai ou "mausai", como dizem aqui.
[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/jNIa3dZzSALweuya358SU9MTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]
Essa é a minha coleção. Tenho apenas ele, que já tem 14 anos, e depois que descobri esse forum vejo a importancia de se cultivar vários bonsais ao mesmo tempo a fim de se obter sucesso no cultivo dessa arte. Acho que em razão de ter apenas este passei muito tempo sem dedicar os cuidados necessários que ele merecia. Agora com a ajuda dos colegas pretendo transforma-ló num bonsai de verdade.
Aproveito a oportunidade para perguntar algumas coisas aos colegas mais experientes:
-penso em utilizar a técnica do escorrer-mamadeira para engrossar o tronco e poder fazer uma poda drástica, como a de retirar o tronco retorcido. Obterei sucesso se fizer tudo ao mesmo tempo e nessa época do ano?
Segue aí mais algumas fotos:
[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/MqXcqOd0k5QFG3u57jaZFNMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]
[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/nj_PDcCJZbmMiTBsGNT1V9MTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]
[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/d617p-dkszi9NF-lLzxPLdMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]
[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/csh1bv16k30ILXpwFOEPFdMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]
[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/zn2WCPvrDOhNNYxN91HjgdMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img] |
|
|
 |
paulo.go

|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 1:30 pm Assunto: |
|
|
Não consegui postar as fotos. Alguem ajuda aí? |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 1:47 pm Assunto: |
|
|
E AI PAULO , BLZ
ENTÃO EU USO ESSE SITE E SEMPRE DEU CERTO.
http://tinypic.com/
NÃO TEM SEGREDO
ABÇS |
|
|
 |
paulo.go

|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 1:58 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Ricardo, mas consegui agora pelo link do orkut.
Pessoal, segue aí então meu bonsai que descrevi aí em cima:
 |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 09, 2011 2:49 pm Assunto: |
|
|
cara ela ta com a base muito bonita, porem a parte superior ta um pouco sem harmonia sei la.... se fosse minha eu cortaria ela bem neste ultimo broto 45graus e colocaria num escorredor a sol pleno...!!! |
|
|
 |
paulo.go

|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 12:41 am Assunto: |
|
|
juningeografo escreveu: | cara ela ta com a base muito bonita, porem a parte superior ta um pouco sem harmonia sei la.... se fosse minha eu cortaria ela bem neste ultimo broto 45graus e colocaria num escorredor a sol pleno...!!! |
Valeu pela dica dica! Penso em cortar o tronco sinuoso, mantendo o ereto e cortando este bem no último broto de baixo para cima. Pretendo no próximo final de semana passa-lo para o escorredor afim de desenvolver esses novos brotos aí da base e poder aplicar alguma técnica mais apurada.
Alguém sugere mais algo? |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 7:06 am Assunto: |
|
|
Olá Paulo!
Minha sugestão de corte:
Começar o trabalho do zero, aproveitando o melhor da planta.
A planta já tem pequeno movimento.
O desnível de grossura será facilmente corrigido.
Veja que já tem um broto no lado oposto à primeira curva, outros virão com o corte. Depois, fazer uma seleção cuidadosa desses brotos e continuar o trabalho com um projeto moyogi em andamento.
Um recipiente maior, ajudaria a formar o bonsai mais rápido.Mas se for trocar de vaso, faça o corte e espere pelas brotações, antes da mudança.E quando mudar não pode as raízes ainda, espere pelo final do próximo inverno, em outra época exige alguns cuidados, como o controle da rega e iluminação...boa sorte! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 2:13 pm Assunto: |
|
|
Eu cortaria o tronco reto e deixaria o sinuoso pra estilizar como literati _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 3:55 pm Assunto: |
|
|
Nossa um literati ai ficaria legal.
Acompanhando... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 3:56 pm Assunto: |
|
|
A sugestão do amigo Laudir é muito boa na minha opinião, caso opte por um moyogi por exemplo, eu podaria a continuação mais grossa bem rente a bifurcação e podaria a continuação mais fina á cima da curva mais acentuada.
Importante você também definir se quer um exemplar maior, com tronco mais grosso, se for o caso, eu somente faria um falso transplante para um recipiente maior, uma bacia por exemplo, para que se desenvolva mais rapidamente e adquira tamanho e grossura desejado por você. Após atingir o tamanho e grossura que deseja, aí sim partiria para um poda drástica para começar a definir o estilo.
Boa sorte! |
|
|
 |
paulo.go

|
Enviada: Qua Dez 14, 2011 10:46 am Assunto: |
|
|
Agradeço pelas dicas!
Ao colega MarcoBonsai, peço que poste novamente a sua sugestão de poda, pois não consegui visualiza-la.
Os estilos moyogi e literati são lindos, díficil selecionar qual o mais adequado a minha árvore. Irei desenvólve-la um pouco mais para depois aplicar um desses estilos.
Quanto ao desenvolvimento, pergunto aos colegas, melhor seria plantá-la no escorredor ou em uma bacia? Vejo a todo momento o pessoal falando do escorredor no fórum e no entanto os colegas sugeriram para o meu caso a bacia, fiquei com essa dúvida. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 14, 2011 10:49 am Assunto: |
|
|
pra contrariar mais ainda eu plantaria ela no chão, nada melhor que o ambiente natural pra desenvolver uma planta.
Tenho várias acerolas que estão no chão, desenvolvem o dobro duma que está na bacia. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 14, 2011 10:57 am Assunto: |
|
|
Eu replantaria na bacia direto, caso não tenha a opção de plantar no chão. Fiz isso com algumas mudas minha nesta primavera e já estão brotando e crescendo que é uma beleza...
Fala Laudir, blz?! E as semenetes de Piteco, tão bombando?! rsrsrs....plantei umas aqui na mesma época que lhe enviei aquelas e já estão a todo vapor....
Ups, desculpa por usar seu tópico com outros assuntos....
Boa sorte!! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 14, 2011 11:04 am Assunto: |
|
|
Green_bsb escreveu: | Eu replantaria na bacia direto, caso não tenha a opção de plantar no chão. Fiz isso com algumas mudas minha nesta primavera e já estão brotando e crescendo que é uma beleza...
Fala Laudir, blz?! E as semenetes de Piteco, tão bombando?! rsrsrs....plantei umas aqui na mesma época que lhe enviei aquelas e já estão a todo vapor....
Boa sorte!! |
Rapaz, nunca vi tanta muda de piteco assim em toda a minha vida... são mais de 50 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 14, 2011 4:49 pm Assunto: |
|
|
Laudir escreveu: | Green_bsb escreveu: | Eu replantaria na bacia direto, caso não tenha a opção de plantar no chão. Fiz isso com algumas mudas minha nesta primavera e já estão brotando e crescendo que é uma beleza...
Boa sorte!! |
Rapaz, nunca vi tanta muda de piteco assim em toda a minha vida... são mais de 50 |
Fico satisfeito, certamente se tornarão lindos Bonsai! Boa sorte aí companheiro.
Paulo, estive dando uma fuçada no fórum hoje e felizmente achei um tópico bastante esclarecedor sobre sua dúvida da bacia/escorredor.
Taí companheiro: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6000&postdays=0&postorder=asc&start=0
Boa sorte! |
|
|
 |
|