FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai Acerola
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
paulo.go

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 1:23 pm    Assunto: Bonsai Acerola Responder com citação

Olá pessoal,

Como havia dito no tópico de apresentações sou novo por aqui e apresento-lhes meu bonsai ou "mausai", como dizem aqui.

[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/jNIa3dZzSALweuya358SU9MTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]

Essa é a minha coleção. Tenho apenas ele, que já tem 14 anos, e depois que descobri esse forum vejo a importancia de se cultivar vários bonsais ao mesmo tempo a fim de se obter sucesso no cultivo dessa arte. Acho que em razão de ter apenas este passei muito tempo sem dedicar os cuidados necessários que ele merecia. Agora com a ajuda dos colegas pretendo transforma-ló num bonsai de verdade.

Aproveito a oportunidade para perguntar algumas coisas aos colegas mais experientes:

-penso em utilizar a técnica do escorrer-mamadeira para engrossar o tronco e poder fazer uma poda drástica, como a de retirar o tronco retorcido. Obterei sucesso se fizer tudo ao mesmo tempo e nessa época do ano?

Segue aí mais algumas fotos:

[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/MqXcqOd0k5QFG3u57jaZFNMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]

[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/nj_PDcCJZbmMiTBsGNT1V9MTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]

[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/d617p-dkszi9NF-lLzxPLdMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]

[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/csh1bv16k30ILXpwFOEPFdMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]

[img]https://picasaweb.google.com/lh/photo/zn2WCPvrDOhNNYxN91HjgdMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
paulo.go

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 1:30 pm    Assunto: Responder com citação

Não consegui postar as fotos. Alguem ajuda aí?
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 1:47 pm    Assunto: Responder com citação

E AI PAULO , BLZ

ENTÃO EU USO ESSE SITE E SEMPRE DEU CERTO.

http://tinypic.com/

NÃO TEM SEGREDO

ABÇS
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
paulo.go

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica Ricardo, mas consegui agora pelo link do orkut.

Pessoal, segue aí então meu bonsai que descrevi aí em cima:

juningeografo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

cara ela ta com a base muito bonita, porem a parte superior ta um pouco sem harmonia sei la.... se fosse minha eu cortaria ela bem neste ultimo broto 45graus e colocaria num escorredor a sol pleno...!!!
paulo.go

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 12:41 am    Assunto: Responder com citação

juningeografo escreveu:
cara ela ta com a base muito bonita, porem a parte superior ta um pouco sem harmonia sei la.... se fosse minha eu cortaria ela bem neste ultimo broto 45graus e colocaria num escorredor a sol pleno...!!!

Valeu pela dica dica! Penso em cortar o tronco sinuoso, mantendo o ereto e cortando este bem no último broto de baixo para cima. Pretendo no próximo final de semana passa-lo para o escorredor afim de desenvolver esses novos brotos aí da base e poder aplicar alguma técnica mais apurada.

Alguém sugere mais algo?
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 7:06 am    Assunto: Responder com citação

Olá Paulo!

Minha sugestão de corte:

Começar o trabalho do zero, aproveitando o melhor da planta.

A planta já tem pequeno movimento.

O desnível de grossura será facilmente corrigido.

Veja que já tem um broto no lado oposto à primeira curva, outros virão com o corte. Depois, fazer uma seleção cuidadosa desses brotos e continuar o trabalho com um projeto moyogi em andamento.

Um recipiente maior, ajudaria a formar o bonsai mais rápido.Mas se for trocar de vaso, faça o corte e espere pelas brotações, antes da mudança.E quando mudar não pode as raízes ainda, espere pelo final do próximo inverno, em outra época exige alguns cuidados, como o controle da rega e iluminação...boa sorte!
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

Eu cortaria o tronco reto e deixaria o sinuoso pra estilizar como literati
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 3:55 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa um literati ai ficaria legal.

Acompanhando...
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2011 3:56 pm    Assunto: Responder com citação

A sugestão do amigo Laudir é muito boa na minha opinião, caso opte por um moyogi por exemplo, eu podaria a continuação mais grossa bem rente a bifurcação e podaria a continuação mais fina á cima da curva mais acentuada.
Importante você também definir se quer um exemplar maior, com tronco mais grosso, se for o caso, eu somente faria um falso transplante para um recipiente maior, uma bacia por exemplo, para que se desenvolva mais rapidamente e adquira tamanho e grossura desejado por você. Após atingir o tamanho e grossura que deseja, aí sim partiria para um poda drástica para começar a definir o estilo.

Boa sorte!
paulo.go

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Agradeço pelas dicas!

Ao colega MarcoBonsai, peço que poste novamente a sua sugestão de poda, pois não consegui visualiza-la.

Os estilos moyogi e literati são lindos, díficil selecionar qual o mais adequado a minha árvore. Irei desenvólve-la um pouco mais para depois aplicar um desses estilos.

Quanto ao desenvolvimento, pergunto aos colegas, melhor seria plantá-la no escorredor ou em uma bacia? Vejo a todo momento o pessoal falando do escorredor no fórum e no entanto os colegas sugeriram para o meu caso a bacia, fiquei com essa dúvida.
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 10:49 am    Assunto: Responder com citação

pra contrariar mais ainda eu plantaria ela no chão, nada melhor que o ambiente natural pra desenvolver uma planta.

Tenho várias acerolas que estão no chão, desenvolvem o dobro duma que está na bacia.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 10:57 am    Assunto: Responder com citação

Eu replantaria na bacia direto, caso não tenha a opção de plantar no chão. Fiz isso com algumas mudas minha nesta primavera e já estão brotando e crescendo que é uma beleza...

Fala Laudir, blz?! E as semenetes de Piteco, tão bombando?! rsrsrs....plantei umas aqui na mesma época que lhe enviei aquelas e já estão a todo vapor....

Ups, desculpa por usar seu tópico com outros assuntos....

Boa sorte!!
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 11:04 am    Assunto: Responder com citação

Green_bsb escreveu:
Eu replantaria na bacia direto, caso não tenha a opção de plantar no chão. Fiz isso com algumas mudas minha nesta primavera e já estão brotando e crescendo que é uma beleza...

Fala Laudir, blz?! E as semenetes de Piteco, tão bombando?! rsrsrs....plantei umas aqui na mesma época que lhe enviei aquelas e já estão a todo vapor....

Boa sorte!!

Rapaz, nunca vi tanta muda de piteco assim em toda a minha vida... são mais de 50
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

Laudir escreveu:
Green_bsb escreveu:

Boa sorte!!

Rapaz, nunca vi tanta muda de piteco assim em toda a minha vida... são mais de 50

Fico satisfeito, certamente se tornarão lindos Bonsai! Boa sorte aí companheiro.

Paulo, estive dando uma fuçada no fórum hoje e felizmente achei um tópico bastante esclarecedor sobre sua dúvida da bacia/escorredor.
Taí companheiro: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6000&postdays=0&postorder=asc&start=0

Boa sorte!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: