|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
newtonhissanaga
|
Enviada: Dom Jan 01, 2006 7:47 pm Assunto: Engrossar Tronco e galhos... |
|
|
Olá pessoal,,,,
Nesse final de ano, aprendi uma coisa que pode parecer basica..mas eu não sabia.......corrijam-me se estiver errado....
queria partilhar com os amigos...
Para engrossar o tronco, sempre se fala em plantar no chão e escorredor etc etc.....até ai eu jah sabia...
só que nunca tinham dito que tbm ajuda deixar as pontas crescerem livremente ....por exemplo deixar um galho de "sacrificio" (acho que era assim que ele falou"), aquele que dá uma vontade de podar mas se vc deixa-la ajuda a engrossar mais rapido...o mesmo para os galhos que se deseja engrossar, deixa eles crescerem livremnte....
eu sempre tinha a mania de ir podando e podando sempre no segundo para para ramificar, agora vou deixar "ir embora" ........é claro que se podar, tbm engrossa, mas parece que demora mais...só não sei o quanto..........
Abraços......... |
|
|
 |
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA 1.o PASSO

Registrado: 13/07/05 Mensagens: 130 Localização: PEDRO LEOPOLDO - MG
|
Enviada: Seg Jan 02, 2006 7:36 am Assunto: Engrossamento. |
|
|
Olá para todos.
Newton,tenho utilizado as três técnicas que você menciona e acho um assunto interresante.No meus ''testes'' tenho notado que o plantio no chão para quem tem espaço é otimo e traz excelentes resultados em desenvolvimento completo ou seja tronco,raiz e os galhos crescem rapido oferecendo mais resistências as pragas.No escorredor tenho notado o cerscimento lento porém as raizes e as copas são as mais beneficiadas e com isso o tronco e galhos(que não crescem muito) agradecem.Esta técnica de deixar o(s) galho(s) crescerem é muito eficaz e é claro que a planta vai perder um pouco da estética inicial mas no final é gratificante pois teremos um galho grosso além de podermos estar usando este mesmo galho para fazer enxertos de ''perfuração'' na parte baixa da arvoré onde ainda não temos galhos.O tempo ideal para todas estas formulas funcionarem vai depender do ponto de vista do observador da planta e é necessário um costumaz acompanhamento sem muita pressa pois só o tempo vai nos dizer qual a hora de podar os galhos e dar formas ao Bonsai.
Novas opiniões com certeza vão aparecer mas espero ter ajudado.
Rogério. _________________ ''o BONSAI é como uma vida,precisa de cuidados diários.'' |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Qui Jan 26, 2006 5:26 pm Assunto: |
|
|
Que belissima aula, obrigado amigos, apredi muito com vocês. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
Guga 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 26, 2006 6:11 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Achei interessante, já comentaram comigo, mas esqueci e hoje meti a tesoura num galho de uma Carmona que tinha estas caracteristicas.
Abraços, _________________ Gustavo Almeida.
"Associação de Bonsai de Pernambuco" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jan 28, 2006 10:09 pm Assunto: |
|
|
olá pessoal,
deixo sempre as pontas de minhas árvores crescerem para engrossar o tronco. mas é sempre achei melhor fazer isto depois de deixar os primeiros galhos já direcionados para o estilo que pretendo. este "esquecimento" de algumas pontas para engrossar o tronco dá muito certo com as primaveras que tem um crescimento rápido e se vê o resultado mais rápido. |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Jan 29, 2006 12:29 am Assunto: |
|
|
newton,
esta técnica de deixar um galho crescer para "puxar" o engrossamento do tronco é muito utilizado em pinheiros negros, mas dá para fazer em outras espécies, mas não se esqueça de ir mantendo a forma dos galhos baixos pois, se crescerem muito tbm, depois vc pode ter problemas para dar forma à planta. Mas sem dúvida, a forma de se engrossar um tronco rapidamente ainda é o chão.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|