FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus Retusa - Yamadori
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 4:17 pm    Assunto: Ficus Retusa - Yamadori Responder com citação

Pessoal, essa planta foi fruto de um Yamadori, se é que posso chamar disto, pois retirei ela de uma algarobeira que tem aqui na minha cidade. Ela deve ter aparecido lá por meio dos pássaros. Mas o local em que estava não estava favorecendo ela, é tanto que quando a peguei, meados de Agosto, só existia em média 10 folhas e dois galhos. Deixei ela na areia de construção, e até hoje está lá. Acredito que precise esperar mais uns 3 meses para remover e levar para um vaso de treinamento ou uma bacia. Comecei adubar depois de 60 dias, com farinha de osso + torta de mamona (proporção de 1:3). Hoje ela se encontra assim, aramei alguns galhos para direcioná-los e dar um movimento, recentemente tem outros galhos que retirei o arame e estão subindo, mas logo logo irei aramá-lo de novo.
O tronco dela tem um aspecto muito legal, remetendo à velhice, creio que devido ao ambiente hostil que estava antes de coletá-la.
Gostaria da opinião de vocês para o que eu possa fazer com essa muda.

Abraços

FRENTE ESCOLHIDA

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Ta ficando legal! basta encorpar um pouco mais.. acompanhando.
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

BELA PLANTA AGUIAR.... Laughing

SE FOSSE MINHA EU ESCOLHERIA A PARTE DE TRAS COMO SE FOSSE FRENTE, AXARIA MELHOR ASSIM (MINHA OPINIAO)... Wink

DI OLHO... Wink

ABRACOS....

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2011 11:28 pm    Assunto: Responder com citação

Anderson, valeu pelo apoio! Very Happy
Estou só esperando chegar o momento certo para colocá-la numa bacia e "esquecê-la"! Razz

RCasagrande,
pois é rapaz, eu estive pensando nisso também, porque a única coisa que me faz querer tomar aquela vista como a frente dela, é que tem um uro nela, que acredito que quando estiver maior vai ficar massa.. e a parte de trás tem esse galhino que direciona para a frente da planta, e não sei até que ponto isso é legal..

abraços
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 21, 2011 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Aguiar.
Se fosse minha, usando a 1ª foto como base, faria uma poda drástica na planta logo acima do 1º galho fino a direita.
Desta forma iria proporcionar a planta formar uma estrutura mais compacta e forte.
Ficus cresce MUITO rápido.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 12:22 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo,
valeu pela dica, mas no caso dessa poda drástica, seria só para densificar a copa?
E se eu disser que a partir dos galhos existentes, vários outros ramos estão saindo dele para todos os lados... teria a necessidade de fazer essa poda ainda? Razz
Eu acredito que ela do jeito que está, com o tempo ela poderá adensar mais por conta desses galhos que estão saindo agora...
Esse galho fino que você citou, ele fica por trás do tronco, tomando a foto citada como base.
Eu questionei a respeito da poda, mesmo sabendo que vc tem bastante experiência, porque acredito que ela possa densificar através desses novos ramos... Mas mesmo assim, muito obrigado pela dica... eu vou começar a matutar a respeito disso! Very Happy

Abraços
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 7:51 am    Assunto: Responder com citação

Aguiar, a sugestão da poda não é para densificar a copa. Certamente os galhos que já existem terão brotações por todos os lados, o que é uma característica da espécie.
Pra exemplificar o que quero dizer, vou usar fotos de um dos meus trabalhos com uma caliandra.

O início - desconsidere que eu tinha vários troncos e veja que a planta já tinha muitos galhos e mesmo assim os reduzi a poucos. Por que? Para melhorar o equilíbrio entre eles tanto de posicionamento como calibre. Haviam galhos mais grossos em cima e mais finos em baixo.

Aqui nesta 2ª foto, o 2º galho, da direita, o mais longo, que parece saindo de frente, foi usado para compor a continuação do tronco. Naquele ponto o tronco foi cortado junto a ele, proporcionando a planta, que através de seu crescimento, ajustasse a conicidade do conjunto.

Nesta 3ª foto você pode perceber que a planta emitiu muitos galhos mas que estes estão com calibres que vão diminuindo da base para o ápice.

Veja agora como a planta se encontra hoje. Se não tivesse feito a redução inicial, certamente ela seria muito mais alta, menos compacta e o trabalho para ajustar o calibre dos galhos seria MUITO maior. Não que não pudesse ser feito, mas além de mais trabalho, levaria muito mais tempo.

Ontem mesmo vi um trabalho incrível do bonsaísta Valdir Hobus com um ficus que utilizou procedimento muito semelhante.

Se você pode usar a estrutura que tem agora, é claro, mas terás uma planta bem mais alta e o trabalho com a estrutura será bem maior e demandará mais tempo.
Mas Aguiar, esta é minha opinião sem saber o que você imaginou de futuro para a planta. Inclusive agora me lembrei que você também poderá acoplar outras mudas e deixar ela bem mais forte de estrutura de tronco.

Ricardo Paiva

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edmilson Junior

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Amigo, ficus retusa é uma coisa de louco pra crescer. Minha sugestão pra essa planta sua seria você usar um arame grosso e fazer um movimento legal nela e sem se preocupar com frente por agora, colocaria de preferencia no chão, ou pode ser em uma bacia bem GRANDE mesmo, dentro de 2 anos você terá um monstrinho pra ser trabalhado.
O ficus retusa nos permite eliminar todos os galhos deixando só o tronco, dentro de poucos dias surgem galhos de todos os lados, nos permitindo escolher aqueles melhor localizados para o estilo que pretendemos.
Não economize na adubação, adubo químico, foliar, e se você conseguir, um pouco de cama de frango curtida, pois é uma bomba de nitrogênio que acelera muito o desenvolvimento.
Gosto muito dessa espécie, pra mim é uma das mais resistentes além de ser de fácil propagação e nos proporcionar belíssimos trabalhos.

Sucesso com sua planta.

Abraço!!
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo Paiva,
rapaz, desse jeito não tem como a gente pestanejar né? kkkkkkkkkk
Eu vi, li e reli algumas vezes o que você colocou, e acho extremamente interessante. Providencial também. Mas é que eu ainda fico com a pulga atrás da orelha, quanto a poda! XD Digamos que seja uma pena... hehehehehe
Mas eu vou acatar as suas direções, e tomar um novo rumo para essa plantinha! Very Happy
A vontade que eu tenho é de pode chegar a ter algo similar (dando os descontos da espessura do tronco devido ao tempo):

Gostaria de saber se você poderia me acompanhar nessa planta, para poder sempre ir ajudando, apesar de já estar fazendo!
Assim como também, a todos os outros amigos que quiserem auxiliar!

Quando eu tiver coragem, postarei as fotos de como ficou a planta!

Edmilson Junior,
obrigado pela sua opinião, que nesse momento é muito importante para mim! Razz
Bom, realmente o ficus retusa é uma planta maravilha quanto as suas respostas de poda drásticas, e outras também, mas assim como o Ricardo Paiva comentou, que fazendo a poda no local que ele indicou eu vou poder estruturar melhor a copa, até pela questão do calibre dos galhos, que era uma pergunta que sempre me fazia quando a olhava, se esses galhos do jeito que estavam, não davam a impressão de uma conicidade invertida ou se eles estavam quase que similares ao tronco. Depois do exemplo do Ricardo e de sua explanação, vi que o resultado poderá ficar bem melhor realizando a poda, e direcionando a planta ao estilo desejado...
Com certeza se colocá-la no chão, será extremamente proveitoso, em todos os sentidos, o meu problema é que em toda a casa tem cachorro e no caso de plantar no chão eu corro o risco deles acabarem com as plantas e ainda mais, quando for adubar com torta de mamona e farinha de osso, corre o risco deles comerem e morrerem! :\ Pelo menos essa informação foi que eu li há algum tempo aqui no fórum...
Daí ela nesse vaso eu sempre adubo com a dobradinha e também com adubo químico! Very Happy
Por falar nisso faltam dois dias para eu mudar o adubo hehehehehe...

Bom, mudar para a bacia eu estou esperando para o inverno, quando ela reage melhor o transplante, apesar de ser um ficus, mas acredito eu que sendo na época correta ela reagirá melhor ao transplante. (isso pode ser tido como uma dúvida também Razz)

Obrigado a todos e abraços!
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 11:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Aguiar.
Claro que posso acompanhar o trabalho. Me manda uma MP com seu email que te passo o meu para trocarmos fotos.
Quanto ao bonsai que você postou, ele provavelmente tem este tronco em função da técnica de fusão de troncos e isto pode ser facilmente obtido em pouco tempo, tratando-se de bonsai.
Este negócio de chão x cachorros, se você não tem como isolar as plantas impossibilitando o acesso deles, é melhor usar bacias grandes mesmo. O trabalho fica mais tranquilo.
E quanto ao transplante, você pode fazer um "falso" transplante passando a planta para uma bacia grande sem desmanchar o torrão.

Ricardo Paiva

AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo,
o corte sugerido por você é aqui neste ponto?
Deixaria este galho grande à esquerda?
Ainda não fiz a poda por conta desses questionamentos e por tempo também...

Abraços
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Aguiar.
Não. Esqueci de comentar mas o galho grosso da esquerda eu também eliminaria.
Minha sugestão é essa:

Ricardo Paiva

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 2:47 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Eu não entendo a razão de se estar eliminando, via corte, uma parte que pode contribuir não só para o desenvolvimento da planta, favorecendo o engrossamento do tronco se deixada crescer livremente, como tambem no sentido de permitir uma construção mais interessante no futuro. Creio que qualquer mudança que for implementada nessa planta deve ser no sentido de usar as ponteiras dos galhos para estacas, que após enraizadas seriam somadas ao caule principal, via enxertia, com a finalidade de proporcionar a ele uma boa estrutura, mais de acordo com o modelo que o nobre colega AguiaR se propoe a copiar.

Se reparar na base do ficus, verá que é composto basicamente dentro desse parametro de preenchimento via enxertia. O mesmo vale para a formação estrutural dos galhos, o que certamente contribuiu para o preenchimento e aumento da densificação.

Minha sugestão é no sentido de manter a planta como está, sendo que no máximo indico um reenvase para uma bacia plastica bem grande, com altura maxima de 15cm, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato dreanante, com aporte regular e constante (incluso no inverno) de adubação organica, para estimular um desenvolvimento mais rapido. Isso se não dispuser de chão para o cultivo, visto que no chão uma planta como essa poderia engrossar muito mais rapidamente, com um bom retorno em uns tres a quatro anos.

O corte sugerido pelo colega Ricardo atrasaria em alguns anos o desenvolvimento dessa planta, além de não contribuir para a formação dentro do modelo buscado pelo AguiaR.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 2:57 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,
eu realmente ainda não fiz esse corte por pensar dessa forma, pensando que futuramente eu irei poder me utilizar desses galhos existentes... é tanto que agora, já existem diversos rebentos pelos galhos, em função das podas que venho fazendo nas ponteiras...
Acredito que isso iria me favorecer, mas o amigo Ricardo apresentou aquele projeto de sua caliandra, entretanto, fiquei com a pulga atrás da orelha para fazer isso, pois eu vejo um potencial nessa planta da forma em que está...
Agora acredito que estou mais certo de não fazer a poda recomendada pelo nosso amigo Ricardo...
Providenciarei a bacia, e em breve estarei fazendo o falso transplante...

Forte abraço para todos!
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 3:22 pm    Assunto: Responder com citação

Aguiar e Nicky, aqui entrou a forma de trabalho com que cada um se adapta melhor.
Vejam que no meu poste da caliandra, no final, eu coloco esta opção das enxertias e também destaco que não sei o que você imagina para a planta: "Se você pode usar a estrutura que tem agora, é claro, mas terás uma planta bem mais alta e o trabalho com a estrutura será bem maior e demandará mais tempo.
Mas Aguiar, esta é minha opinião sem saber o que você imaginou de futuro para a planta. Inclusive agora me lembrei que você também poderá acoplar outras mudas e deixar ela bem mais forte de estrutura de tronco."

São 2 caminhos para a planta. Depois vou postar alguns ficus que executei o procedimento que indiquei. Serão no máximo shoins.

Ricardo Paiva

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: