FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai Acerola
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
paulo.go

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Green, agradeço as informações, mechendo nesse fórum descobrimos informações utilíssimas.

Vou transplantar a árvore para uma bacia e depois posto as fotos.

Aproveitando de seu conhecimento, há algum problema fazer-se isso nessa época do ano?

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2011 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Pode fazer sem problema. Faz um falso transplante, sem poda de raízes.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2011 8:15 am    Assunto: Responder com citação

As setas brancas mostram futuras brotações e possíveis posicionamento de galhos, o risco branco seria a sugetão de corte.Se a planta está com razoável vigor, responderá bem ao procedimento, se não, seria bom prepará-la antes para isso. Fazendo uma adubação uns dias antes da poda.
Mantenha sobre baixa luminosidade "direta" enquanto não tiver uma brotação formada, e sem adubação antes da maturação das folhas novas.O transplante pode esperar pro ano seguinte, interessante é após o ciclo retomar à adubação, orgânica de preferência!abç

Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2011 8:46 am    Assunto: Responder com citação

Paulo, só para reforçar e esclarecer, se quer uma planta mais robusta, aconselho a apenas efetuar o falso transplante na bacia agora mesmo, pois ainda estamos na primavera. Quanto mais raízes, mais folhas, mais engrossamento de tronco, etc...
Agora, caso queira já começar a definir um estilo, siga as orientações do companheiro Marcos que são muito boas!!

Abraços
paulo.go

MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2011 10:30 am    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsai,

muito obrigado pela dica, mas vendo agora sua sugestão de poda me doeu o coração ter que fazer intervenção tão drástica. Ainda mais quando penso na idade dessa árvore. Talvez seja coisa de principiante.

Gostei do estilo literati que os demais amigos sugeriram. Pesquisando algumas fotos na net vi alguns exemplares magníficos. Me parece que esse tronco sinuoso, considerando ele até o seu fim, já é um bom início para esse estilo. Aproveitando da sua experiência, o que acha?
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 7:05 am    Assunto: Responder com citação

Paulo, acho viável, mas não aconselho! Sei que tenho muito que aprender, mas na minha óptica o estilo literati nasceu pras coníferas, algumas exceções como o buxus, caliandra, serissa, érica e mais algumas que não lembro agora. Se for pensar, vai alcançar um resultado estético, mas anti-natural.
A naturalidade é difícil de ser alcançada e os resultados podem não ser os mesmos esteticamente. Vejo muitas nativas brasileiras sendo trabalhadas como pinheiro, anti-natural.Estou tentando seguir outra linha. As vezes anos de trabalho e chegamos à resultados insatisfatórios, muito aconteceu comigo.Agora procuro ver o potencial, nem tiro do lugar, em caso de yamadori, antes de tirar já faço o corte, e o tempo de cicatrização das feridas vai ser mais rápido, podendo em pouco tempo estar disfarçado.Tenho em mente os seguintes passos no bonsai:1º movimento do tronco principal(isso pode levar alguns anos), 2º desenvolver bastante raízes finas e por último desenvolver uma ramificação(copa), sendo o último o mais rápido de se conseguir.
Existem plantas que precisam de intervenção, para corrigir pequenos defeitos de formação e nos poupar alguns anos no resultado.
Foi uma sugestão, sei como é o apego.Como falei acima, é viável.A arte é livre como o literati!abç
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 9:06 am    Assunto: Responder com citação

Só complementando as boas dicas do companheiro Marco. É importante resaltar também a formação do NEBARI, tão importante quanto o movimento e copa é de suma importância que o Bonsai tenha um bom nebari.

Abraços.
paulo.go

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Marco,

importantíssimas suas dicas. Não vale a pena cultivar um bonsai se o resultado final não passa naturalidade.

Nada melhor do que a gente bater um papo com quem tem mais vivência. Repensarei no estilo a adotar. Além do moyogi, quais outros estilos se aplicam bem as árvores nativas?

Agradeço também ao Green pelas contribuições.

Obrigado gente!
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Paulo, acho viável, mas não aconselho! Sei que tenho muito que aprender, mas na minha óptica o estilo literati nasceu pras coníferas, algumas exceções como o buxus, caliandra, serissa, érica e mais algumas que não lembro agora. Se for pensar, vai alcançar um resultado estético, mas anti-natural.
A naturalidade é difícil de ser alcançada e os resultados podem não ser os mesmos esteticamente. Vejo muitas nativas brasileiras sendo trabalhadas como pinheiro, anti-natural.Estou tentando seguir outra linha. As vezes anos de trabalho e chegamos à resultados insatisfatórios, muito aconteceu comigo.Agora procuro ver o potencial, nem tiro do lugar, em caso de yamadori, antes de tirar já faço o corte, e o tempo de cicatrização das feridas vai ser mais rápido, podendo em pouco tempo estar disfarçado.Tenho em mente os seguintes passos no bonsai:1º movimento do tronco principal(isso pode levar alguns anos), 2º desenvolver bastante raízes finas e por último desenvolver uma ramificação(copa), sendo o último o mais rápido de se conseguir.
Existem plantas que precisam de intervenção, para corrigir pequenos defeitos de formação e nos poupar alguns anos no resultado.
Foi uma sugestão, sei como é o apego.Como falei acima, é viável.A arte é livre como o literati!abç

Sempre é bom alguem que tenha estudado mesmo sobre o bonsai expressar sua opinião.
Nunca me passou pela mente que o estilo literati tivesse limitado à algumas espécies.

mudo minha sugestão qto a esta acerola. PODA RADICAL
ela responde bem pra caramba! e poderíamos melhora-la com um moyogi
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2011 12:19 pm    Assunto: Responder com citação

Oi!

Laudir blz! Não creia que seja limitado este estilo à algumas espécies, pode ser feito experiências com diversas espécies, só que, a questão é a harmonia que implicará determinadas espécies neste estilo. O estilo pede uma planta com elegância, movimentos sinuosos com folhagem rala e zero profundidade. Representando talvez as antigas pinturas chinesas em duas dimensões(altura e largura), profundidade zero. O colega Nick tem mais experiência, talves ele ou outro colega possam esclarecer um pouco a história deste estilo.
Quanto ao ser estudado, achei forte, prefiro o termo dedicado... um grande abç!

Paulo, olhando sua planta eu verei sempre o moyogi!abção
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2011 6:51 pm    Assunto: Responder com citação

Minha pequena contribuição Paulo, se fosse minha encaminharia para um moyogi ou um hokidachi seguindo as dicas dos amigos quanto ao corte ok..
Não se preocupe quando fazer a poda drastica, a acerola brota muito bem, as vezes ficamos com receio de cortar, mas é melhor fazer doque chegar depois de anos tentando e cuidando de um bonsai e ver que foi tempo perdido por não ter feito o certo.
Fazendo uns rabiscos faria mais ou menos assim:
[/img]
paulo.go

MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2011 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio,

quando se é principiante toda contribuição é válida. Obrigado!

Me parece que o Moyogi cairá bem, entretanto tenho um caminho longo a seguir até qualquer formação do estilo. Irei transplanta-la para uma bacia, para engrossar um pouco mais a base e fortalecer os brotos que surgiram, para então fazer a poda drástica. Espero estar seguindo o caminho mais adequado. O que acha?
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2011 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Sempre é bom fortalecer mesmo, quanto mais preparada melhor o resultado da brotação.Muitos brotos para fazer a seleção de quem fica e quem vai.Abç
paulo.go

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 11:04 pm    Assunto: Bonsai Acerola (atualizado 26.12.2011) Responder com citação

Olá pessoal,

Como havia prometido, ontem reenvasei minha acerola numa bacia, no intuito de engrossar e fortalecer tronco e raizes. Não fiz nenhuma alteração drástica. Apenas removi do vaso raso (como visto nas fotos acima) para a bacia. Creio que daqui a trinta dias poderei começar a adubar com farinha de osso e torta de mamona. Os amigos mais experientes tem alguma sugestão?

Segue algumas fotos:

paulo.go

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 11:29 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma foto:

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: