Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Taty

|
Enviada: Sáb Jan 28, 2006 8:15 pm Assunto: Pragas |
|
|
Quando fui adubar meu shimpaku encontrei minhocas na raiz. Vi tb que os galhos estavam ficando amarelos. Gostaria de saber se isso é bom ou ruim e qual a melhor de combater insetos ou pragas.
Abraços a todos e desde já agradeço. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jan 28, 2006 10:19 pm Assunto: |
|
|
Taty,
não sou muito experiente, mas do que entendo, minhocas gostam de terra comum. elas não fazem mal ao bonsai, mas, é sinal que possivelmente você esteja utilizando o substrato incorreto para seu shimpaku. minhocas não sobreviveriam nos substratos específicos pois eles perdem água e umidade rapidamente com a finalidade de não deixar umidade excessiva para não dar fungos. indiretamente as minhocas podem promover um ambiente favorável para fungos pela produção de húmus que em quantidades grandes não são interessantes. quanto às pragas e doenças são muitas e para cada uma tem solução. |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Jan 29, 2006 12:54 am Assunto: |
|
|
Taty,
O darkaso tocou num assunto importante, "minhocas só vivem no bonsai se o substrato tiver terra",
As minhocas saõ úteis na terra do jardim de sua casa, mas no bonsai são indesejáveis, Para retirá-las coloque seu bonsai dentro da água e assim que elas saírem para respirar retire-as (eca!!!) e jogue-as no jardim.
e Assim que puder troque o substrato por uma mistura de 4 partes de pedrisco, 4 partes de tijolo ou telha triturados e 2 partes de terra vegetal.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jan 29, 2006 12:19 pm Assunto: |
|
|
Taty,
acho que você devia entrar no site do Mário e fuçar tudo que puder na parte Bonsai. Lá tenho certeza que você encontrará informações que não imaginaria serem pertinentes que irão te ajudar a manter suas plantas vivas. Entre também no ícone Árvores e saiba "tudo" sobre muitos exemplares. |
|
|
 |
Taty

|
Enviada: Dom Jan 29, 2006 12:32 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda. Vou dar uma olhada no site.
Abraços |
|
|
 |
abrão
Registrado: 26/01/06 Mensagens: 46 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Fev 01, 2006 12:26 am Assunto: |
|
|
legal,
acabei de aprender mt com grandes experts