FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Aumentando minha coleção
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Kuruta

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 6:14 pm    Assunto: Aumentando minha coleção Responder com citação

Acabei de chegar em casa, trazendo três mudas direto de um viveiro (por sinal é dificil encontrar mudas por aqui) Rolling Eyes
• Pitanga.
• Acerola(Enxertada)
• Umbu-Cajá(Enxertada)

» Amanhã vou ver se compro algumas de limão e laranja. Além de procurar algumas variedades de primavera que ainda não tenho.
» Por sinal encontrei limão no viveiro porém era de uma especie de folhas muito largas.

Bem, comprei um borrifador que estava precisando também, afinal é verão, algumas bacias, pois não encontrei vasos adequados, também comprei terra enriquecida com matéria organica, além de já ter areia grossa de rio com pedriscos.(Se for realmente necessário tenho terra com húmus)
PS: As mudas estão em casca de pinheiro como substrato.

Vou postar algumas fotos para que possam ver as minhas aquisições, e por favor me respondam como devo proceder para o envasamento.

Pitanga:

Acerola:

Umbu-Cajá:

Etc:

Agradeço desde já à todos, e estou apto à opniões sobre estilos futuros, e outras coisinhas. Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2011 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

LEGAL KURUTA

BACIA NELAS, E PACIENCIA PRA VC .

KKK

ABÇ
Kuruta

MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2011 9:05 am    Assunto: Responder com citação

Fiquei com dúvida em como fazer o substrato
Acho que vou colocar
25% casca de pinus(pinheiro)
25% Areia grossa
5% de pedras pequenas
45% de Terra enriquecida com adubo organico

Como tenho também em larga quantidade, pensei em colocar folhas e flores de bougainvillea que cairam, para que possam se decompor com o tempo.
Kuruta

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Adquiri mais algumas mudas, mais ainda faltam várias infelizmente
• Groselheira
• Seriguela (De tronco grosso)

Mais tarde posto algumas fotos.

Bem pessoal estou pensando em montar um cantinho para meus bonsais, n fundo da minha casa dá para construir um pequeno atelier, onde tem um depósito e essa ideia já foi aprovada pela dona da casa.
É um comodo unico, retangular, espaçoso, o qual irei dar uma nova frente e trocar o telhado, por telha transparente.
Vou usar um simulador 3D de construções e mostro à vocês e vocês me ajudam com idéias
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Kuruta

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Quanto ao umbu, que havia me preocupado bastante, ele derrubou praticamente todas as folhas e uns 4 ou 5 galhos, porém em um dos dois galhos que ele preservou, começaram a brotar novas folhas, mostrando que ele está reagindo e se recuperando, vou deixar ele uns 6 meses parado sem intervenções.
Bem como havia dito, fotos das plantas.
Seriguela:

Groselha:

Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2011 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Kuruta escreveu:
Quanto ao umbu, que havia me preocupado bastante, ele derrubou praticamente todas as folhas e uns 4 ou 5 galhos, porém em um dos dois galhos que ele preservou, começaram a brotar novas folhas, mostrando que ele está reagindo e se recuperando, vou deixar ele uns 6 meses parado sem intervenções.
Bem como havia dito, fotos das plantas.
Seriguela:

Groselha:

Oi Kurata, este umbu esta com tubérculos ou só na raiz, e quanto tempo ele tem Question Smile Smile Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Kuruta

MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2011 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Só na raíz, bem a raíz é de uma cajá, pois é um enxerto. Deve ter 1 ou 2 anos no maximo.
Tem a grossura de uma caneta.
Marcio Misso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 2:23 pm    Assunto: Responder com citação

Bem locas plantas!!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 6:39 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Kuruta, o melhor substrato para essas plantas deve ser composto de: caco ceramico (50%), terra granulada (20%), pedrisco (10%), carvão (10%), casca de pinheiro (10%), sendo que se não tiver onde conseguir a casca de pinheiro, pode usar de outra arvore, desde que a casca seja do tipo porosa, grossa e seca.

Nunca, em tempo algum, misture qualquer tipo de adubo ao substrato, mesmo que seja esterco animal curtido. Esse tipo de material está sempre em fermentação, que é aumentada ao ser molhado (se misturado no substrato, será molhado quando for regar a planta), causando asfixia nas raizes capilares, podendo levar à morte da planta.

Muitos discutem isso, alegando que quando vê alguem plantando uma arvore ou muda no solo, coloca-se esterco no buraco. Bem, concordo plenamente com isso, mas não estamos lidando com mudas em buraco, e sim mudas ou plantas com destinação diferente, plantadas em recipientes de cultivo, sejam escorredores, bacias plasticas ou vasos. Então, a conversa aqui é outra.

Se for adicionar areia, não é preciso adicionar terra (menos ainda se for adubada). A adubação só deverá ser adicionada depois que observar que a planta reinicia seu ciclo vegetativo, emitindo forte e vigorosa brotação. Se a brotação perdurar, isto é, se não murchar, secar e cair, então pode-se preparar um adubo organico e acrescentar na borda do vaso, nunca junto do tronco.

Geralmente, para espécies como essas, é correto adubar uns 90 dias depois do envase, ou até depois disso. Sugiro adubar depois de seis meses, apenas por garantia. Assim evita perda material irreversível.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Kuruta

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 6:39 pm    Assunto: Responder com citação

Bem, eu sou leigo e como você viu não segui estas orientações.
Na verdade nem é terra adubada, é terra enriquecida com material organico.
Bem não tinha exterco no meio.
Minhas plantas adoraram O-o
O Umbú que tinha perdido todas as folhas em 3 dias brotou muito, eu levei um grande susto, a acerola também.

Visto que não foi bem um transplante, foi mais um reenvase, por que não mexi nas raizes(fora do umbu, o qual teve a maior evolução)

A groselheira se recuperou em 3 dias.

Na verdade todas as plantas estão ótimas, menos a pitanga que nem diz se tá ruim ou se ta bom, tá la uma estatua que nao diz se gostou ou não.
Kuruta

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

PS: Caco ceramico, muuuuuuitas pessoas já me disseram para não usar, eu estive com um agrônomo que me disse para não usar, ja que a terra que usam aqui já tem uma boa capacidade drenante
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 3:30 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Esse agronomo com quem esteve é bonsaista? Duvido, pois se mesmo como um simples agronomo se mete a dizer um disparate desses, eu desconfiaria até de seu diploma.

Conheço dois ótimos e grandes agronomos que são grandes e ótimos bonsaistas: CARLOS EDUARDO TRAMUJAS e OSAMU HIDAKA. O primeiro, aliás, foi editor e redator de uma grande revista espanhola de bonsai, a BONSAI PASION, editada pela maior empresa espanhola (e do mundo) de bonsai, MISTRAL. O segundo, bem esse acredito que dispense explicações sobre seu vasto e interessante conhecimento, né? Bem, eles usam e se usam é por que sabem, com conhecimento e experiencia pessoal, que funciona. Então, calcado no que aprendi com os dois, é que uso e aconselho outros a usarem tambem, pois sei, por minha experiencia pessoal, que funciona.

Porém, se voce não usa o caco ceramico, não tem por que eu insistir nesse sentido. Afinal, gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Continue a cultivar como vem fazendo, sem nenhum problema, afinal, tem tido ótimos resultados, né? então deve estar no caminho certo.

Mas, apenas para esclarecer: a finalidade do uso do caco ceramico não se restringe apenas a drenagem do solo, ele possuí microporos que retem umidade, ou seja, AGUA, e isso ajuda bastante no desenvolvimento e na manutenção das finas raizes capilares. Se voce perguntar ao "seu" agronomo, que não é bonsaista aliás, talvez ele consiga concordar com isso. Mas duvido muito, lamento dizer.

Se MUUUUUUUUIIIIITTTTASSS pessoas estão dizendo para voce não usar, vá por elas, que voce estará sempre bem. Um abraço e feliz ano novo. Que suas plantas continuem a crescer e se dar bem nesse tipo de solo. Afinal, quem precisa de conselhos e dicas de um Hidaka qualquer ou de um sei-lá-quem Tramujas da silva?.....

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Kuruta

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 4:48 pm    Assunto: Responder com citação

Me desculpe se te agredi ou te ofendi de qualquer forma fury, não foi esta a minha intenção.
A questão dos cacos ceramicos é por que a terra daqui ja é argilosa.
E ele é bonsaista.
Porém como você que está me aconselhando e eu já vi vários bons conselhos seus em outros tópicos, vou providenciar uma terra menos argilosa para tentar usar cacos ceramicos.
Não quero que fique de forma nenhuma magoado, sou apenas um inocent starter,
Prometo considerar com mais carinho seus conselhos.
Um abraço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 6:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Kuruta, vc não me ofende, nem me magoa com suas colocações. Mas é importante esclarecer que as dicas que passo são calcadas em informações coletadas ao longos dos anos em que pratico bonsai, em livros, revistas, eventos, workshops, exposições, e afins, bem como diretamente com cultivadores e bonsaistas mais experientes e que estão nessa area há mais tempo que eu, voce ou o seu amigo agronomo. Além de saber que as experiencias dessas pessoas é totalmente calcada em trabalho árduo, que elas realizam há muitos anos, sei tambem que, por sua vez, elas obtiveram essas informações de fontes fidedgnas, e não em almanaques de jardineiros ou livretos de bolso.

O pessoal que se forma em agronomia costuma dar uns palpites como se somentes eles fossem habilitados a entender de fisiologia vegeta, solo e botanica. Até podem ter algum conhecimento academico, não discuto, e muitos incluso fizeram cursos e estágios em areas rurais, mas daí a entenderem de cultivo de bonsai vai um grande passo. Nem todos se interessam por bonsai, aliás, e a maioria entende mais é de cultivo em solo, em larga escala inclusive.

Terra argilosa não é sinonimo de terra que permeia, ou seja, que facilita drenagem. Tanto é assim que usa-se a argila para fabricar peças ceramicas, como os vasos de bonsai, justamente por ser um material que retem liquido. A argila, na sua forma natural, é plastica. Ela absorve a agua e a retem, não liberando tão rapidamente ou de maneira tão necessária ao cultivo, em termos de raizes capilares, quanto deveria. Ao promover uma retenção liquida por tempo maior, a argila contribui para o apodrecimento das raizes das plantas, além de dificultar seu crescimento/desenvolvimento, ao contrário do que permite o caco ceramico.

Se voce pegar um pedaço de caco ceramico qualquer, seja ele proveniente de tijolo ou de telhas velhas, e observar sob a ótica de um microscópio simples, verá os micro poros que mencionei. Nesses micro orificios, a agua da rega permanece retida sob a forma de minusculas goticulas, que com o calor e o aumento da temperatura, ao longo do dia, vão se condensar e evaporar. Enquanto isso não ocorre, porém, elas contribuem de maneira significativa para a manutenção, por um tempo maior, da umidade nas raizes capilares no interior do substrato, abaixo da superficie.

A argila, por outro lado, não proporciona essa mesma situação, agindo contra as raizes, e não a favor dela. O solo no interior de um recipiente de cultivo, se for um escorredor ou uma bacia, que contenha mais argila e terra "enriquecida" com matéria organica (que é adubo e age como adubo, da mesma forma), irá dificultar o cultivo de qualquer planta, ao invés de permitir o controle por parte do cultivador, no sentido de desenvolver corretamente a planta, visando é claro sempre a finalização como bonsai. A argila irá se "solidificar", ficando cada vez mais dura, à medida em que os anos passam, impedindo com isso o desenvolvimento e o aumento natural das raizes capilares inseridas nelas.

Ao contrário, o caco ceramico, juntamente com outros materiais inertes (que não tem nada de organico neles), promovem justamente a possibilidade de um controle maior por parte do cultivador, que após acrescentar na mistura o aporte regular de adubação e rega controlada, terá ao final plantas melhores, mais desenvolvidas em todos os aspectos, com que fazer um lindo bonsai.

Suas plantas, num primeiro momento, podem até "adorar" o substrato organico e enriquecido que voce está usando. Mas com o passar do tempo, esse solo irá causar estragos, e toda essa "adoração" irá terminar de maneira bem dificultosa, para não dizer até mesmo trágica. O adubo contido nele (na forma da tal terra enriquecida com material organico), proporciona num primeiro momento tudo que suas plantas precisam, mas esse excesso se tornará, aos poucos e ao longo do tempo, em algo maléfico para elas, pois a ação dentro de um recipiente de cultivo não tem, infelizmente, o mesmo resultado que no cultivo de solo, quando tal condição é mais requerida e necessária.

Minha sugestão a voce, então, é que fotografe e mostre aqui no forum para nós alguns dos excelentes bonsai que seu amigo agronomo cultiva, dentro dessas condições que ele orientou a voce, e sem usar caco ceramico como substrato, inclusive. Aí, então, serei obrigado a guardar "a viola no saco", como se costuma dizer.....ou então algum trabalho dessas mmmmuuuuuiiiiitas pessoas que orientam voce a não usar o caco ceramico, só a argila. Certamente, todas elas devem ter bonsai de qualidade impar, com esse tipo de cultivo, para indicarem tal coisa.

Kuruta, a chave para o sucesso no bonsai passa, essencialmente, por tudo aquilo que aprendemos ao longo do tempo que nos dedicamos à arte bonsai. Não oriento, nem informo ou forneço dicas calcados em nada que eu, em algum momento, não tenha tentado fazer, e obter um resultado, se não igual, ao menos próximo do que vi. Além disso, sempre busco fundamentar minhas colocações com artigos, estudos, apresentações e informações com referencia a terceiros, indicando o caminho das pedras, seja através de imagens, seja de sites e links de onde retirei o material que apresento.

Isso tudo, apenas no intuito de prestar um pequeno auxilio para que outros, que ora começam a trilhar o caminho do bonsai, o possam fazer em condições bem melhores do que as minhas, quando comecei. E com um adicional: sem fazer como muitos outros, cobrando por isso. Recebo as informações, analiso, trabalho com elas, e depois coloco os resultados, mostrando sempre a maneira correta de se proceder, de se fazer, para que todos possam usufluir das vantagens, e, por sua vez, se darem bem tambem.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: