FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mais um Jacarézinho (Balaio de gato) rs.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 7:54 pm    Assunto: Mais um Jacarézinho (Balaio de gato) rs. Responder com citação

Olá amigos aqui do fórum.

Olha eu de novo aprontando com meus jacarézinhos...rs..
Dei o nome de balaio de gato pq virou um literalmente. hehehe. Depois que eu aramei, nem eu entendi de onde vinhas os troncos direito. rs
Vi o tópico do nosso amigo Elio e percebi que não estava me arriscando muito em relação as minhas plantas. Sabemos que a época não e propícia mas, a saúde da planta está nota 10, e pretendo transplantar no inverno, por isso, decidi arriscar pra ver no que dava.

Dêem uma olhadinha...

Vista de cima

Fiz uma proteção com câmera de ar de bicicleta, bem apertada, pois sabia que iria judiar essa aramação toda...

Eis o resultado

Quem quiser ver em tamanho maior para entender melhor é só entrar neste link.
http://farm8.staticflickr.com/7032/6561303267_a1a580e7ab_b.jpg
Como não havia mais sol, não deu pra tirar fotos melhores, mas prometo que assim que fizer uma iluminação legal eu posto aqui pra vocês.

Assim q eu fizer mais intervenções, vou postando pra galera dar uma olhada.

Críticas e sugestões serão muito bem vindas...

Abraço a todos e um FELIZ NATAL!!!!!!!!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Mc,

Esse ficou bem torcido... gostei do resultado.

Você também descascou esse antes de aramar?

Você já viu esse link:http://ibonsaiclub.forumotion.com/t8616-itoigawa-with-fantastic-curves , serve de inspiração para o trabalho que você vem fazendo.

Abraço e FELIZ NATAL!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Marco.

Não descasquei não. Fiquei com medo, até pq já me arrisquei muito fazendo a aramação.. vai dar trabalho mas faço depois, no inverno. Agora to com medo.. kkkkk

Cara.. que matéria show heim..

Não tinha visto este fórum ainda... Parece bem legal. Mas o proibido o têrmo é ficar traduzindo tudo no google.. kkkkk

Acho que vou me cadastrar...
Vamos torcer agora pra não secar...
E sua plantinha que vc pegou na Exposição, como é que tá?

Abraço
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Você fez bem em não descascar, a pressa não ajuda muito nos resultados quando o assunto é bonsai. Laughing

Esse fórum é muito bom, tem alguns bonsaistas de renome e sempre tem ótimos trabalhos e evoluções para acompanhar, também tem ótimas fotos de exposições internacionais. Só a tradução é que fica difícil, normalmente eu só olho as fotos.

Aquela piracanta lá eu podei uns 60% de galhos, incluindo aquele que você falou. Eu reiniciei um dos galhos que estava muito para frente e já estava duro para ser movido com arame, foi só podar que já apareceu um novo no lugar. O estilo vai ficar parecido com o que estava mesmo, incluindo os galhos mais baixos do lado esquerdo. Só falta agora começar a trabalhar as cicatrizes em cima do arame, vou reabrir a casca, cobrir com pasta cicatrizante e colocar um papel alumínio em cima para acelerar o processo.

Abraço.
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí amigo, torcendo para que as torções fiquem a contento rsrs!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 5:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O pré bonsai apresentado no forum indicado pelo nobre colega Marco é um junipero da variedade japonesa ITOIGAWA (leia itoigáua). A vantagem dessa variedade reside no rapido crescimento/desenvolvimento, em relação ao shimpaku, que é bem mais lento. Para ter uma idéia, há uns seis anos ganhei do mestre Hidaka uma mudinha que mais parecia um gravetinho. Passado esse tempo de cultivo em meu viveiro, tenho hoje 15 novas plantas obtidas dessa "mudinha", que estão indo muitissimo bem, como os caules quase tão bem enovelados quanto esse mostrado no link.

Isso sem contar outro, que foi a primeira muda que fiz uns dois anos depois que ganhei o primeiro, e que está quase da mesma grossura que a planta-mãe. Esse junipero é, de longe, o melhor para se fazer bonsai e é o mais utilizado atualmente no Japão e na Europa. Shimpaku, agora, é apenas para os saudosistas.

A propósito: no ultimo evento no Atelier do Dom Mario, Hidaka sensei levou alguns dos seus itoigawas para vender. O mais barato estava sendo comercializado por R$300,00, sem desconto. Rolling Eyes

Mc, vc fez um ótimo trabalho nesse jaca. Tenho certeza que daqui a uns dois anos as curvas estarão suficientemente firmes e estabilizadas, podendo então voce vir a fazer um shari extensivo, expondo a madeira do caule, bem como trabalhar os galhos, via aramação sinuosa tambem, não só para jin, mas até mesmo para promover novas mudas por estaquia das ponteiras.

O jaca pega bem, não tanto quanto o itoigawa, mas com bons resultados. Mudas de estacas aramadas, com movimentos sinuosos, são de longe a melhor opção, pois irão render um material mais interessante no futuro.

No que pese a borracha, eu teria evitado seu uso, pois com o passar do tempo o arame iria causar estrangulamento no tronco, fazendo sulcos, que podem ser então explorados no shari. A borracha impede um pouco disso, e o resultado, no caso, ficará menor. Mas gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu, e não se discute.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

MUITO LOCO EM MC...

RADICALIZOU MAIS UMA VEZ COM AS CURVAS . GOSTEI DO RESULTADO AINDA MAIS DE VER ESSE LINK QUE O COLEGA MARCO COMPARTILHOU.

ACOMPANHANDO

ABÇS
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

Pow.. Valeu ai pessoal...

No inverno que vem, devido a falta de espaço, esse jacaré vai pra uma bacia, grande.. hehehehe...

Postarei sua evolução para que os iniciantes assim como eu, possam ter uma idéia de como começar...

Grande abraço
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 8:42 am    Assunto: Responder com citação

GRANDE MCDONALD
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: