|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 4:11 pm Assunto: Ajuda com Pinheiro |
|
|
Olá pessoal,
adquiri este pinheiro esses dias e não tenho nenhuma experiência com essa família. Este é o meu primeiro pinheiro, apesar de ser a espécie "mais indicada" para o cultivo como bonsai eu nunca tive o interesse de trabalhar com tais plantas, devido a enorme particularidade de cada uma e uma exigência um pouco maior de técnicas para formar um bom material, experiência essa que não possuo ainda, mas resolvi atirar a primeira pedra comprando este daí, afinal errando que se aprende. Portanto, gostaria de começar pela espécie, se alguém souber identificar pra mim eu agradeço, dando umas dicas de cultivo.
Logo na floricultura tive que podar a planta no ápice para facilitar o transporte.
O que me levou a comprá-la foi o movimento inicial do tronco bem interessante, seguido por uma parte bem reta até o ápice.
Gostaria da opinião de vocês para conduzi-la:
- não sei se a planta aceita bem alporques, pois daria para fazer logo acima da primeira brotação para aproveitar a parte de cima da planta.
- poderia podar logo acima da primeira brotação e assumir esta como o novo ápice trabalhando a planta a partir daí, esperando as novas brotações. Fazendo um jin no ápice.
- ou podar acima da segunda curva, já aramando a primeira brotação pra baixo e esperar novas brotações para definir um novo ápice
Detalhe das folhas:
Planta 'bruta'
Detalhe
Detalhe da base (fora de foco)
Opinem e ajudem!
Grato |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Qua Dez 21, 2011 5:50 pm Assunto: |
|
|
Amigo, não tenho experiência com essa espécie, porem acho que deveria esperar o inverno e cortar logo após esse primeiro broto. Mas não sei se essa espécie aceita uma poda assim tão drástica, vamos aguardar a opinião do mais experientes.
Eu sugeri essa pode devido ao tronco não possuir conicidade, mas acho que ainda sim, é um bom material e espero que se torne um belo bonsai.
Acompanhando... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 11:52 am Assunto: bonsai |
|
|
Rodrigo, lamento informar mas o seu "pinheiro" é na verdade um JUNIPERO, provavelmente de uma variedade chamada comunis. Trata-se, como os pinheiros, de uma planta pertencente a familia das coníferas, mas as acículas (folhas tipo cones/bastonetes) abrem-se espalmadas, em formato diferenciado do pinheiro, que tem acículas em forma de agulhas.
De qualquer forma a época ideal para aramar é no inverno, e não agora. Até lá sugiro que o nobre colega vá mantendo a planta com cultivo em pleno sol, o dia inteiro, regando apenas ao final da tarde e apenas depois de observar se o solo está devidamente seco, pois essa espécie não tolera solos encharcados. Pode tambem iniciar uma adubação leve, como material organico como a torta de mamona e farinha de osso. Esses produtos irão estimular novas e vigorosas brotações, além de contribuir para uma planta mais saudável e resistente, o que irá facilitar a intervenção que fizer nela durante o inverno.
Podas, aramação, pinçagem, são trabalhos a serem feitos apenas no inverno, para garantir que sua planta suporte bem e tenha resposta positivas, o melhor agora é apenas manter o cultivo dentro do que especifiquei acima e mais nada. Transplantar pode ser feito no inverno tambem, sendo o melhor solo de cultivo o substrato que contiver: caco ceramico, terra granulada, pedrisco, carvão e casca de pínheiro (se não tiver, use de outra arvore qualquer, desde que a casca seja bem porosa).
O pinheiro classico usado no bonsai aqui no Brasil, por se aclimatar melhor ao nosso clima, chama-se PINHEIRO NEGRO:
na imagem acima poderá visualizar bem o formato das folhas, agulhas ou acículas como chamamos, bem diferente do da sua planta.
A imagem abaixo mostra um junipero comunis, para que voce possa comparar:
Os juniperos são largamente empregados no cultivo visando a formação de bonsai, e existe uma variedade imensa deles, sendo os mais usados:
SHIMPAKU (junipero chines), ITOIGAWA, FOENICIA, KAIZUKA, CALIFORNIA, SAN JOSÉ, RIGIDA, PROCUMBENS (jacaré), INDICA, HORIZONTALIS, SABINA, SCOPULORUM, etc.
A variedade J. communis é bem usada tambem, mas geralmente como porta enxerto para J. chines (SHIMPAKU) ou J. Itoigawa, pois o comunis tem um crescimento mais rápido que esses dois, engrossando rapidamente o tronco quando plantado no chão. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 3:40 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela explicação Nicky, vou aguardar até o inverno para tomar as devidas providências. Enquanto isso seguirei seus conselhos.
Obrigado!
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|